sábado, 4 de julho de 2020

Babosa

Babosa

FICHÁRIO
Nomes PopularesErva-babosa, caraguatá, aloé
Nome CientíficoAloe vera L ou Aloe sucotrina L. -  Família : Liliáceas.
PlanetaSol
OrigemÁfrica meridional
Partes usadasDela se aproveitam as folhas; do seu suco dessecado é reduzida a pó
Lendas e MitosA babosa é uma daquelas ervas que são companheiras antigas da Humanidade; Cleópatra já se beneficiava das propriedades rejuvenescedoras dos aloés sobre a cútis e o cabelo, para manter sua beleza. Muçulmanos, maometanos e judeus a usavam penduradas nas portas como proteção para todos os males. Perto de Meca era plantada ao lado dos túmulos para dar paciência aos mortos.
Características
e Cultivo
A planta tem folhas triangulares, grossas, suculentas, orladas de espinhos em serrilha.Cultivo em terra com humus; aguenta período de seca. As flores pendulares são de um vermelho intenso, reunidas em cacho.
Outras espéciesAloe barbadensis
Propriedades
MedicinalTem propriedades cicatrizantes, emolientes e resolutivas sobre inflamações, queimaduras, eczemas, erispelas, queda de cabelos, etc, quando aplicada topicamente.

Cosmética
Aplicado seu sumo diretamente sobre os cabelos e pele torna-os sedosos, eliminando manchas. Aplicada em massagem no couro cabeludo ajuda a debelar a caspa e queda de cabelo.
Utilização
Apesar da recente divulgação da babosa para uso interno graças ao frei que divulga sua utilização para graves doenças, a erva só deve ser usada externamente; ver contra indicações.
Mágica
Traz boa sorte para dentro de casa e repele energias negativas. Um pano vermelho com algumas gotas do sumo da babosa colocado no carro evita acidentes e roubos.
  
Efeitos colaterais: a babosa tem forte ação purgante, laxativa, e pode provocar a menstruação em doses elevadas. Pode ainda provocar nefrite se consumida internamente.Contra indicada internamente para mulheres grávidas, durante os períodos menstruais, e por aquelas que sofrem de inflamações uterinas ou ovarianas. Contra indicada também por quem sofre de hemorróidas e cálculos da bexiga.

Avenca

Avenca

FICHÁRIO
Nomes PopularesAvenca, cabelo-de-vênus
Nome CientíficoAdiantum capillus veneris L / Família Polipodiáceas
PlanetaSaturno
OrigemSão chamadas avencas diversas espécies de plantas indígenas e européias, aclimatadas no Brasil
Partes usadasFolhas
Lendas e
Mitos
 
Características
e Cultivo
Planta herbácea pequena, de 30 a 50 cm, muito ornamental, formando touceiras. Hastes e ramos marrons escuros, muito finos; suas folhas são pecioladas, alternas, também muito finas. Crescem bem em locais úmidos e onde a luz é escassa.
Outras espéciesAdiantum risophorum L
Propriedades
MedicinalPropriedades diuréticas, sedativas, antiinflamatórias, expectorantes e emenagogas. Boa coadjuvante no tratamento de tosses, catarros, afecções bronquiais e rouquidão.
  • Infuso : 2 colheres de sopa de folha picada para um litro de água fervente.
Cosmética O chá de avenca é excelente para lavagem e higiene do couro cabeludo, combatendo os males que atacam os cabelos..

Assa Peixe

Assa-peixe

FICHÁRIO
Nomes PopularesAssa Peixe, Mata campo
Nome CientíficoVernonia Polyanthes e Vernonia ferruginea Less
Planeta 
Origem 
Partes usadas 
Lendas e
Mitos
 
Características
e Cultivo
Plantas arbustivas e perenes. Capítulos brancacentos. Floresce de janeiro a março quando são plantas apícolas e também de junho a agosto. Ocorrem em pastagens e áreas ácidas, a sol pleno; são indicativas de terra de baixa fertilidade.
Outras espécies 
Propriedades
MedicinalUsadas popularmente contra gripe pulmonar, tosses rebeldes, contusão, bronquites, hemorróidas e banhos nas afecções do útero, pontadas no peito e costas.

Arruda

Arruda

FICHÁRIO
Nomes PopularesArruda
Nome CientíficoRuta graveolens / família Rutáceas
PlanetaMarte
OrigemOrigem Sul da Europa
Partes usadasFolhas e flores
Lendas e
Mitos
Usada desde a antiguidade para proteger as pessoas do mau olhado, no século XVI deu origem a uma estória curiosa: quando morriam em Londres 7.000 pessoas por semana com a peste, e as casas atingidas eram marcadas com uma cruz vermelha, alguns ladrões não se incomodavam e entravam para roubar e não eram atingidos pela peste. O motivo: um famoso vinagre, dos quais um dos principais componentes é a arruda, num galão de vinagre de vinho junto com a sálvia, losna, menta, alecrim e lavanda, temperadas com alho, cânfora, noz moscada, cravo e canela, constituindo um poderoso anti-séptico. Essa mistura ficou conhecida como vinagre dos quatro ladrões.
Características
e Cultivo
Solo bem drenado, sol pleno, companheira dos figos e rosas, incompatível com sálvia, manjericão e repolho.
Outras espécies 
Propriedades
MedicinalRepelente de insetos e ratos, a planta não deve ser ingerida, pois é altamente tóxica; mulheres grávidas também não devem usá-la pois é abortiva; Causa confusão mental, convulsões e dores violentas nos intestinos. Seu uso deve ser restrito ao externo sob forma de cataplasmas para pernas varicosas, ou alívio de dores de ciática ( aplicar no local diretamente, passando antes óleo para não irritar a pele). Folhas frescas, dispostas sobre a testa, aliviam a dor de cabeça.
Cosmética
Utilização
  • Uso caseiro: Como o poejo, é excelente para lavar os animais domésticos, para acabar com as pulgas e é inofensiva aos bichos. É utilizada também para combater a sarna. Infusão com 4 col sopa da erva em 1 litro de água. Seus ramos atuam como repelente de ratos.
  • Uso culinário: Não recomendado uso interno.
  • Uso mágico: Carregar arruda atrás da orelha para espantar o mau-olhado (portugueses). Ritos africanos usavam arruda, e a própria Igreja chegou a usá-la sob forma de vassourinhas para aspergir água benta sobre os fiéis em missas solenes. O banho com arruda combate todos os tipos de mau-olhado. Sempre foi uma erva associada à proteção contra bruxas, espantando o quebrante.

Aromaterapia: Galhos de arruda floridos colocados num vaso sem água para secar, limpam e purificam qualquer ambiente e estados díspares de espírito.
Efeitos colaterais: Se ingerida, pode provocar hemorragias internas

Artemisia

Artemísia

FICHÁRIO
Nomes PopularesArtemísia, erva de são João
Nome CientíficoFamília das Compostas
PlanetaPlaneta regente é o SOL
Origem 
Pertes usadas 
Lendas e
Mitos
 
Características
e Cultivo
Planta vivaz, de até 1 metro de altura, talos eretos, ramificados, violáceos. Folhas polimorfas, verde escura na parte superior e esbranquiçadas na inferior, pubescentes. Flores amarelentas, formando racimo piramadal, com folhas entresmescladas. Floresce no verão.
Outras espécies 
Propriedades
MedicinalAlivia anemias, cólicas abdominais, debilidades estomacais, diarréia, inflamação dos intestinos, nevralgia, icterícia, verminose. Possui propriedades diuréticas, sedativas, atiinflamatórias, antiespasmódicas e vermífugas(lombrigas e oxiúros). Chá é excelente antiepilético.
  • Infuso : Infuso : 2 col de sopa da erva para 1 litro de água. Tomar no máximo três xícaras por dia.
  • Fricções do suco das folhas pode ajudar nas artralgias e dores reumáticas.

Arnica do Mato

Arnica do Mato

FICHÁRIO
Nomes PopularesArnica do Mato, arnica vulgar, arnica do campo, erva lanceta ou federal.
Nome CientíficoSenecio brasiliensis Less, Solidago microglossa D.C.
Planeta 
Origem 
Pertes usadasFolhas e flores
Lendas e
Mitos
 
Características
e Cultivo
Mede de 30 a 60 cm., odor fracamente aromático e sabor amargo. Flores em espiga amareladas, surgem em junho, julho.
PropriedadesMedicinal
Usam-se raízes, folhas e flores para aplicações locais externas em caso de contusões, com aplicação externa de infusão (20 gramas de erva para um copo de água).

Arnica

Arnica

FICHÁRIO
Nomes PopularesArnica - arnica montana
Nome Científico 
Planeta 
OrigemErva originária da Europa Central era conhecida por suas propriedades curativas e utilizada contra doenças das vias urinárias, coqueluche, desinteria.
Partes usadasFolhas e flores
Lendas e
Mitos
 
Características
e Cultivo
 
Outras espécies 
Propriedades
MedicinalTambém é uma planta venenosa, deve ser preparada com cuidado. Sua tintura só é usada externamente em casos de contusões, mas não deve-se repetir as aplicações, pois pode causar inflamações de pele.
  • Tintura: Colocar 20 gs de flores e raízes em 100 gs de álcool à 60 graus e deixar macerar por 10 dias. Filtrar e guardar em garrafa bem fechada. Antes de usar diluir o preparado em 1/2 litro de água. Aplicar sobre torsões ou contusões, desde que não haja ferida aberta.

Aquilea

Aquiléa

FICHÁRIO
Nomes PopularesAquiléa, mil-em-folha, mil-em-rama, milefólio, novalgima, iodo ou mercúrio cromo da natureza, erva de carpinteiro, cento em ramas
Nome CientíficoAchillea Millefolium L. / Família Compostas
PlanetaVênus
OrigemSua origem é: Europa, América do Norte, Norte da Ásia e sul da Austrália.O nome desta erva está ligada ao herói Aquiles, que acreditava-se teria se beneficiado dos poderes curativos da aquiléa desde seu nascimento, quando sua mãe o mergulhou numa infusão para que se tornasse invencível. Segurou-o pelos calcanhares, que se tornaram seu ponto fraco. Além disso, o centauro Quíron teria ensinado a Aquiles a curar seus soldados das feridas de guerra com a erva.
Partes usadasFolhas, caules e flores
Lendas e
Mitos
Planta utilizada em amuletos de proteção de diversos males como cegueira e ladrões; colocada debaixo do travesseiro faz sonhar com o príncipe; os druidas usavam caules de milefólio para adivinhar o tempo e na China era usado para ler o I-Ching.
Caracteristicas
e Cultivo
Planta herbácea, perene e rústica, folhas estreitas, aromáticas, muito recortadas e verde acinzentada escura; rica em vitaminas e minerais. As flores são pequenas, esbranquiçadas, por vezes cor de rosa; os cachos de cheiro pungente aparecem do Verão ao Outono.Planta perene, invasora, solo bem drenado, permeável e ensolarado, progride em solos pobres; planta subtropical e de altitude, plantar com 40 cm entre as plantas, e com 70 cm a 1 m entre fileiras.
Propriedades
MedicinalAs folhas são ricas em vitaminas e minerais. Combate dor de cabeça e má digestão (infusão das folhas); cólica menstrual, hemorróida, úlcera gástrica e gastrite (infusão das flores); coadjuvante no combate a cálculos renais, calmante, cardíaco, para hemorragias do nariz, facilita a menstruação, cólicas, instestino e rins, ajuda combater enurese nas crianças; bom para circulação.
  • Infuso: 5 gs em 100 ml de água fervente por 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia.
  • Macerado: 5 gs em 100 ml de vinho branco por 10 dias. Tomar um cálice pequeno 2 ou 3 vezes ao dia.
  • Ferimentos: Aplicar infuso com gaze ou aplicar as próprias folhas e flores frescas, limpas e esmagadas sobre as lesões
Cosmética
Loções para pele oleosa, para combater a calvície e a queda de cabelos. O vinagre é um rinse bom e deixa a pele do corpo e do rosto macia e aveludada. Adstringente de tratamento e limpeza. Xampú para fortificar.Contra hemorróidas, fazer banho de assento por 7 dias e toma-se o chá mais fraco.
Utilização
  • Uso caseiro: Carrinho de mão cheio de composto orgânico tem decomposição acelerada com apenas uma folha de aquiléa; melhora a resistência de plantas vizinhas e intensifica a ação medicinal das plantas vizinhas; atrai joaninhas e outros insetos benéficos.
  • Uso culinário:
  • Uso mágico:

Aromaterapia: Para eliminar impuresas, estados de depressão e cansaço.
Efeitos colaterais: Não deve ser usado durante a gravidez. Não indicado o uso interno prolongado para crianças.

Amoreira

Amoreira

FICHÁRIO
Nomes PopularesAmoreira
Nome CientíficoMorus celsa alba e Morus celsa nigra / Família Moráceas
Planeta 
OrigemA amoreira tipo alba é originária da China. A tipo nigra é de origem persa.
Partes usadasFolhas, frutos, raiz e casca
Lendas e
Mitos
 
Características
e Cultivo
Arvore que atinge de 2,00 (alba) a 10,00 (nigra) metros, tronco verrugoso, folhas ovaladas, lisas, verdes brilhantes, dão frutos doces, comestíveis, que amadurecem no verão. Se dá bem em regiões com muito sol, e aguenta invernos rigorosos.
Outras espécies 
Propriedades
Medicinal:Propriedades laxativas, expectorantes, refrescantes e emolientes.
Laxante simples: comer os frutos lavados de manhã em jejum.Bom para inflamações de garganta e da boca. Fazer bochechos e gargarejos com o suco fresco dos frutos. Combate diabetes : infuso com 10 g de folhas em 100 ml de água.
Cosmética
Para dermatoses, eczemas e erupções cutâneas, sob forma de cataplasmas: pegar um punhado de folhas, lavar, secar, colocar numa panelinha com duas colheres de sopa de água. Aquecer até que o líquido evapore. Pegar as folhas, estender sobre uma gaze e esmagar um pouco para que saia o líquido. Aplicar quente, mas não fervente, deixando sobre a pele até esfriar. repertir mais duas vezes.
Utilização
  • Uso caseiro: : Árvore que atrai pássaros, especialmente beija-flores, que nidificam entre sua fronde. Ciltivadas também em função de suas folhas, que alimentam bichos-de-seda.
  • Uso culinário: Os frutos são utilizados em xaropes, geléias, licores e tortas. Xarope: esmagar os frutos para obter suco; filtrar e pôr em fogo brando; acrescentar açúcar na proporção do dobro do peso do suco. Deixar engrossar até consistência de xarope e guardar em garrafas esterilizadas, bem fechadas.

Alho Porro

Alho Porró

FICHÁRIO
Nomes PopularesPorró, alho francês
Nome CientíficoAllium porrum / Família Aliáceas.
PlanetaMarte
OrigemNa Bíblia já era mencionado. Originário da Europa, é cultivado em todo mundo
Pertes usadasFolhas tenras e parte bulbosa branca.
Lendas e
Mitos
 
Características
e Cultivo
Planta anual, cresce de 40 a 60 cm, com diâmetro de 3 a 6 cms. Folhas largas que se sobrepõem até formar um talo redondo, que no contato com a terra torna-se bojudo.É cultivado em áreas temperadas para frias, em solo de baixa acidez, areno-argiloso, fofo e fértil.
Outras espécies 
Propriedades
MedicinalReduz pressão alta e previne arteriosclerose. Auxilia a dissolução de cálculos renais. Tem efeito tônico sobre pessoas enfraquecidas. Previne gripes e resfriados, poderoso desinfetante, ajuda na expulsão dos vermes.
  • Infuso: 5 gramas em 1 copo de água fervente por 5 minutos.
Cosmética
Utilização
  • Uso caseiro:
  • Uso culinário: Pode substituir o alho em qualquer receita; dá excelente caldo para sopa, e tempera massas de pães mais suavemente que o alho.
  • Uso mágico: os romanos o utilizavam como afrodisíaco.

Aromaterapia:
Efeitos colaterais: Contra indicado a quem padece de úlceras gastroduodenais, gastrite e fraqueza estomacal; é incoveniente às nutrizes pois impregna o leite e pode causar cólicas nos bebês.

Aneto

Aneto

FICHÁRIO
Nomes PopularesAneto, endro ,dill - a erva calmante, funcho bastardo, anega.
Nome CientíficoAnethum graveolens / família umbelíferas
PlanetaMercúrio
OrigemA origem do nome Dill provém de antiga palavra nórdica que significa "dormir"; vem do mediterrâneo e sul da URSS, África e Ásia.Egípcios descreveram como calmante, na Idade Média era preferido na proteção contra a bruxaria; conhecida na Nova Inglaterra como meeting seeds, semente das assembléias, pois durante os longos sermões as mães davam às crianças.Na Grécia faziam coroas para os heróis.Nos tempos bíblicos era usada no pagamento de taxas com o hortelã e o cominho. No séc XIII serviam após comidas pesadas para assentar.
Partes usadasFolhas e flores
Lendas e
Mitos
Saquinho perto do coração com as sementes afasta o olho gordo e atrai bons fluidos. Símbolo do amor eterno e verdadeiro.
Características
e Cultivo
Planta anual e rústica, com 20 a 60 cm de altura. Folha aromática, plumosa, com segmentos filiformes e azul esverdeados. O aule é oco, estriado, ramificado e azul-esverdeado. As flores são muito pequenas, fortemente aromáticas e amarelas, dispostas em umbelas, desabrochando em meados do verão. Clima temperado até 600 metros de altitude. Proteger dos ventos. Climas frios vai se colocado com orientação para aquecimento, em local arejado e ensolarado. Solo bem drenado, argilo-arenosos, levemente ácidos;pulgões costumam atacar; companheiro do repolho e alface, mas não aceita cenouras por perto;espaçamento de 15 a 40 cm entre plantas e 30 a 90 cm entre fileiras. Semeadura vai de agosto a novembro. Folhas estão boas para corte de 4 a 6 semanas após a semeadura, com as plantas entre 20 e 30 cm de altura. As flores para se obter as sementes devem ser colhidas quando os frutos se apresentarem castanhos. Não deve ser plantado perto do funcho, pois se hibridam com facilidade.
Outras espécies 
Propriedades
MedicinalUsado em dietas sem sal pois é rico em sais minerais; combate flatulências, aumenta leite das mães, é um sonífero natural. aplicado em compressas alivia inflamações oculares. Fervido em azeite e colocado sobre furúnculos quente, alivia a dor amadurecendo-os. Bom para a digestão e para o fígado. Combate cólicas intestinais.
  • Infuso- 2 gs de sementes em 100 ml de água por 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia depois das refeições.
  • Macerado- 4 gs em 100 ml de vinho branco por 5 dias. Filtrar e tomar como infuso. Para cólicas de nenês - chá com 2 col de chá de sementes em infusão de 200 ml de água por 15 minutos. Adoce com mel
Cosmética
Clareia a pele, endurece as unhas e perfuma o hálito.
Utilização
  • Uso caseiro: Fazer com a flor saquinhos para gavetas(espanta traças), almofadas e poutporris. O infuso das flores esfregado no couro cabeludo livra-o de parasitas; alguns veterinários também utilizam para destruir piolhos e outros parasitas. Moscas e mosquitos também não gostam do seu cheiro, poutpourris com lavanda afastam os insetos.
  • Uso culinário:sopas, peixes, conservas, legumes, tortas de maçã, pastéis e frangos, manteiga, saladas de batata, queijo-creme, ovos, salmão, carne grelhada, maionese, legumes suaves, molhos para peixes, picles,bolos e pães(semenstes); usar as flores para pôr em conservas de pepino e couve flor.Molho de iogurte para temperar salada de pepino fica excelente com aneto.

Alfazema

Alfazema ou Lavanda
FICHÁRIO
Nomes PopularesAlfazema, lavanda, lavândula, nardo, espicanardo
Nome CientíficoLavandula angustifolia / família Labiadas
PlanetaMercúrio
OrigemCresce principalmente nas regiões quentes do Mediterrâneo, encontrada aclimatada e nativa em diferentes pontos do globo. Desde há muito conhecida e utilizada pela Humanidade. Batizada de nardus pelos gregos, assim batizada por causa de Naarda, cidade síria à beira do rio Eufrates.A tranquilidade e a pureza são inerentes à fragância de alfazema. Perfume fresco e limpo, era o aditivo de banho preferido dos gregos e romanos, e o nome deriva do latim lavare (lavar). Conta-se que a peste não chegava aos fabricantes de luva de Grasse pois eles usavam a alfazema para perfumar o couro. Isso fez com que as pessoas na época andassem sempre com alfazema. Durante as duas Grandes Guerras, a alfazema foi utilizada para limpar os ferimentos; seu óleo vem sendo testado em bandagens cirúrgicas.
Partes usadasFolhas e flores
Lendas e
Mitos
Bastante utilizada em banhos de purificação.
Características
e Cultivo
Subarbusto perene, de 30 a 60 cms de altura,muito ramificado. Folhas opostas, estreitas, verde acinzentadas, com 2 a 5 cms de comprimento. Flores em espigas, que vão do branco, azuis, brancas ou róseas. O caule é quadrado, tornando-se lenhoso a partir do segundo ano, quando deve ser replantada.Cresce bem em solos arenosos e cálcareos. Prefere locais ensolarados e bem drenados, protegidos do vento.
Outras espéciesMLavandula officinalis, L. spica, L. lanata, L.a. Vera, L.dentata, L. stoechas Rosmaninho, L. a. Nana alba

Propriedades

Medicinal
Diurética, expectorante, sedativa, antiinflamatória, sudorífica, antiespasmódica, anti-séptica, cicatrizante e colagoga.
Infusão para dores de cabeça e acalma os nervos. Alivia falta de urina, doenças de baço, cãimbras, gota, inapetência, insolação, fraqueza, vômitos, hipocondria,falta de regras, insolação, vômitos. Bom para digestão, dores reumáticas, tosses e resfriados, cistites e inflamações das vias urinárias, facilita a produção e eliminação da bile, combate enxaqueca. Gargarejo com decoção das flores alivia a dor de dente.

Infusao- 5 gs de flores em 100 ml de água fervente por 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia, entre refeições.
Macerado- 10 gs em 100 ml de azeite, por 4 semanas ou em banho maria por uma hora e deixe macerar no mínimo 7 dias. Tomar 5 gotas como no infuso.
Cosmética


Fazer uma água tônica para acelerar a substituição das células nas peles sensíveis e como anti-séptica contra acne. Agente de limpeza e tônico para todos os tipos de pele. Recomendável para peles com acne.

Uma decocção de sumo de pepino com lavanda dá uma boa loção de pele.


Utilização


Uso caseiro: Fazer com a flor saquinhos para gavetas (espanta traças), almofadas e poutporris. O infuso das flores esfregado no couro cabeludo livra-o de parasitas; alguns veterinários também utilizam para destruir piolhos e outros parasitas. Moscas e mosquitos também não gostam do seu cheiro, poutpourris com lavanda afastam os insetos.Uso culinário:Flor para aromatizar compotas

Uso mágico: Na África as flores e folhas são usadas contra maus-tratos maritais. Significa universalmente pureza, castidade, longevidade, felicidade. Dormir sobre ramos de lavanda abranda a depressão.

Aromaterapia: O óleo essencial é usado para cortes, queimaduras, reumatismo, alergias de pele, queimaduras de sol, dor de cabeça,insônia, problemas inflamatórios, brotoeja, artrite, pelas propriedades bactericidas e anti-viróticas. Também é eficaz para restaurar a circulação dos pés. O banho perfumado com óleo essencial de alfazema é excelente tratamento contra a insônia.


Efeitos colaterais: Evitar uso prolongado.Torna-se excitante se usada em dose tóxica.É planta inadequada à água de chimarrão pelo gosto canforado da infusão.

...

Alfavaca

Alfavaca ou Manjericão
FICHÁRIO
Nomes PopularesAlfavaca cheirosa, manjericão grande-erva real, manjericão dos cozinheiros
Nome CientíficoOcimum basilicum / família Labiadas
PlanetaMarte
OrigemO nome deriva do grego basileus que significa rei. Originário da Índia.
Partes usadasFolhas e flores
Lendas eMitosÉ a erva das fábulas Na Idade Média acreditava-se que um ramo de alfavaca num recipiente espantava escorpiões.Oriundo da Índia, o manjericão grande é venerado como planta imbuída de essência divina (consagrada a Krishna e Vishnu), por isso os indianos o escolheram para fazerem sobre a erva os juramentos em tribunal; além disso ela é colocada no peito dos mortos para servir de passaporte para o paraíso. Encontrou-se manjericão grande em volta do túmulo de Cristo depois da ressurreição, por isso algumas igrejas ortodoxas o usam para preparar a água benta e têm vasos embaixo dos altares. Em Creta, o manjericão simbolizava o amor banhado com lágrimas e na Itália é usado como prova de amor.Plantadas nos túmulos, os hindus acreditavam ser o passaporte para o paraíso. Em Minas gerais era usado nos velórios por causa do seu cheiro.Na Itália oferece-se o manjericão como prova de fidelidade à pessoa amada. No Haiti acompanha a deusa pagã do amor, Erzulie, como uma poderosa proteção e as camponesas mexicanas nuitas vezes trazem-no no bolso para atraírem o olhar de algum eventual apaixonado.
Característicase CultivoHerbácea anual de até 60 cm de altura, caule pubescente, finamente estriado, ramoso, verde claro a avermelhado na base, folhas grandes, serradas, ovada e verde-clara, com cheiro forte e ardente, mas fresco. As flores se reúnem num fascículo circular em número de seis, e são pequenas, aromáticas e esbranquiçadas, desabrochando no final do verão. A espécie Citriodorum tem aroma de limão e a Purpurascebs tem folhas enrugadas e púrpuras, com flores rosa pálido.Gosta de solos leves e ricos em matéria orgânica, em terrenos ensolarados e bem drenados, bem irrigados quando seco. Propagação por semeadura ou estaquia de galhos. Deixar 30 cms entre as plantas. Funciona bem a auto-semeadura em locais que não são muito frios.
Outras espéciesManjericão de folha miúda ou de santa cruz : o. minimumManjericão de folha crespa: o. crispumManjericão de folha roxa: o. purpureumAlfavacão : o. graissimun.
...
Propriedades MedicinalAs folhas são ricas em vitamina A e C, além de ter vitaminas B (1,2 e 3) e são uma fonte de minerais (cálcio, fósforo e ferro); são sudoríferas e diuréticas, indicadas para os casos de ardor ao urinar. Bom para compressas nos bicos doloridos das lactantes. Auxilia na boa circulação, pele, dores reumáticas, tosse e resfriados. Ajuda fazer a digestão. Afasta fadiga. Bom para aftas. Dá excelente pomada antibacteriana.
Para Insônia: f1 col de chá de folha em 1/4 de litro de água fervente, faça um infuso por 5 minutos. Coa e beba à noite antes de deitar.Para dor no mamilo de lactantes: Infuso de 2 xíc de água fervente com 2 col de sopa de folha por 10 minutos. Coe e aplique compressas.Cosmética
Vinagre de manjericão é excelente hidratante para cabelo e pele. O unguento da erva exerce mesmo efeito sobre a pele, mais suavemenmte.
Utilização
Uso caseiro: Afasta mosquitos e embaixo do travesseiro faz ter uma boa noite de sonoUso culinário: As folhas são usadas para o cozimento de legumes e recheio de aves. Peixes ficam deliciosos se deixados descansando em molho de limão, alfavaca, cebolas e salsa. Tempera bem carnes assadas. Usa-se no molho pesto e para aromatizar vinagres. Adicionar no último minuto a pratos cozinhados. No caldo de verduras, dá mais sabor e força às sopas e carnes.Uso mágico: Simboliza a prosperidade e acredita-se que só cresce viçoso o pé de manjericão quando é semeado sob ofensas. Poção afrodisíaca tem como um dos ingredientes o manjericão.Aromaterapia:
Efeitos colaterais: Contra indicado para mulheres grávidas.

Alecrim




FICHÁRIO
Nomes PopularesAlecrim, rosmarino, erva da recordação.
Nome CientíficoRosmarinus Officinalis / família Labiadas
PlanetaSol
OrigemSua origem remonta às praias do Mediterrâneo ( o nome rosmarinus vem do latino que significa "o orvalho que vem do mar", devido ao cheiro das flores vegetando à beira mar). . Carlos Magno obrigava os camponeses a cultivá-lo. Foi companheiro dos portugueses nas Entradas e Bandeiras. Antigamente queimava-se caules de alecrim para purificar o ar do quarto de doentes em hospitais.
Partes usadasFolhas e flores
Lendas e
Mitos
Conta-se que numa viagem Nossa Senhora sentou-se à sombra de um alecrim para dar de mamar ao menino Jesus: por isso acredita-se que a planta nunca atinja altura superior à de Jesus adulto.Outro conto diz que a Bela Adormecida foi acordada pelo príncipe com um ramo de alecrim.Os gregos usavam coroas de alecrim em festas, como símbolo da imortalidade.A crendice popular usa o alecrim para afastar olho gordo, erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver. Erva colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos. Tocar com alecrim na pessoa amada faz ter seu amor para sempre.
Características
e Cultivo
Arbusto rústico e persistente, atinge até 2 metros de altura, com folhas resinosas, coriáceas, lineares e verde-escuras. O caule, quadrado, torna-se lenhoso à partir do segundo ano. Locais ensolarados, companheira da sálvia, brócoli e couve, atrai abelhas e repele moscas da cenoura. Solo drenado e permeável, vai bem mesmo nos pedregosos.

...
Propriedades

Medicinal
Bom para os rins e vesícula e equilíbrio da pressão arterial, auxiliando a boa circulação; auxilia nos estados de depressão, dores reumáticas, digestão, facilita menstruação, combate gota, icterícia é anti-séptico, sedativo, fortalece a memória. Bochechos de infusão são recomendados para aliviar aftas, estomatites e gengivites.

Para asma: fumo de alecrim ( reduzir a pedaços pequenos as folhas secas. Fazer cigarro e fumar quando ameaçar ataque de asma).
Para reumatismo, eczemas e contusões: folhas cozidas no vinho usadas externamente.
Anti-séptico bucal: infusão comum.
Para sarna: infusão bem forte aplicada externamente.
Cicatrizante de feridas e tumores: folhas secas reduzidas a pó ou suco.
Cosmética

Vinagre de alecrim ou chá bem forte no cabelo depois de lavado estimula a saúde dos folículos capilares e evita a calvície; xampú para fortificar. Na pele, restabelece o ph natural (é ligeiramente adstringente).Óleo de alecrim é bom para passar no corpo pós banho. Creme para lábios sensíveis: 1 col café de manteiga de cacau, 1/3 de col de café de glicerina, essência de alecrim. Derreta a manteiga, misture a glicerina e o alecrim. Impede rachadura dos lábios ou irritação.Tônico facial de alecrim: 1,5 xíc de água, 1 maço de alecrim, 1/2 dose de conhaque. Ferver o alecrim na mistura de água e conhaque por 15 minutos. Filtre e conserve em vidro escuro. Para pele precocemente envelhecida: 50 gs de alecrim em infuso em 1 litro de água por 10 minutos. Coe e faça compressa no rosto após a limpeza.

Utilização
  • Uso caseiro: Inseticida natural, plantado na horta protege as outras plantas. Ramos de alecrim frescos, colocados entre as roupas defendem-nas de ataque de traças.Desinfetante de alecrim: ferver folhas e pequenos caules de alecrim por meia hora. Quanto menos água mais concentrado. Espremer e usar para limpar louças e casas de banho. Para desengordurar melhor, misturar um pouco de detergente. Guardar na geladeira, dura uma semana. Galhos floridos secando num vaso na casa estimula a memória.
  • Uso culinário: Aves e carnes brancas, carneiros, peixes, batatas, omeletes e molhos. Carnes de caça, frutos do mar, pães. o famoso "néctar dos deuses"parece que é o mel de alecrim
  • Uso mágico: Afasta olho gordo, erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver. Erva colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos. Tocar com alecrim na pessoa amada faz ter seu amor para sempre.Poção de amizade leva alecrim.



Aromaterapia: O óleo essencial de alecrim é utilizado para dores musculares, reumatismo,artrite, prisão de ventre, tosse, sinusite, resfriado, bronquite, enxaqueca, deficiência de memória, cansaço.
Efeitos colaterais: Não é indicado durante a gravidez e nem para epiléticos; em caso de overdose pode causar gastroenterites e/ou nefrites.
... 

Alcaçuz

Alcaçuz
Nomes PopularesAlcaçuz, madeira doce,raiz doce, alcaçuz da europa
Nome CientíficoGlycyrrhisa glabra L / Família Leguminosas
PlanetaMercúrio
OrigemAs propriedades medicinais da alcaçuz são conhecidas há mais de 3000 anos. Egípcios e gregos o apreciavam pelo sabor suave e calmante.Arbusto que cresce sobretudo na Europa Meridional e na Ásia Menor.
Partes usadasRaiz
Lendas e
Mitos
 
Características
e Cultivo
Planta arbustiva de 1 a 2 metros de altura, raízes fortes e volumosas, estolhos subterrâneos horizontais. Folhas compostas com visgo na parte inferior. Flores azuis ou lilazes, em pequenos cachos em forma de espiga. O fruto é uma cápsula alongada, contendo várias sementes.Desenvolve-se em campos secos, arenosos ou pedregosos. Colher rizomas e raízes de 4 mm de diâmetro.Secar à sombra.
Outras espéciesAlcaçuz da terra- periandra uruçú huê, vegeta espontaneamente no Paráná e SP. Raiz preta por fora e amarela por dentro. Caule esbranquiçado, folhas opostas, flores rosas ou azuis. Uso medicinal Moléstias inflamatórias e diuréticas.

...
MedicinalPropriedades antiespasmódicas, diuréticas, antiinflamatórias, anti-sépticas e expectorantes. Auxiliar no tratamento de úlceras de estômago, bronquites e tosses catarrais, rouquidão, feridas e furúnculos. Bochecho para inflamações bucais com infuso. Compressas de infusão da raiz acalmam conjuntivite aguda.
  • Como regulador intestinal: Colocar 100 gs de alcaçuz em pó em um pouco de água e misturar mais 20 gs de erva doce moída. Tomar uma colher de sobremesa à noite.
  • Infuso : Chá por decocção com 2 colheres de sopa de raiz moída para 1 litro de água, fervendo por 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia sem açúcar. Para crianças reduzir a quantidade de erva para 1/3.
  • Compressas (uso externo) : Chá por decocção como anterior, aumentando a quantidade de erva para 6 colheres de sopa para 1 litro de água.
Cosmética
Utilização
  • Uso caseiro: Muito apreciado para mascar por aqueles que pretendem abandonar o cigarro.
  • Uso culinário: Edulcorante ( corretivo de sabor) em preparados farmacêuticos e de confeitaria.

    Aromaterapia:
    Efeitos colaterais: Altas doses por longos períodos de tempo apresentam hipertensão arterial. Em pequenas doses não tem problema. É inadequado para água do chimarrão. Contra-indicada para diabéticos.