quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Casa 05

Casa 5 marca o início de um novo ciclo de identidade na jornada de um mapa astral. Nesta área da vida, já não basta apenas existir como acontece na Casa 1.

É a fase da manifestação do Ser como indivíduo, de forma independente e única.

Simboliza o nosso desejo por nos sentirmos especiais, é o nosso palco de autoafirmação para que possamos ser nós mesmos, é a forma como obtemos a segurança da identidade que foi gerada na primeira casa e fala sobre como nos ajustamos às oportunidades de lazer que a vida nos oferece.

É uma das casas mais importantes para interpretações astrológicas, embora muitas vezes seja relegada a uma análise comum, como sendo "só mais uma casa". A verdade é que a Casa 5 é um complemento importante para a análise do nosso Sol pessoal, um lugar que nos puxa frequentemente e que deve ser sempre levada em consideração com prioridade em uma análise sintética.

Simboliza tudo o que tem potencial para nos deixar felizes e criativos assim como nossa abordagem primária às crianças que participam da nossa vida. É um setor do mapa que inspira um sentimento de amor mais inocente, dos relacionamentos leves que nos conectam com as pessoas antes de oficializarmos algo mais sério, nossas primeiras experiências de amor e prazeres sexuais divertidos, despreocupados e alegres.

Devemos sempre seguir as propostas que a configuração e signo da casa enviam para encontrar mais satisfação e contentamento na vida.

Todos os nossos esforços criativos, prazeres e hobbies são comumente referenciados como sendo temas de Casa 5, que também é conhecida como a "Casa da Boa Fortuna", a "Casa da Alegria" ou a "Casa dos Prazeres". Assim como a Casa 2, outra casa sucedente, a quinta casa é um pouco mais sensível aos perigos da sedução, pois seus temas, se focados em demasia, nos fazem correr o risco do aprisionamento aos prazeres.

O simples ato de criar ganha foco aqui, pois a quinta casa trata dos nossos impulsos critivos, quais têm mais ou menos apelo para a pessoa. Ao analisarmos o que acontece nesta casa, podemos descobrir onde a pessoa tem mais chances de obter prazer e satisfação pessoal, incitando perguntas como: "Do que eu realmente gosto?", "O que me faz sentir bem?", "O que me dá prazer em fazer?".

As respostas para tais perguntas estão sob o domínio da Casa 5 e seus planetas, signos e aspectos.

Especulação e espontaneidade

A quinta casa também trata do tipo de riscos financeiros que estamos dispostos a assumir, ou seja, de como é a nossa "coragem para assumir riscos" e especular, seja no amor, dinheiro ou nas diversas situações da vida.

Também se refere a crianças e assuntos relacionados a elas. Aqui é onde sentimos a necessidade de sermos especiais, onde há um desejo de sermos reconhecidos por alguma qualidade única, especialmente algum tipo de esforço que realmente mostre quem somos e / ou que deixe um legado. Em essência, é onde nossa vontade de criar (ou a falta dela) pode se materializar e se manifestar mais fortemente.

Casos e romances, ambos prazeres emocionais, também constam em seus temas. O modo como cada pessoa obtém sua satisfação pessoal é único e tal satisfação pode ser obtida de várias formas, como jogos, brincadeiras, encontros, casos hobbies e muitos tipos de entretenimento. A quinta casa trata bastante disso, de como é a nossa excitação por qualquer coisa que seja, até mesmo pela simples esperança de se ter um resultado agradável com uma ação, ideia ou projeto. Sim, para algumas pessoas, até isso é uma fonte de prazer.

O signo que possui uma afinidade natural com a Casa 5 é Leão e o astro é o Sol.

Expressando o Ego

Enquanto na casa anterior, uma importante casa angular de Água (Yin), vivemos o sentimento de sermos quem somos em um núcleo íntimo e privado, nesta casa sucedente de Fogo (Yang) ligada à Leão, aprendemos a exteriorizar esse sentimento, transformando-o em autoexpressão criativa e abundante para o mundo.

A Casa 5 rege todas as atividades associadas a expressão do ego, que pode tomar diversas formas:

Criação: a capacidade de criar, as "minhas criações". Estas podem ter um carácter artístico ou estender-se a quaisquer outras áreas de expressão e criatividade alimentada pela síntese do mapa;

Procriação: a capacidade de gerar. Os filhos ou as crianças são aqui encarados mais como projeções do ego do que como "outras pessoas" independentes e autônomas. É algo que nós geramos;

Recreação: a capacidade lúdica de se envolver em divertimentos e jogos, de entreter. Os "crushs", os namoros, os casos , o sexo por divertimento e a popularidade em geral estão incluídos neste grupo, por se tratarem de expressões e necessidades do Eu em se sentir querido, notado e especial.

Prazeres, criatividade e espontaneidade

Complementando a análise da Casa 4, a Casa 5 dá indicações sobre a criança interior que existe em cada adulto. Está associada ao coração e à emoções como amor e paixão. Também dá pistas sobre coisas das quais gostamos ou que nos trazem prazer, como nossos romances. Pode se referir a ideias, ideais, invenções (dependendo dos planetas e dos signos no mapa astral), arte ou qualquer outra coisa que a gente curta muito.

Hobbies, festas e todas as formas de arte e entretenimento tais como esportes ou jogos, férias e lazer. Tem a ver também com o drama, com a atuação e com a escrita utilizados como formas de expressão criativa. Tem a ver com a qualidade do permitir-se, da alegria e da espontaneidade de uma pessoa.

Coisas como beber demais, esbanjar dinheiro, se exibir com confiança, fazer sexo por prazer ou aquele sentimento de "não se arrepender de nada" e "curtir a vida adoidado" são alguns dos temas observados na qualidade da Casa 5. Ao contrário da Casa 7, que fala sobre ter uma experiência mais formal e séria de relacionamento, sociedade ou parceria, a quinta casa é onde nos envolvemos com o outro apenas por prazer e diversão, de uma forma mais leve e espontânea.

O tema "sexo" é geralmente associado a Casa 8, mas este seria um sexo mais profundo, pactuado, a fusão máxima dos seres em sua troca de recursos - de corpo e alma, sorvendo o recurso alheio a fim de se obter uma forte consumação da união. A Casa 5 também trata de sexo, mas do sexo casual, mais leve ou confortável, como uma forma de prazer mais descontraído, divertido e sem vínculos avançados.

Qual o real prazer que tiramos das coisas?

A quinta casa nos mostra que a vida é muito mais do que simplesmente existir, fazer coisas por obrigação ou do que aquele comportamento de "fazer por fazer". Trata sobre o prazer obtido nas coisas grandes ou pequenas que nos propomos a fazer, nos papéis que exercemos na vida e em tudo o que nos envolvemos.

Fala sobre qualquer tipo de prazer que você extraia de suas ações. Você pode ter prazer em trabalhar, por exemplo. Prazer em ajudar, prazer em dormir, ficar à toa... enfim, se você gosta de fazer algo e tem prazer em fazê-lo, é disso que a Casa 5 fala, de acordo com toda a configuração astrológica envolvida entre os signos, planetas e aspectos que interagem com ela.

Ter uma Casa 5 fortemente populada ou aspectada pode deixar uma pessoa presa aos bons tempos, envolvida em gastos e indulgências, muito embora uma pessoa mais criativa, fértil, com afinidade para criar projetos, ser generosa e ter boa percepção das artes, com uma intensa busca pelo prazer em tudo o que faz.

Por exemplo, uma pessoa com Vênus na Casa 5, geralmente tem mais sorte, pois o planeta ali costuma gerar bons frutos e se sentir muito à vontade.

Já ter Capricórnio, Saturno ou Plutão nessa casa pode tornar sua vivência um pouco mais mais séria, difícil e limitar a auto-expressão. Saturno, em especial, pode deixar a pessoa mais séria, travada, sem permitir-se demais, com uma maior timidez ou achando que precisa merecer muito o divertimento. Tais posicionamentos irão nos amadurecer antes do tempo, travar um pouco nossa criança interior e trazer pressão e um tipo de consciência que irá diminuir àquela sensação infantil de ignorância sadia, livre, alegre e espontânea. E um pouco de ignorância, quando bem pontual, tende a ser sinônimo de felicidade.

Interpretações Extras

Para interpretações além do mapa natal, como na astrologia horária e mudana visando respostas para acontecimentos, locais, governos ou situações específicas, a Casa 5 significa basicamente teatros, lugares de diversão e prazer, a taxa de natalidade, crianças, assuntos de cunho sexual, esportes, especulação e jogos, feriados, parques, escândalos, festas, mercado de ações. ...