Casa 10
Casa 10, sendo uma casa angular do elemento terra, indica a nossa capacidade de integração, estruturação e realização na sociedade e o nosso esforço pelo reconhecimento. Mostra o momento e a qualidade do nosso reconhecimento social, sendo a casa oposta a casa 4, em que a estruturação é individual e não social. Este é o setor o qual podemos analisar onde e como nos vemos como seres sociais, é a porta de entrada para o status de uma pessoa na sociedade. É o local que projetamos para a sociedade tudo que podemos entregar.
Fala sobre tudo o que nos esforçamos para nos tornar, das nossas escolhas de carreira, nosso primeiro grande trabalho depois que nos formamos, de quem queremos nos tornar na nossa árvore genealógica, das obrigações, planejamentos e responsabilidades pessoais.
Também rege a fama, a honra, a notoriedade e os marcos específicos na vida de um indivíduo. A Casa 10 (casa a qual sua cúspide é chamada de Meio do Céu) é a casa mais forte de um mapa astral depois da casa 1 (onde a cúspide é chamada de Ascendente). O Sol nasce na primeira casa e atinge a altura e o brilho máximos na décima casa, no topo do mapa, o que representa o poder absoluto e ofuscante do Sol do meio-dia.
A décima casa mundana é comumente referida como a "Casa do Status Social" e versa sobre a posição que alcançamos em nossa vida social, seja no trabalho, carreira e na sociedade como um todo. Trata do status, da autoridade que uma pessoa transmite e o papel que ela assume na sociedade. Também fala sobre as promoções que recebemos, a fama que alcançamos e dos empreendimentos e funções que participamos como seres sociais. É a forma como nos enxergamos, o papel social que assumimos e como a sociedade nos vê (e como enxergam nossos esforços a comunidade como um todo).
Junto com a sétima casa, a Casa 10 também fala de aparências e da maneira como os outros nos veem, mas dessa vez através do status ou do nome que construímos para nós mesmos: o advogado, a dentista, o engenheiro, a arquiteta, o técnico, etc.
Além de sua associação mais comum com a carreira e posição social, a casa 10 também trata de como nos apresentamos em público: somos lentos, dinâmicos, admirados, profissionais, benquistos ou personas non-gratas? Seja para o bem ou para o mal, a décima casa mundana é um local de grande visibilidade e isso tem o poder de atrair admiração ou condenação. Sabe aquela famosa frase: "fale bem ou fale mal, fale de mim"? De certa forma ela se aplica ao mote da casa 10.
Se a quarta casa se refere à base, raízes, ou seja, "de onde você vem", então a décima mostra "para onde você está indo". A grande jogada para nutrir corretamente neste setor do mapa é saber usar as nuances das fundações psicológicas obtidas nas experiências da nossa casa 4, que é privada, em direção a casa 10, um perfil público e independente. A quarta casa é como o sofá confortável que nos espera no lar, já a casa 10 é a nossa cadeira no trabalho. ou, nossa estrutura e raiz começam na Casa 4 e a copa da árvore é a Casa 10, que começa a exibir e prover seus frutos através da nossa ação como personagens sociais.
Este setor pode nos dar indícios de como podemos contribuir de uma melhor forma para as atividades que desempenhamos quando em sociedade e como nós abordamos e encaramos o ambiente profissional. Embora nenhum planeta tenha total alegria quando posicionado nessa casa, os astros bem posicionados ou aspectatos podem ajudar no sucesso profissional ou elevar a posição social, enquanto os planetas em tensão podem negar o mesmo.
A décima casa é governada pelo signo de Capricórnio e pelo planeta Saturno.
Ambição, carreira e imagem social
Sendo a última casa de Terra, a casa 10 representa o ápice do nosso Eu individual, indicando de que forma mostramos à sociedade os recursos que reconhecemos e aprendemos a gerir na casa 2 e que aperfeiçoamos na casa 6.
Indica, assim, a nossa projeção e influência na sociedade e nos processos sociais, o "status", a carreira, a ambição e a vocação.
Dá indicações também sobre a nossa capacidade de realização pessoal, de estruturar e influenciar a sociedade (casa 10) através de leis e princípios éticos (casa 9).
Carreira, objetivos profissionais, ambição e motivação são passíveis de serem analisados aqui e em um contexto mais prático, assim como a qualidade dos empregadores, chefes e suas regras, além de quaisquer outras organizações que têm a capacidade de nos governar.
Como sou visto socialmente?
A Casa 10 define também aquilo que representamos para a sociedade, a nossa imagem e personagem social, como somos vistos por todos, que ações fazem com que nos tornemos conhecidos. Ainda em nossa atual sociedade, a reputação de alguém está parcialmente atrelada à família. Nesse sentido, há uma forte relação entre esta casa astrológica e a mãe do indivíduo, pois considera-se que esta também possui certa responsabilidade por mantê-la.
Além de tratar da nossa imagem na sociedade, lida com autoridade, honra, prestígio, das organizações às quais nos filiamos, dos governantes e dos empresários. Lida ainda com objetivos e aspirações, além de pessoas que possam ter poder e influência sobre você. Por isso costuma indicar um dos pais, o de maior influência. Como lidamos com o prestígio e o status social que adquirimos através de nossas carreiras e posição social é algo tratado pela casa 10.
Incita perguntas como: "Qual o papel que escolheremos e como vamos melhor aprimorá-lo?", "Até onde queremos ir e o quanto queremos alcançar na vida?", "Qual será a minha vocação?", "Como gerimos nosso status e o quão eles massageiam nosso ego?", "Será que vamos usar nosso poder para realmente ajudar a sociedade ou seremos apenas ambiciosos, obstinados e imprudentes?" Em uma sociedade competitiva e meritocrata, dependendo da posição que alcançamos (ou do ímpeto para alcança-la), pode ser muito difícil se cansar das recompensas adquiridas. Qual o limite, então? Quem dita tal limite? Todas essas coisas podem ser analisadas dentro do escopo da décima casa mudana no mapa astral.
Interpretações Extras
Para interpretações além do mapa natal, como na astrologia horária e mundana visando respostas para acontecimentos, locais, governos ou situações específicas, a Casa 10 significa basicamente o monarca, o presidente ou primeiro ministro de um País, o governo, a realeza e as pessoas eminentes e famosas, assim como a reputação e o comércio nacional, o crédito e poder e a taxa de emprego público.
...
<< Página inicial