quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Casa 03

Casa 3 representa a primeira tomada de consciência e o primeiro processo de distinção entre nós mesmos e o mundo que nos cerca. Indica os mecanismos intelectuais que nos movem a seguir em uma determinada direção. Aqui, conseguimos entender como as pessoas são diferentes de nós e quais são as características nos separam, como a linguagem e a forma de se comunicar, por exemplo.

Depois da grande liberação de energia no nosso nascimento (Casa 1) e do nosso contato mais imersivo no plano material (Casa 2), chega o momento de percebermos o mundo exterior, de interagir com o que há à nossa volta. Por isso, a terceira casa é considerada a porta para o conhecimento, a distinção das coisas, o senso de comunidade e a comunicação entre as partes, representando todos os assuntos relativos à comunicação.

É casa que representa o meio onde vivemos e o ambiente da nossa infância, representando nossa educação infantil no nível da escola primária. O signo que possui uma afinidade natural com a Casa 3 é Gêmeos e o planeta é Mercúrio.

É frequentemente referida como a melhor "das piores casas" ou "a pior das melhores casas". Por ser uma casa cadente, não é particularmente poderosa, mas pelo menos não possui alguns estigmas e temas negativos quanto outras casas do mesmo tipo, como doenças (Casa 6) e prisão, loucura (Casa 12).

A Casa 3 fala do nosso lado racional, se somos mais ou menos espertos em lidar com determinadas questões na vida, principalmente as mais práticas. O tema inteligência, quando relacionado a esta casa, tem a ver com a nossa capacidade de análise e compreensão básica (e prática) das coisas, como usamos nossa inteligência para conseguir agir em nosso mundo pessoal e para com aqueles que estão nele, nos rodeando.

Basicamente, mostra como lidamos com o nosso aprendizado imediato, como é ou foi a nossa educação básica, além de como interagimos com aqueles que estão inseridos em nosso ambiente mais próximo e local: irmãos, vizinhos, tios, conhecidos, primos e colegas. Também pode nos dar algumas pistas sobre como compreendemos o mundo ao nosso redor e revelar muito sobre nossa maneira de processar e transmitir informações, escrever e nomear as coisas, como reagimos ao conhecimento que nos chega e como exploramos o mundo que nos cerca.

Reconhecer os benefícios da terceira casa em um mapa astral nos permite enxergar oportunidades para melhorar a nós mesmos. Ter uma casa 3 tensionada pode significar perder a vontade ou a capacidade de adquirir novas habilidades, menor curiosidade e menor vontade de aprender novas palavras.

Esta é uma casa muito influenciada pelo elemento do signo em que está em sua cúspide, se relacionando fortemente a um aspecto mais emocional quando está em um signo de Água, a pensamentos mais proativos e criativos quando em um signo de Fogo, à praticidade e realismo quando em um signo de Terra e ao lado social e dos contatos quando em um signo de Ar.

É sabido que algumas ações precisam ser bem pensadas e aprofundadas, mas outras devem ser quase que automáticas. A casa 3 está ligada aos dois modos, mas mais com a forma rápida e automática de pensamento. O conhecimento implícito e semi-automático é um tema de Casa 3. Por exemplo, dirigir um carro sem pensar nos detalhes do ato, de maneira quase mecânica e chegando a algum lugar sem nem perceber como chegou. Aliás, esta casa também fala sobre as características dos nossos meios de locomoção (qual é o nosso tipo de carro, por exemplo). Trata também dos equipamentos que costumamos usar em nossas atividades diárias, principalmente os ligados a comunicação como computadores, smartphones ou outros dispositivos.

Os lugares e espaços analisados na Casa 3 são aqueles em que nos sentimos confortavelmente aclimatados, que nos são muito familiares e corriqueiros. É basicamente o que se passa em nosso ambiente diário e local. Seu escopo possui temas simples como a padaria que visitamos todas as manhãs, a praça que passamos na volta do trabalho, o vizinho e porteiro que sempre cumprimentamos e conversamos sobre o sol e a chuva, etc. Dependendo dos astros e signos envolvidos na configuração da Casa 3, podemos ser mais ou menos expressivos e comunicativos, interagindo mais ou menos facilmente em nossa comunidade.

Comunicação é a chave

Como tratante da transmissão do conhecimento, do aprendizado e da troca de informações em geral, a Casa 3 governa a educação primária e secundária embora não a superior, as viagens curtas como aquelas que fazemos em passeios de escola e eventos de trabalho, os passeios nas imediações e os laços familiares entre irmãos e irmãs. Descreve a natureza de nossos processos intelectuais, a qualidade do nosso pensamento lógico e linear, como nos adaptamos e entendemos o ambiente ao nosso redor, como observamos, deduzimos, aprendemos, organizamos e nos comunicamos de forma prática. Assim, ela dá dicas sobre o nosso estilo de aprendizagem, indicando qual o melhor caminho para assimilarmos e comunicarmos o conhecimento assim como o nosso potencial para tais coisas.

A Casa 3 traz uma grande ênfase em tudo o que gira em torno da língua e da literatura. Também cuida da inteligência, destreza e astúcia. Refere-se à educação, particularmente a tradicional e tem a ver também com a nossa capacidade de escrita, aprendizagem e discursos. Uma casa 3 bem aspectada e fluida, com astros e signos afins, pode fazer parecer que a pessoa possui uma mente quase que simbiótica com as outras, algo que ajuda na compreensão geral das coisas.

Simboliza também a tomada de consciência ante a ignorância, nossa racionalidade, o ceticismo, qual é a nossa forma de aprendizado de algo que ainda não sabemos. Demonstra nossa capacidade de fazer algo utilizando nossos recursos mentais. É a casa que diz: "Pense, processe e passe adiante".

Dependendo da configuração da casa 3, ou seja, do signo, planetas e aspectos que ocorrem ali, estes processos são efetuados de diferentes formas por cada pessoa. Se você sentir dificuldades em se comunicar com outras pessoas, analisar o escorpo da terceira casa pode gerar entendimento e oferecer soluções. Quando há a presença de planetas maléficos, pode haver uma tendência a ter problemas com a comunicação ou transportes, por exemplo. Já uma boa configuração planetária pode ajudar o nativo a possuir habilidades ou conhecimentos específicos, como mecânica, escultura, desenho técnico, etc.

Interpretações Extras

Para interpretações além do mapa natal, como na astrologia horária e mudana visando respostas para acontecimentos, locais, governos ou situações específicas, a Casa 3 significa basicamente os meios de comunicação e de transporte como ferrovias, tráfego rodoviário e fluvial, carros, ônibus, metrô, cidades e nações vizinhas, todos os meios de divulgação de notícias e informações, envios, mensagens, correios, mídia, sites, telefones, jornais, revistas, publicações efêmeras e periódicos.

...