Casa 11
Na Casa 11 vivemos a possibilidade de nos integrarmos a algo mais amplo do que apenas nossa fama e imagem social. É a área da vida onde as nossas conquistas sociais (Casa 10) se relativizam perante a nós mesmos e a humanidade.
Assim como a Casa 5 representa a liberação de energia acumulada na Casa 4, a Casa 11 representa a liberação do poder e criatividade acumulados na Casa 10 e traz experiência através de amizades e da coletividade. É a porta de entrada para vivenciar nossas esperanças, desejos e planos para o futuro, bem como a manutenção de importantes contatos sociais.
É o local aonde vamos lidar com os ganhos e benefícios adquiridos através do trabalho, a recompensa dos nossos esforços na carreira e tudo o que foi feito com o objetivo de evoluir e nos tornar uma pessoa melhor, o dinheiro destinado para ser usado após terminamos nossas obrigações e responsabilidades.
Tradicionalmente é conhecida também como a "Casa do Bom Espírito". Trata da nossa rede de conhecidos e contatos que se acumulam ao longo da vida. É o modo como Deus (ou a inteligẽncia universal) fala conosco, através de insights e vislumbres que, quando percebidos, dão mais propósito à nossa existência.
Tal percepção nos moverá para ações e escolhas mais humanitárias, que contemplem o bem-estar de toda a humanidade. É nessa vivência mundana que temos a possibilidade de integrar-nos com as ideologias e correntes de pensamento coletivas.
É onde vivenciamos uma ânsia de ir além da identidade individual, de nos vermos como parte de um coletivo maior que os nossos próprios limites individuais.
É a nossa seguridade social (também entra no escopo de pensões e aposentadorias) e intelectual. Através da análise dos planetas posicionados ou que aspectam esse setor do mapa, podemos entender como é a nossa abordagem com amigos, grupos e organizações, bem como nossa relação com os nossos conceitos de esperança.
É um setor agradável do mapa, mas se houver planetas aflitos posicionados nele, tais energias podem renegar amizades duradouras, criar experiências dolorosas dentro de grupos ou gerar falta de esperança.
É comumente referida como a "Casa dos Amigos", pois é através deles que começamos a encontrar a força dos grupos, onde podemos ver o poder do coletivo em ação através da colaboração e cooperação.
No escopo da décima primeira casa também estão os clubes, organizações, movimentos sociais, ativismo coletivo, sindicatos e associações profissionais. O foco aqui é nas atividades que são empreendidas dentro desses grupos, em como fazemos a diferença quando dentro do coletivo e como crescemos e "atualizamos a versão" da nossa essência humana. De alguma forma, nossa ação em grupo nos ajuda a definir melhor o que nós como indivíduos.
É governada pelo signo de Aquário e os planetas Saturno (na astrologia tradicional) e Urano (na astrologia moderna).
A casa 11 também é um palco que eventualmente disponibiliza o vislumbre de oportunidades e possibilidades variadas, todas de acordo com nossas prioridades na vida. Através de nossos amigos e atividades em grupo, por exemplo, damos mais substância e significado às nossas vidas e à sociedade.
Representa todas as organizações sem fins lucrativos bem como associações, irmãos mais velhos e contatos mais relevantes e com atitudes afins às nossas, que aprovam nossa personalidade sem julgamento e com quem conversaremos de maneira espontânea e liberal sobre tudo. Rege também enteados, as crianças adotadas e os filhos dos outros.
É também o lugar dos nossos desejos e vontade que temos de visitá-los com frequência. Versa sobre nossas esperanças, sonhos, o que desejamos e o que queremos alcançar.
O poder de criação advindo dos insights do inconsciente coletivo, bem como aqueles gerados diretamente pelo grupo também são relevantes no escopo de análise da casa 11. É fato que ao nos unirmos, podemos criar muito mais. Ao nos juntarmos aos nossos amigos, não apenas realizamos muito, mas também podemos desfrutar dos frutos de um trabalho efetivado de uma forma mais equalizada.
Fala também fala sobre o tipo de amigo que somos, incitando perguntas como: "o que fazemos para os outros?", "Como vemos nossos amigos e como eles nos vêem?".
Na casa 11 conseguimos analisar também como é o nosso lado filantrópico, nossa capacidade de ajudar os outros de forma desinteressada, como se manifesta a nossa humanidade. A presença de Júpiter na casa 11 em um mapa astral pode ser particularmente agradável, já que este é o seu local da "alegria e contentamento" de acordo com a astrologia tradicional.
O coletivo em evidência
Na Casa 11 procuramos ser criativos, mas agora num contexto coletivo e não individual (como acontece na casa oposta, a Casa 5). A ênfase é no grupo, não na pessoa.
Com base no coletivo, a Casa 11 mostra:
- Como funcionamos enquanto parte de um todo maior (grupos, associações, corporações, sindicatos, conglomerados, etc.)
- O tipo de amigos e o tipo de grupos com que nos envolvemos.
- De que forma estabelecemos a ligação com a "mente coletiva": a nossa capacidade de captar os grandes conceitos e arquétipos da humanidade.
Nesta área de vida, nos vemos como seres criativos individuais, mas integrados num todo maior (o grupo, a humanidade). Tem a ver com o estágio em que somos capazes de nos comunicar a nível global. É a essência da globalização.
Esta Casa representa qualquer forma de "criatividade coletiva". Pode ser um grupo revolucionário dedicado a derrubar um sistema obsoleto, ou apenas pessoas comemorando e colhendo os frutos e sucesso obtidos através das experiências da Casa 10. Ou seja, as experiências da Casas 11 podem variar de "vamos nos divertir juntos" até "vamos criar um mundo melhor juntos".
A 11ª Casa é uma casa de comunhão e de senso comum de fraternidade. Ela representa a humanidade como uma entidade criativa, fazendo o poder do grupo fluir através de cada um de nós.
Um futuro promissor
A Casa 11 mostra como reagimos com o sucesso social, ou com a falta de sucesso. Rege nossa capacidade de reformular e transformar a sociedade.
A Casa rege amigos, esperanças e desejos e está associada com o futuro. Na terceira casa, você tem amigos que são irmãos, irmãs ou vizinhos. Na sétima casa, você tem amigos próximos e parceiros. E na Casa 11, os amigos são aqueles que se relacionam com a sua imagem pública. Por exemplo, no trabalho você é "fulano, o engenheiro" e seus amigos são as pessoas que trabalham com você.
Esta Casa também está associada com os sonhos, planos, ideais, ideologias, grupos, contatos, clubes, partidos políticos, sindicatos, grupos sociais, atividades humanitárias e altruístas. Tem a ver com os bem-intencionados, com as grandes esperanças e nossas aspirações.
Interpretações Extras
Para interpretações além do mapa natal, como na astrologia horária e mundana visando respostas para acontecimentos, locais, governos ou situações específicas, a Casa 11 significa basicamente o parlamento, congresso, conselhos municipais, nacionais e entidades similares.
...
<< Página inicial