Casa 09
Casa 9, terceira casa regida pelo elemento Fogo, marca o começo de um novo ciclo de identidade. É o setor do mapa que provê experiências para que aprendamos e possamos descobrir quem realmente somos. Não é nada parecido com a identidade primordial do nosso nascimento, a nossa primeira aparição no mundo (temas de casa 1), nem com a expressão criativa da individualidade, em se sentir especial (temas de casa 5). A nona casa mudana é a porta para a mente superior, as viagens distantes (físicas ou mentais), a vida acadêmica, teosófica ou filosófica.
É comumente referida como a "Casa da Filosofia" ou até mesmo a "Casa de Deus". Dessa forma, a busca por um significado maior de si e de tudo é o ponto focal aqui. Trata das questões mais nobres e filosóficas do ser humano e aqui que as pessoas vão fazer as suas escolhas espirituais e buscar uma conexão mais íntima com algo superior.
Lida com professores, mestres e gurus (internos e externos), que nos são apresentados através de diferentes pessoas, circunstâncias ou lugares. Tudo o que tem condições de ampliar nossa visão de mundo e perspectivas, que nos ensina algo novo e nos ajuda a seguir em frente e transpassar barreiras está ligado à Casa 9. Lida com a nossa filosofia de vida, doutrina e religião, bem como questões de direito e ética pessoal.
O escopo da nona casa também abrange os netos, assim como os sogros. É uma casa filosoficamente direcionada à busca por significado, propósito e verdade. Além disso, trata também de imigração, publicação de artigos e multinacionais de importação e exportação.
Ao explorar nosso mundo, começamos a compreender tudo o que está disponível para nós. Tudo se resume a entendimento, ao ato de compreender o que vemos, sentimos e percebemos, na esperança de assimilar e experimentar o verdadeiro significado de tudo. A casa 9 trata da busca por um significado, um direcionamento mais amplo e menos trivial ou banal, um propósito maior do que o Ser individual, algo que transcende a própria personalidade. É o conhecimento total da identidade que começou a se formar na casa 1.
Sendo a próxima casa após a oitava (que lida com términos e fins de ciclo), a casa 9 vem incitar a curiosidade e inspirar perguntas sobre a vida após a morte e tudo o que vem depois de algo que, morreu, desapareceu ou está escondido. Trata da nossa capacidade de seguir em frente e adentrar o além e tende a mostrar a direção que temos que seguir para nos libertar de qualquer medo de mudança.
Toda vez que olhamos para nona casa no nosso mapa astral, precisamos lidar também com a nossa casa 8, pois não podemos ter uma perspectiva ampla das coisas se estivermos com medo ou presos a algo. Mesmo se estiver bem configurada, não conseguiremos nos conectar com seus temas se nossa oitava casa não estiver bem cuidada também, portanto, medos e apegos devem ser sanados para que haja uma boa fluência da Casa 9 no mapa. Este sentimento prejudica a qualidade e o potencial expansivo de nossas vidas, temas regidos pela nona casa.
Cada barreira e medo que deixamos pra trás têm condições de nos levar a novos horizontes, experiências, relacionamentos e conhecimentos.
Através do ensino avançado proposto pela nona casa mudana, esperamos compreender conceitos, insights e teorias que irão melhorar o nosso mundo e gerar um maior senso de propósito e direcionamento pessoal em nossa vida. Seja através da filosofia, astrologia, teologia, psicologia ou outro caminho, a casa 9 nos lembra que estamos em uma viagem de descoberta e autoconhecimento, sendo estas coisas deveras importantes e que também devem fazer parte da nossa jornada enquanto seres viventes.
E ao longo dessa jornada, vamos encarar nossos ideais e moldar a ética pela qual vivemos. Compreender e aceitar que existe algo maior do que nós, além das trivialidades do nosso mundo, é um conceito fundamental da nona casa mundana, onde umas pessoas sentirão mais essa necessidade e outras menos, dependendo da configuração planetária que lá se encontra.
Se o seu Sol natal está posicionado na casa 9, sua essência tende a ser muito brilhante e feliz, pois esta é chamada a "casa da alegria e do contentamento" para o Sol. O astro tende a se sentir confortável quando posicionado neste setor do mapa. A Casa 9 é regida pelo signo de Sagitário e pelo planeta Júpiter.
A verdade está lá fora
Como explicado acima, a nona casa mudana é a casa da identificação com o significado de todas as coisas, com a possível "verdade absoluta". Está igualmente relacionada ao conhecimento superior, a mente abstrata e aos processos intuitivos do pensamento. Trata da filosofia, da religião e da fé como estandartes ante a racionalidade inrascível e o ceticismo raso. Mostra a maneira como concebemos a "imagem de Deus" ou de um Ser superior. Além das questões filosóficas, a Casa 9 rege também o "ambiente" que se vive nos relacionamentos, a ética conjugal e as relações com os parentes por proximidade e afinidade, como sogros e cunhados.
Rege ainda as grandes viagens, pois viajar é um ato que nos permite conhecer novas culturas, filosofias, modos de vida, religiões, enfim, expande nossos horizontes. Podemos considerar também as viagens mentais - idealistas, meditativas e transcendentais.
Muitas pessoas que não sentem a necessidade de aprofundamento, de superação de traumas ou acontecimentos, de conhecer e expandir os horizontes e ficam muito prezas ao passado, muitas vezes têm alguma dificuldade em relação à sua casa 9.
Independência, desbravamento, liberdade e justiça são atitudes importantes sugeridas por esta casa. Sonhos e visões também são aplicáveis, assim como idiomas estrangeiros e sucesso. A palavra "estrangeiros" refere-se tanto a pessoas de longe quanto a pessoas locais, mas que tenham diferentes origens e crenças.
Enquanto a terceira casa é a casa do ambiente e conhecimento imediato, rápido, prático, lógico e racional, a Casa 9 é a da "mente superio". É mais dependente de outras coisas, situações ou pessoas para se expressar, porém, é mais dinâmica e consegue deixar nossa mente mais independente. Educação superior, ética e princípios jurídicos também fazem parte desta casa.
O termo “educação superior” engloba muito mais coisas do que apenas estudar em uma universidade. Refere-se, por exemplo, à nossa capacidade de considerar diferentes pontos de vista e escolher um deles, mesmo sabendo que pode não ser a verdade absoluta, mas que é a melhor opção para a atual situação ou paradigma. Permite que examinemos crenças e ideais sem necessariamente acreditar neles. Ou seja, abre as portas para uma mente mais abrangente e inteligente.
É a sabedoria e o conhecimento que podem ser adquiridos tanto em uma universidade quanto na escola da vida ou até mesmo através da fé e experiências místicas que acessam outras realidades.
Uma compreensão concreta das possibilidades da vida e o domínio dos recursos pode levar a uma ambição quase implacável, a soberba, ganância ou uma utilização excessiva do ego. Para enfrentar esses problemas de maneira mais eficaz, ao longo do tempo instituímos e aprimoramos as leis e a política. Elas prevêem o crescimento ordenado e positivo da sociedade, útil para quando deixamos de ser humildes diante do que temos, percebemos ou somos.
A filosofia e a religião também ajudam a adicionar foco e propósito a uma sociedade produtiva e desbravadora, e este é um dos conceitos da casa 9. Ou seja, a maneira como os membros de uma sociedade se relacionam, conhecendo e respeitando as leis pelas quais eles vivem, são princípios fundamentais da nona casa mundana. A maneira pela qual expandimos nossas vidas internas e externas também está sob o escopo desta casa, sendo as viagens e a interação com outros povos e culturas um meio para esse fim.
Um pensamento mais profundo
A casa 9 é repleta trata de conceitos e experiências estimulantes que nos levam além das fronteiras, físicas e pessoais. Nos impele a transpassar o comum, o mundano e nos levar direto ao fundo das maiores questões da vida. "Quem somos nós?", "O que é Deus?", "Qual é o propósito da vida?"
Alguns procuram as respostas no lado material da vida, outros vão explorar terras estrangeiras em busca dessas respostas e outros ainda explorarão as profundezas da alma dentro das bibliotecas. Seja qual for o tipo de busca, tende a gerar crescimento pessoal. Na pior das hipóteses, aspectos tensos na casa 9 podem levar ao lado sombrio das crenças sob a forma de dogmas ou devoções de cultos a um poder superior de forma incondicional, ou, até mesmo, demonstrar niilismo e uma aversão completa a qualquer tipo de ensinamento, cultura e conhecimento.
Como citado, a casa 3 nos proporciona experiências de conhecimento rápido, uma espécie de raciocínio básico que podemos usar sem pensar muito sobre o que estamos fazendo. Na casa 6, o nosso conhecimento pode se tornar automático através da prática, da repetição, da rotina, se tornando parte de nós.
Já na Casa 9 podemos pensar mais profundamente e em níveis mais elevados sobre as coisas, pois nosso conhecimento básico é acessado inconscientemente para que possamos pintar um "panorama geral". Dessa forma, experimentamos várias ideias em nossas mentes e ganhamos mais capacidade de compreender tudo que nos cerca. Indica como podemos expandir nossa consciência e visão, para então, desenvolvermos e aplicarmos na prática a sabedoria adquirida.
Interpretações Extras
Para interpretações além do mapa natal, como na astrologia horária e mundana visando respostas para acontecimentos, locais, governos ou situações específicas, a Casa 9 significa basicamente o tráfego marítimo, o setor aéreo e o tráfego de longa distância em geral, seja com passageiros ou não, as comunicações internacionais, as tratativas religiosas, igrejas, pastores, reverendos e sistemas de crenças, os tribunais de direito, universidades, acadêmicos, instituições e publicações filosóficas ou científicas.
...
<< Página inicial