Gemeos
GÊMEOS - A busca da variedade
Examinamos o Fogo Cardeal e a Terra Fixa. Agora encontramos o delicado e jovial signo de Gêmeos. Gêmeos é alegre, brincalhão, um tanto evasivo, como seu planeta regente Mercúrio/Hermes. Hermes era conhecido dos gregos como Guia dos Três Mundos, Morador do Crepúsculo, Senhor dos Pastores (regente esotérico do carneiro), Patrono dos Comerciantes, Padroeiro dos Ladrões.
Era informalmente conhecido como patrono da magia, da feitiçaria e da alquimia, provedor da boa fortuna nas encruzilhadas, causador de infortúnios aos desprovidos de discriminação. Ele ajudava heróis e pessoas comuns na busca de uma solução rápida. Era o único do Panteão Grego que não tinha morada no Olimpo, estando sempre em movimento entre os três mundos. Era o Guia e o Mensageiro do Olimpo, da Terra e do Hades.
Hermes era eternamente jovem - o eterno adolescente. Às vezes as estátuas de Hermes representavam-no como um jovem com uma barba pontuda, e às vezes sem barba, mas quase sempre jovem. Os romanos, e mais tarde os alquimistas medievais, chamaram-no pelo nome que conhecemos através da astrologia - Mercúrio. Mercurius Alchemius.
Na astrologia, ele rege Gêmeos e Virgem. É interessante dar-se conta de que as pessoas com estes dois signos no Ascendente tendem a parecer vários anos mais jovens do que realmente são.
O Ascendente é a atitude, e as dádivas de Hermes a Gêmeos e Virgem incluem uma atitude Mutável e flexível com respeito às circunstâncias variáveis da vida; a habilidade de analisar os próprios erros e adaptar seu próprio comportamento; um senso de humor com relação a si mesmo, e uma curiosidade mental vívida a respeito da vida.
A versatilidade também é um presente de Hermes. Um signo fixo ascendente consegue ver apenas uma maneira de reagir a certas circunstâncias e agarra-se rigidamente a esse modo de ver; Mercúrio prove ao Ascendente Gêmeos uma variedade de opções - inúmeras maneiras possíveis de reagir à mudança.
Jung diz que na alquimia o "Mercúrio astrológico" era a mente fluida, móvel, mercurial. A mente em si (separada do resto da psique) é dual e amoral. Ela pode levar-nos tanto a uma direção positiva como a uma direção negativa. Hermes é "de duas mentes", especialmente como regente de Gêmeos.
Nos sonhos, diz Jung, o homem com o boné e a barba preta pontuda era visto como o demônio; Mefistófeles, em Fausto, era um guia negativo para a alma. (Jung, Psychology and Alchemy). A curiosidade mental pode levar a descobertas brilhantes ou a experiências com conseqüências dolorosas.
É por isso que os alquimistas medievais rezavam pedindo o poder de distinguir entre o bem e o mal, para "... expulsar a escuridão de nossas mentes". (Jung, Alchemical Studies). Os hindus têm uma oração semelhante, "Senhor, guia-nos da Escuridão para a Luz." Jung salienta que a civilização ocidental abandonou a oração simples dos alquimistas, e, ao deificar a razão, esqueceu também o lado mais sombrio da mente dual.
Ele nos lembra que, no século XVIII, os filósofos franceses "iluminados" coroaram a Deusa Razão na Catedral de Notre Dame. A veneração da razão continuou nos dois séculos seguintes, enfatizando o positivo, progressivo, inventivo e científico poder da mente. (Alchemical Studies).
Em Puer Aeternus, Marie-Louise von Franz analisa os perigos de se viver exclusivamente na cabeça. Ela diz que, segundo Jung, o tipo emocional tem mais probabilidade do que o tipo racional de entrar em contato com suas próprias qualidades criativas, sua singularidade e seu sistema de valores.
Enquanto o tipo emocional é capaz de envolver-se emocional e sinceramente num relacionamento, o tipo racional tende a deter-se e a analisar a si mesmo, a seu companheiro(a), a vida, e em geral, como diz Von Franz, "encontra um cabelo na sopa".
Jung atribuiu isto à tendência do intelectual de pensar estatisticamente, o que é deprimente. Ele pensa, "Há milhares de pessoas como eu, com uma experiência idêntica, na cidade onde vivo. Há milhares de pessoas que saem todas as manhãs para trabalhos iguais ao meu.
Penso que amo uma mulher única (ou homem) mas na realidade há milhares exatamente como ele/ela! Que tédio!" Isto não ajuda a pessoa a encontrar significado, felicidade, alegria em seu trabalho e em seus relacionamentos. Além disso, o puer/puella também tende a uma baixa vitalidade, a uma libido fraca; ela(e) vê seu corpo como algo frágil e incapaz de realizar coisas que outros são capazes de concretizar na vida.
Ela(e) pode, portanto, dormir tarde, fumar bastante, ingerir drogas para refugiar-se num estado alterado de consciência, sonhar e fantasiar sobre o futuro, ver o momento presente como algo transitório que deve ser vivido, e pensar que o futuro oferece maiores possibilidades que o presente.
Em Gêmeos, lidamos com o Ar mutável, o qual representa a observação, a análise, a classificação racional dos dados, a objetividade. Temos a mente consciente (Mercúrio) processando a informação. Em Virgem, outro signo de Hermes Mutável, encontramos Mercurius psychopompus, ou Hermes como Guia aos Infernos e aprendiz de feiticeiro, o curador mágico que empunha o Caduceu.
Como a mente fluida, Hermes parece mais feliz quando em movimento. Não lhe agrada ficar no mesmo lugar por muito tempo. Se ficar, pode criar raízes. A situação a seu redor pode cristalizar-se através de vínculos e obrigações, rotinas e estruturas, e a vida então se tornaria insípida.
Sem novos mexericos e experiências, a vida deixaria de ser excitante, divertida e informativa. Seus sonhos para o distante futuro poderiam nunca ser realizados. Se seu ideal de perfeição se desvanecesse, Hermes ficaria perplexo diante de uma realidade imperfeita.
Hermes corresponde a Peter Pan, o Eterno Jovem (Puer Aeternus) que se recusou a crescer e assumir responsabilidades. Por essa razão, Jung percebeu o puer como o oposto do senex (Saturno) - como a criança que se recusa a crescer e formar sua base, a sossegar (a tornar-se uma personalidade saturnina).
O puer divisa o futuro e evita compromissos no presente; ele se assemelha fortemente a Hermes e ao aéreo arquétipo geminiano. Gêmeos procura evitar a realidade enfadonha o mais possível. Os geminianos cujos horóscopos são escassos em Terra e sobejos em Ar dirão, por exemplo, ao astrólogo, "Não tenho muitos amigos de signo Terra. Considero-os pesados, sérios e, para ser honesto, pessoas enfadonhas."
Gêmeos é um signo muito inventivo, imaginativo - a imaginação é também uma característica dos mitos de Hermes - e a alicerçada Terra, da perspectiva de Gêmeos, está tão estruturada que não tem condições de ser criativa. Assim, o geminiano coleta os fatos e os reúne de uma maneira inventiva, nova, experimental.
Muitas vezes, uma criança geminiana se aborrece com a escola e, por ser inteligente, diz aos pais, "Quero parar de estudar depois de terminar o 2e Grau e viver a vida. Sou inteligente, você sabe, mamãe. É apenas uma decisão temporária, de curta duração. Eventualmente, posso voltar à escola e me formar." Mas decisões de curto prazo têm conseqüências de longo prazo.
Neste caso, mamãe pode concordar com o geminiano, "Ele voltará à escola. Ele é o mais brilhante dos meus filhos. Sempre foi o primeiro a aprender as coisas novas; ele adora aprender. Em poucos anos voltará à escola (9ª Casa - Educação Superior) e então saberá que profissão escolher. Estará mais amadurecido nessa época."
Um astrólogo poderia dizer a essa mãe, "Sim, ele era o primeiro a aprender as coisas novas, mas era também o primeiro a enjoar delas. Muitos que abandonam o 2º Grau ou os primeiros anos de faculdade nunca voltam. A decisão temporária tem, de fato, conseqüências duradouras.
Isto pode não ser inteligente (joviano). Por que não motivar o filho(a) a consultar um orientador vocacional da escola que possa indicar um programa de aprendizagem mais desafiador do que a sala de aula, ou que possa ajudá-lo a encontrar alguma variedade em cursos opcionais com professores mais interessantes?"
Além dessas considerações práticas como capacidade de aprendizagem que preparam o geminiano para um emprego, a 9ª Casa tem um papel expansivo a desempenhar no desenvolvimento de uma jovem mente analítica. Os dois signos de Hermes, Gêmeos e Virgem, precisam mover-se do específico para o geral, do fato concreto para o quadro mais amplo.
As exigências das artes liberais geralmente têm um efeito de abertura. Os cursos do tipo joviano incluem filosofia, línguas estrangeiras, direito, história de culturas e civilizações estrangeiras, programas de viagem (como, por exemplo, viagens de um ano no estrangeiro para alunos do 1° Grau), cursos de literatura e grandes obras que expõem o aluno a uma ampla variedade de idéias e a bons escritores que usam a língua materna com grande destreza. Todos esses são meios valiosos de integração da 9ª Casa.
Concluindo, uma pessoa culta domina a arte de estudar; ela gosta de aprender. Ela sempre pode ocupar sua mente de uma maneira positiva. Por gostar do estudo, sempre preenche seu tempo livre freqüentando cursos sobre novos e diferentes assuntos. Pelo seu amor ao aprendizado, ela pode participar do arquétipo sagitariano diretamente, a partir das cartas do cônjuge viajante ou de troca de idéias com o cônjuge estudante.
Se o geminiano gosta do estudo, ele se dedicará a ele, em vez de depender de que seu cônjuge chegue em casa para estimular sua mente. Sei que muitas pessoas nascidas no arquétipo de Gêmeos se casam com viajantes - por exemplo -, vendedores, pessoal militar ou da aviação, diplomatas, ou professores em licença para viagens de estudo.
Quando o cônjuge viajante se vai, o geminiano tem muito tempo à disposição. "Uma mente ociosa é a oficina do diabo", diz o velho adágio. Os signos de Ar tendem a sentir-se intensamente entediados. A escola é uma saída para o tédio. O geminiano educado que desenvolveu sua mente e seus recursos interiores terá menor probabilidade do que o não educado de ceder à tentação (Mefistófeles, ou o lado escuro da mente) e de ter o seu negócio.
Assim, mesmo eticamente, a educação ajuda a desenvolver as alternativas do geminiano - e a polaridade da 9ª Casa propicia uma grande variedade de opções para sua personalidade mentalmente inquisitiva.
Ao falar de suas sessões de terapia com a personalidade puer, entretanto, Von Franz adverte que este arquétipo não está inclinado a receber conselhos - especialmente conselhos que exijam trabalho, acomodação ou vida dentro de limites. (Hermes, lembramos, era o deus fora dos limites que ajudava o viajante em trânsito).
A escola é uma estrutura restritiva para o jovem. Gêmeos/Gêmeos ascendente precisa estar em contato logo no início da infância com a estimulação que a leitura oferece, com os recursos interiores que podem ser descobertos e desenvolvidos por uma mente controlada.
Von Franz também adverte que puer/puella é habilíssimo em convencer o terapeuta de que já concluiu o trabalho interior e acabou a terapia. O geminiano domina rapidamente o vocabulário, o jargão de qualquer terapeuta e é muito precoce. O geminiano é presenteado com um talento verbal considerável.
Pode-se quase ouvir o puer geminiano dizer, "Oh, sim, eu liberei minha criatividade 'especial'; eu integrei meus aspectos sombrios positivos, lutei com o lado sombrio negativo, me relacionei com o complexo materno - estou pronto!"
Von Franz diz que gasta energia para apanhar o puer em algo. Ela pergunta, "O que você fez esta manhã? A que horas levantou? A que horas chegou em casa para almoçar? O que tem para o trabalho desta tarde?" De outro modo, as fantasias mentais do puer e seu sentido de realidade tendem a misturar-se.
CG. Jung pensava que a puella deveria ficar em casa com as crianças mais novas, o que para ela é um trabalho difícil e deveria dar-lhe uma base. Tentei recomendar isto para geminianas na progressão de Câncer - geralmente não antes. A maioria delas parece ficar muito ofendida, a menos que tenha vários planetas em Câncer natal (maternal) para que o Sol em progressão entre em conjunção.
Em Puer Aeternus, Von Franz acha que Jung está certo a este respeito como solução para as mulheres de Gêmeos sexualmente ativas, mas não diz se alguma delas deu ouvidos à admoestação. Minha própria clientela puella consiste principalmente de mulheres acadêmicas com uma alta porcentagem de planetas Ar, muitas das quais têm o Sol em Gêmeos ou Gêmeos ascendente.
Tenho clientes com conjunção Sol/Urano que são estudantes eternos, e quando se trata de realmente começarem a trabalhar na área escolhida encontram um "cabelo na sopa" e voltam para a escola. Von Franz menciona que o puer junguiano é um tipo nervoso. Isto descreve também o tipo de Gêmeos/Gêmeos ascendente.
É interessante que o puer de Jung, o eterno adolescente do tipo Hermes, tem um talento literário geminiano. Dois exemplos geralmente citados nas palestras e textos junguianos sobre a Criança Eterna são Antoine de Saint-Exupéry e Harry Crosby, os quais não apenas flertavam com o perigo e desafiavam a morte, mas também consideravam-se literatos, artistas das letras.
Crosby conservou sua natureza traquinas exuberante até o dia de seu suicídio, enquanto Saint-Exupéry derramou seu lado pueril numa figura-sombra, o Pequeno Príncipe. O Príncipe era ingênuo, inocente, espontâneo, e capaz de expressar seus sentimentos, suas necessidades, o que Saint-Exupéry não conseguia fazer.
Saint-Exupéry voava de um lado a outro para passar algumas semanas de cada vez com sua amuada esposa, fumava ópio com sua namorada e escrevia para sua mãe, que preferia vê-lo com a namorada viciada em ópio do que com a esposa. Saint-Exupéry também deixou um livro belo e sentimental, cheio de encanto, de figuras infantis de sua sombra, seu príncipe especial, e um relatório da viagem do puer à plenitude. Sua própria jornada abortou por uma queda fatal do avião no deserto.
Cento e oitenta graus afastada de Gêmeos está a sabedoria, o poder de pôr os fatos em perspectiva - Sagitário. Júpiter, regente de Sagitário, era o pai de Hermes, no mito. Hermes era um escriba de Júpiter (embora a imagem de escriba se ajuste a Virgem/Virgem ascendente mais do que a Gêmeos), e na mitologia babilônica, Nebo, o equivalente de Hermes, era escriba de Marduk, o Júpiter babilônico.
Esta polaridade de Gêmeos a Sagitário significa que os fatos ajudam a levar Gêmeos à sabedoria se Gêmeos puder colocá-los em perspectiva apropriada - pode aprender a sintetizar. Ser escriba não é uma meta muito excitante, embora participar de uma série de cursos sem relação entre si possa ser bastante divertido para o eterno estudante geminiano. (Júpiter rege a 9S Casa, a academia, oposta à 3ª Casa ou Gêmeos, os fatos concretos e os hábitos de estudo.)
Júpiter era o regente clássico de Peixes antes de Netuno ser descoberto. Assim, mitologicamente, os mesmos deuses regiam o eixo do sexto até o décimo segundo signo - Hermes (Virgem) ao Pai Júpiter (Peixes), mas há uma ênfase maior na lógica versus intuição da Sexta à Décima Segunda Casa.
No caso dos dois signos regidos por Hermes, a integração das polaridades poderia envolver o aprendizado do que fazer com os fatos. Este é freqüentemente o dilema que os filhos de Hermes apresentam quando se dirigem ao seu astrólogo. "Tenho seis boas razões para abandonar meu emprego e voltar à escola", diz o Hermes lógico, "e seis boas razões para não abandoná-lo." "Tenho seis boas razões para mudar para Nova York e seis para permanecer na Califórnia." "Acho que meu namorado é a pessoa certa com quem me casar, mas tenho seis boas razões para achar que não vai dar certo."
Esta é a encruzilhada da tomada de decisão para nosso primeiro signo Ar. Nosso próximo signo Ar, Libra, enfrentará o mesmo dilema de indecisão, só que de uma maneira menos nervosa. Como regente do Mutável Ar, Gêmeos, Hermes não tem sossego, e é muito ligado.
Gêmeos fica na encruzilhada e busca um guia. O glifo de Gêmeos é o símbolo que se assemelha ao numeral romano II - o princípio da dualidade, como os hindus o chamam nos Upanishades. Os gregos chamavam o glifo de Portões de Hércules, os portões do mundo dos opostos.
Recentemente, em Éfeso, na Turquia, nossa guia pediu-nos para caminhar em silêncio pelos assim chamados Portões de Hércules. "Vocês por acaso são mais sábios?", ela perguntou. Mas nenhum de nós admitiu ter maior sabedoria ou maior discriminação ao tomar decisões. Em Gêmeos, há uma certa falta de ligação emocional com a idéia; as idéias são buscadas e admiradas por seu próprio valor intrínseco - por puro estímulo mental.
Hermes, a mente lógica, está aí para dar uma solução rápida, mas não pretende que seja necessariamente uma solução sábia. CG. Jung o viu como um traquinas ou trapaceiro, e ele de fato tem esse lado em sua personalidade. Ele é retratado em vasos às vezes dando a um marido uma poção sonífera e conduzindo sua esposa ao encontro do amante - outras vezes reunindo cônjuges separados. Ele é amoral.
Hermes/Mercúrio opera no contexto de uma situação concreta, específica (3ª Casa). Ele avalia as circunstâncias particulares e determina um curso de ação apropriado. O arquétipo sagitariano, em oposição, representa um imperativo moral ou ético (9ª Casa).
Júpiter (Pai Zeus, juiz dos homens, dos deuses e dos semideuses) atua com uma determinação enérgica baseada em sua percepção da verdade, da ética e da moralidade absoluta aplicada à situação particular. Hermes/Gêmeos reflete; Júpiter reage.
Hermes travesso aparece também nos sonhos das pessoas quando elas se tornam muito pomposas, asfixiantes, ou excessivamente saturninas em seus papéis sociais (personas) no mundo exterior. Em Man and His Symbols, Jung apresenta um relato humorístico de um bispo trajado em todo o seu esplendor, assentado em seu trono segurando no alto sua mitra (o cajado de pastor de Hermes) num ritual solene, talvez uma crisma.
De repente, uma telha do teto exatamente acima do trono se solta e cai, atingindo o bispo na cabeça. Os adultos prendem a respiração, chocados, enquanto o grupo de coroinhas cai sem querer na risada. Coisas como essa acontecem nos sonhos e também no estado desperto para nos lembrar, através de nosso embaraço ou humilhação, que devemos manter nosso senso de humor, nossa espontaneidade e alegria infantis; que devemos agir apropriadamente nas situações que se apresentam em vez de representar um papel social ou de usar uma máscara de autoridade.
Um exemplo da polaridade de Hermes a Saturno que o astrólogo freqüentemente encontra é a da decisão de curto prazo com conseqüências duradouras. Um caso típico é o encontro do autor Saint-Exupéry com sua personalidade, o Pequeno Príncipe. Quando o Pequeno Príncipe, uma criança especial, de cabelo dourado, vindo de um minúsculo asteróide, subitamente lhe apareceu no deserto, Saint-Exupéry tomou uma decisão de curta duração de momentaneamente apresentar-lhe evasivas.
Ele ainda não sabia se a aparição era uma Sombra positiva ou negativa, uma figura útil que poderia apontar-lhe um crescimento futuro ou alguém que poderia fixá-lo em sua infância. A situação claramente pedia que Saint-Exupéry se livrasse da Criança e consertasse o motor para que o avião pudesse voar novamente, antes que sua provisão de água se esgotasse, no deserto. E Saint-Exupéry não era tão hábil em coisas práticas como mecânica de aviões.
Ele não pôde deixar de mostrar seus dois desenhos de infância ao Príncipe. Durante toda sua vida ele os havia levado consigo, na esperança de encontrar alguém que desse uma rápida olhada e reconhecesse sua jibóia tentando digerir um elefante, alguém que pudesse explicar por que os desenhos o assustavam.
O Príncipe (que era, sem dúvida, parte do próprio Saint-Exupéry) disse-lhe imediatamente o que eram as criaturas nos desenhos, mas não o que elas significavam. Em vez disso, o Príncipe pediu-lhe que desenhasse um carneiro que pudesse levar com ele para sua casa no asteróide.
Saint-Exupéry, pensando em sua água potável que diminuía, rapidamente tentou rabiscar três carneiros, mas nenhum deles satisfez o Príncipe. Ele explicou que poderia ter se tornado um verdadeiro artista se os adultos à sua volta tivessem estimulado seu talento na infância, mas eles não o haviam feito, e por isso ele não era bom em desenhar carneiros.
"Esse carneiro é muito velho.
Esse outro é um bode; veja seus chifres!", disse o Príncipe. Então, Saint-Exupéry disse, "Aí está uma caixa com buracos. O carneiro está dentro; você não pode vê-lo mas ele está aí. Pegue-o e vá embora." E voltou a seu manual de instruções. O Príncipe acreditou nele por algum tempo, "Oh, ele está dormindo na caixa; eu vejo. Vou voltar mais tarde. Preciso de uma mordaça para que ele não coma minha rosa. Você pode me desenhar uma mordaça depois."
A alucinação do Pequeno Príncipe do minúsculo asteróide é semelhante ao sonho arquetípico da Criança. É a imagem do sonho um Hermes positivo ou negativo? Essa imagem provém do Self para guiar-nos? Ou é uma parte de nós mesmos que deve ser encarada e em seguida liberada? Ela nos apresenta alguns traços negativos que vemos nos outros mas que não queremos ver em nós mesmos?
Quando o Príncipe voltou para pegar o desenho da mordaça para pôr na caixa com o carneiro, ele falou a Saint-Exupéry sobre a vida no asteróide. O autor continuou trabalhando no avião. Havia dois vulcões ativos e um inativo no asteróide. Cada manhã, antes do desjejum, o Pequeno Príncipe os limpava para que não entrassem em erupção. (A mente limpa a libido.)
Havia também uma bonita rosa; para o príncipe, ela era a única rosa que existia, porque ele nunca tinha visto outras. Ela era sensível a correntes de ar e resfriava-se facilmente. Ele era responsável por ela, mas a havia regado bem e a abandonado, indo em busca de um carneiro para levar para casa. A rosa era uma criatura temperamental (como a esposa de Saint-Exupéry) em contato com seus sentimentos e na verdade muito exigente; ela tinha valores arraigados. Tinham brigado.
Sua viagem à Terra - o deserto - era aparentemente uma espécie de férias da presença da rosa. Ele não sabia se voltaria para ela ou não. Saint-Exupéry disse ao príncipe que há muitas espécies e cores de rosas, não apenas uma rosa. O Príncipe chorou. Como sua rosa ficaria triste se soubesse isso. Como ele ficou triste ao sabê-lo! Ele rolou na areia do deserto, dizendo, "Não sou um Príncipe muito importante. Possuo apenas uma rosa e três vulcões, e um deles, ainda por cima, é inativo."
Saint-Exupéry não tinha ainda terminado o desenho da mordaça para o carneiro, quando o Príncipe saiu a perambular. Ele encontrou uma cobra amarela (um desejo de morte; a cobra oferecia a possibilidade de sua morte e o retorno a seu asteróide e sua rosa). O Príncipe combinou encontrar-se com a cobra mais tarde, compartilhar de seu veneno e voltar para casa com os desenhos.
Ele também encontrou uma raposa astuciosa e ladina. "Você poderia me domesticar. Você poderia ficar aqui, agora, neste planeta", disse a raposa. Mas o Príncipe não ouviu. Pensava em sua rosa e queria voltar para casa. Antes, porém, ele queria a mordaça para proteger sua rosa do carneiro.
Saint-Exupéry, quase terminando o trabalho no motor, olhou para cima e viu que o Príncipe estava de volta. Balançou a cabeça. "Já de volta e eu ainda não tenho sua mordaça." (A criança interior é muito exigente nos sonhos, também; parece estar sempre retornando.)
De repente, Saint-Exupéry perguntou à Criança por que ela precisava do carneiro e teve uma intuição instantânea da personalidade da Criança e do puer. "Oh, para que eu não precise mais trabalhar. O carneiro pode fazer o trabalho por mim", disse o Príncipe. "Veja, no asteróide temos os baobás que, se ficarem adultos, desenvolverão suas raízes através do asteróide e o partirão em dois.
Isto na verdade aconteceu com um asteróide vizinho - ele foi destruído pelas árvores. Tenho que trabalhar para cortar todos os brotos jovens, mas um carneiro poderia facilmente fazer isso por mim comendo-os, e assim eu estaria livre todo o dia."
Este é um tema agradável ao coração do puer, liberdade em relação ao trabalho mundano, rotineiro. Como o Pequeno Príncipe e seu carneiro, o puer inventa muitas teorias boas para evitar o trabalho. Mas provavelmente neste caso a Sombra Príncipe especial refletiu o ideal puer de Saint-Exupéry.
Nesse evento, o Príncipe não é um guia que representa o Self, mas uma Sombra mais negativa enviada para mostrar ao puer seu lado escuro. O Príncipe tinha um desejo de morte como de puer, ele queria deixar a Terra e retornar a um mundo ideal - o Inconsciente - para ser livre.
Em seguida Saint-Exupéry perguntou ao Príncipe se gostaria de levar o desenho do elefante - o favorito de sua infância - com ele para o asteróide. Talvez ele pudesse comer os brotos no lugar do carneiro. Mas o Príncipe disse, "Não! Meu asteróide não é bastante sólido para suportar o peso sequer de um único elefante!"
Isso parece significar que Saint-Exupéry deveria tentar fazer um trabalho mais comum, como um carneiro faz, seguindo ocupações menos imponentes por algum tempo, em vez de arriscar-se voando sobre o deserto.
Von Franz vê o elefante como representando o complexo materno de Saint-Exupéry. Isto está de acordo com a interpretação asiática do elefante como símbolo da Deusa Mãe. Saint-Exupéry havia se sentido aprisionado em sua própria infância entre uma jibóia e uma mãe devoradora.
Ele escapou pelo ar como piloto. O Príncipe vivia num asteróide onde o solo não era firme. (Não havia base.) O asteróide poderia dividir-se ou partir-se facilmente; de fato, uma cópia sua, outro asteróide, havia passado por isso. O Príncipe havia dado a Saint-Exupéry um aviso muito real.
Embora resistisse a seu trabalho de cortar brotos de árvores e fosse muito infantil, o Príncipe tinha, apesar disso, trazido uma importante mensagem. Se Saint-Exupéry não mudasse suas ocupações, se não fizesse algo ordinário ou não voltasse para sua rosa (esposa) por sua própria vontade, seu avião poderia partir-se, como o asteróide.
Finalmente, Saint-Exupéry tinha quase acabado o desenho; ele apenas precisava colocar uma correia na mordaça do carneiro. Seu avião estava pronto para levantar vôo, mas assim que se aproximou do Príncipe, a serpente amarela picou sua pequena Sombra, que no momento dava a impressão de assumir um corpo físico real, tão forte era a visão.
Saint-Exupéry tomou o Príncipe em seus braços e chorou, mas não podia trazê-lo de volta à vida. Ele sentiu muito sua falta, e continuou a procurá-lo em toda a parte até o dia em que seu avião caiu e ele morreu.
Os aspectos da vida do senex - praticidade, trabalho, vida ordinária insípida, compromisso com o cônjuge, responsabilidade, tudo isso permeia livremente a história, muito embora os desenhos sejam infantis e a linguagem sentimental.
Formar base e chegar a bom termo com os esforços pessoais são temas especialmente importantes. Saint-Exupéry, por exemplo, tinha curiosidade de saber se no asteróide o carneiro havia se libertado da mordaça e comido a rosa, porque ele não havia terminado de desenhar a correia.
O ponto principal do sonho-visão em que Gêmeos fica na encruzilhada parece ser o de que o intelecto não deve ser rápido demais em aceitar o mensageiro Hermes como vindo diretamente do Self, nem deve ser rápido demais em rejeitá-lo. Ele é malandro, mas provavelmente tem também uma mensagem válida.
Funcionou bem o desenho fácil e rapidamente esboçado de uma caixa com buracos com o intuito de iludir o Mensageiro. Ele voltou mais tarde e o sonhador pôde obter uma compreensão mais clara de sua natureza, de seus motivos e de sua mensagem.
Numa série de sonhos ou visões podemos pensar, "Há tempo - tornarei a contatar com meu Guia mais tarde." Entretanto, na vida real (estado desperto) nem sempre temos o interesse ou a oportunidade. Decisões de curta duração podem tornar-se soluções permanentes por negligência.
A serpente é uma figura interessante na história do Pequeno Príncipe. Obviamente, através de seu veneno poderoso ela era um libertador do Príncipe quando este estivesse pronto para voltar para casa. O desejo de morte do Príncipe era semelhante ao de Saint-Exupéry também, porque o autor não desistiu de voar em missões perigosas e acidentou-se.
Von Franz analisa o medo que o puer tem de senex - a velhice. O puer não quer viver por muito tempo, não quer ficar velho e rijo. Ele não aspira ser um ancião sábio; prefere antes ser lembrado como uma eterna criança loura com grande potencial, com um futuro excitante à sua frente.
Uma serpente em sonho, então, pode ser um desejo de morte para o puer, especialmente na meia-idade, quando ele está ciente das mudanças, que se constituem numa restrição das opções e oportunidades, e do envelhecimento do corpo. A meia-idade, de acordo com Von Franz, é muito difícil para o puer/puella.
Não é com freqüência que meus clientes puer mencionam pesadelos com cobras ou medo do envelhecimento. Entretanto, em contraste com os outros onze signos, quase todo geminiano levanta a questão dos irmãos. Esse vínculo cármico parece ser uma parte muito importante da jornada da vida nitidamente característica de Gêmeos.
Mesmo o Pequeno Príncipe, o livro-fonte arquetípico do puer, provavelmente teve sua inspiração na morte do irmão mais jovem do autor. (Von Franz pensa que o Príncipe é uma versão da criança que morreu, e a cena de miséria deprimente no final, em que o autor segura nos braços o Príncipe moribundo e se sente tão impotente em sua incapacidade de trazê-lo de volta à vida, está ligada à morte real do irmão menor de Saint-Exupéry.)
Na astrologia, morte e transformação andam juntas. Às vezes Hermes segura seu bastão-serpente, seu caduceu, sobre Gêmeos quando este se encontra na encruzilhada da vida e parece acenar a um irmão a fim de receber conselho ou ajuda. Em outros casos, o bastão-serpente parece significar a morte de um irmão e uma quase imediata transformação da vida de Gêmeos, que passa de puer a senex, quase sempre da noite para o dia, como concluo pelas experiências de meus clientes.
Uma puella com Gêmeos ascendente que havia sem sucesso tentado três profissões soube da morte do irmão mais velho às vésperas de um exame de qualificação. Na vez seguinte que a vi, toda sua animada despreocupação puella tinha sido substituída por uma séria expressão saturnina e um vocabulário de "deverias" e "terias".
"Assumi a cadeira de meu irmão na reunião do Conselho Diretor da empresa da família. Gostaria de tê-lo ouvido discutindo sobre os negócios ao longo dos anos, mas nunca me interessei por isso... Tinha meus próprios talentos e planos... agora, bem, é um desafio, mas aprendo depressa. Não há mais ninguém que deseje executar este trabalho, assim acho que devo eu mesma enfrentá-lo. Minha família espera isto de mim..."
Mais tarde, quando o desafio inicial da aprendizagem dos produtos e contatos tinha desaparecido, ela disse, "Eu me sinto tão gasta, tão cansada; como o deus grego Atlas quando tinha o peso do mundo sobre seus ombros."
Os signos mutáveis queixam-se freqüentemente de cansaço, de vitalidade baixa. Recomendei-lhe que desenvolvesse um projeto relacionado aos negócios - ou mesmo deles desvinculado - algo estimulante que energizasse sua mente, sua vontade de viver.
Obter maior lucro poderia ter sido um desafio excitante para seu irmão, mas seria muito ordinário para Gêmeos. Ela parece gostar da divisão de pesquisa e desenvolvimento, recentemente instalada, e da possibilidade de encontrar pessoas interessantes, pelo menos no momento presente.
Gêmeos tem um sistema nervoso sensível. As pressões da responsabilidade podem levar Gêmeos a fumar em excesso. Astrologicamente, Gêmeos/Gêmeos ascendente está associado aos pulmões, de maneira que o fumo, cumulativamente, é muito prejudicial ao corpo. Ou, como Harry Crosby, o puer arquetípico de Gêmeos, os geminianos tendem a relaxar com o álcool, e por fim perdem todo o interesse pelo seu trabalho.
Ou, como Saint-Exupéry e seu ópio, as drogas os fazem sentir-se mais criativos. Nada disso é bom para um signo que realmente precisa fortalecer o corpo. Os geminianos têm uma mente boa ao nascer (a menos que Mercúrio esteja afligido); não há necessidade de "melhorar" a mente com qualquer substância artificial.
E o corpo que necessita de atenção. Quando Gêmeos substitui o irmão falecido ou incapacitado, e assume as obrigações financeiras dele ou seus filhos menores, a pressão aumenta. O ar fresco e os exercícios, assim como as distrações saudáveis, podem ser negligenciados. O puer/puella brincalhão interior quer uma saída para sua espontaneidade, seu lado traquinas.
Freqüentes vezes, a vida pessoal (o casamento) sofre pela excessiva estruturação que ocorre quando puer se torna senex. Aqui temos um caso arquetípico em foco - o único Pres. americano de Gêmeos, John F. Kennedy, que assumiu o papel de seu irmão na realização das ambições paternas depois da morte do irmão na guerra. Pueril e atraente, como era descrito pelos meios de comunicação, o puer de Kennedy aparentemente veio à tona em casos extraconjugais.
Esta instabilidade no relacionamento tende a molestar os geminianos que vivem o papel de um irmão, ou que vivem uma vida demasiadamente estruturada através de sintonia com o Saturno natal numa posição angular no horóscopo.
Muitos Gêmeos parecem começar a vida como puer ou puella, mas mudam para um estilo de vida saturnino e acomodam-se em torno dos 30 anos, a idade do retorno de Saturno. Muitas vezes, como signos mutáveis, eles sentem que circunstâncias além de seu controle os impeliram a um certo caminho num ano de encruzilhada.
Muitos citam o destino da família, com o qual tendem a identificar-se se Saturno é forte nos seus horóscopos. As aspirações, expectativas e ambições familiares tornam-se personalizadas. Meu cliente típico de Gêmeos ascendente parece resistir à formação de uma base por mais tempo do que o que tem o Sol em Gêmeos; talvez, em termos de atitude, ele seja mais Peter Pan - carmicamente menos ligado à família e aos irmãos do que Sol em Gêmeos. Aspectos de Saturno em trânsito a Gêmeos ascendente são importantes no desenvolvimento do desejo de estabelecer-se, na carreira ou no casamento.
Mercúrio, ou Hermes, aparece no céu ao entardecer, quando os Upanishades nos dizem que as coisas não são o que parecem; este é o momento do dia em que uma corda é facilmente confundida com uma serpente. Se é lua cheia, torna-se difícil perceber Hermes no firmamento, porque ele se esconde; ele brilha com uma luz mais fosca do que a da Lua.
Ele também parece retrogradar em sua órbita três vezes por ano, em média. Nos tempos antigos, quando as pessoas observavam o movimento dos planetas, isto dava uma aura de mistério ao deus noturno. Diz-se que ele se materializou de lugar nenhum, com seu caduceu mágico - duas serpentes que ele hipnotizou e entrelaçou para formar seu cajado.
Ele fez suas sandálias com ramos de murta e nelas colocou asas para vôo rápido. Portava um escudo e usava um boné de invisibilidade, o qual às vezes emprestava para heróis em necessidade. Ele tinha liberdade para admoestar o herói, mas não lhe colocava as questões éticas mais profundas da busca.
Aqueles dentre vocês que têm Gêmeos proeminente em seus horóscopos apreciarão a leitura dos mitos fragmentados de Hermes no Pausanius' Guide to Greece, I & II, Penguin Paperbacks, ou no The Homeric Gods, de Otto Wallace.
Essas histórias parecem mais fragmentos de mitos porque não são longas nem complicadas, como Jasão e o Velocino, ou Teseu e o Minotauro. Todavia, elas são completas e dão à mente humana a mesma ênfase que os Upanishades e os Yoga Sutras de Patanjali.
Se fôssemos realmente examinar nossos motivos e monitorar nossos próprios pensamentos - nossos "humores mentais", como Liz Greene os denominou (Astrology of Fate, "Gemini"), ficaríamos assombrados com a dualidade que encontraríamos dentro de nós - as sombras de luz e trevas que nossos pensamentos refletem.
Os mitos de Hermes parecem-me tão breves quanto a atenção de uma criança geminiana. Na primeira história, Hermes ainda está em seu berço. Ele é esperto, loquaz e precoce. Dizem que é o filho mais esperto de Júpiter, e Júpiter tinha uma progênie considerável.
No mito, Hermes engatinha do berço para a floresta, e rouba o gado de Apolo, esconde-o, e volta para o berço fingindo dormir. Quando Apolo descobre a falta do gado, vai a Júpiter e exige que o mesmo seja encontrado e devolvido, e que o ladrão seja julgado.
Hermes é chamado ante o Tribunal do Todo Altíssimo Zeus (Júpiter) e responde à acusação com inteligentes histórias. Ele está curioso para descobrir se pode escapar ou não. Apolo está furioso. Júpiter ri até que lágrimas rolam por suas faces, e diz, "Você não compreende que Apolo é o deus da profecia? Como ele poderia não saber quem lhe roubou o gado?"
Júpiter estabeleceu uma data para a devolução dos animais. No dia aprazado, enquanto Apolo esperava por ele, Hermes roubou seu arco e flecha. Ele então modelou uma bonita lira que tentaria negociar com Apolo pelo arco e flecha.
Hermes recebeu muitos cognomes em função desta pequena história - patrono dos ladrões, padroeiro dos negociantes (pela barganha com Apolo), descobridor de objetos perdidos (o gado), e mentiroso.
Há também uma história em que ele ensina seu filho, Autólito, a contar mentiras convincentes. Tudo por diversão. Muito raramente há baixeza em Hermes ou Gêmeos. Você pode encontrá-lo na pessoa do funcionário brincalhão em seu escritório, um companheiro bem disposto, agradável e estimado por todos.
Hermes é generoso com seus serviços. Gosta de viajar entre os três mundos e manter-se ao corrente de tudo o que é dito. Ele dá o melhor de si para viajantes em dificuldades, mas na tomada de decisões de encruzilhada, a sabedoria (Sagitário) e a amabilidade (Peixes) de Júpiter podem ser de maior ajuda.
Gêmeos freqüentemente pede ajuda nas encruzilhadas da vida. Ele sente que os prós e contras que arrolou realmente não somam para uma decisão apropriada. Há ainda um elemento desconhecido. Uma pessoa nunca pode coletar todos os fatos. Enquanto se assenta junto à coluna de Hermes, esperando inspiração, a pessoa consulta um conselheiro profissional de manhã, um astrólogo à noite e um terapeuta à tarde.
Após todo esse aconselhamento com profissionais ela ouvirá seu cabeleireiro, com a mesma seriedade, no dia seguinte. É tudo um processo de colher dados. Todos temos nossa passagem para a criança de Hermes.
A objetividade, como a discriminação, é uma virtude geminiana importante. Hermes pode ter duas mentes, mas sua mente é sempre aberta. Como um signo mutável, Gêmeos é receptivo ao Companheiro da Estrada, Hermes, em seus muitos disfarces. Hermes rege a jornada em si, e pode aparecer como um estrangeiro - Sagitário, um "enviado de deus" (mensageiro de Júpiter), que oferecerá a Gêmeos uma oportunidade mágica no momento de necessidade. Para os gregos, encontros casuais com estrangeiros ou estranhos eram considerados encontros com o próprio Hermes, e tinham uma aura do destino - ou acaso divino.
Na Ilíada, por exemplo, o rei troiano Príamo, desolado depois de saber da morte de seu filho, Heitor, no campo de batalha, suplicou a Júpiter que providenciasse a volta do corpo de Heitor para os ritos de sepultamento apropriados. Somente assim um pai troiano poderia ter paz. Parecia um pedido impossível, porque o corpo estava retido no campo inimigo por Aquiles, um general que desdenhava os troianos.
Júpiter enviou Hermes a Príamo com estas interessantes palavras (do último livro da Ilíada) - "Hermes, você, mais do que todos os outros deuses, é o mais querido como companhia do homem." É como se Zeus tivesse dito, "Vá em frente - as pessoas gostam de você na Terra. Represente-me; use sua vara mágica e faça o impossível!"
Hermes inventou uma história para confirmar suas credenciais junto ao rei Príamo, que imediatamente lhe perguntou, "Quem é você, e quem são seus pais?" Hermes mentiu criativamente, "Sou um nobre da província de Aquiles, na Grécia (um estrangeiro). Meu pai é muito rico. Sou o sétimo filho de um sétimo filho.
Posso tornar-vos invisível com meu capacete, acelerar vossa jornada ao campo inimigo e fazer-vos passar furtivamente contra todas as probabilidades pondo as sentinelas a dormir com meu bordão mágico. Então, sereis Persuasivo com Aquiles (apesar de seu ódio pelos troianos) e eu providenciarei para que ele vos devolva o corpo de Heitor.
Ele fará uma trégua de doze dias para os funerais. Então vos farei retornar às escondidas com o corpo de Heitor antes que os guardas acordem ou que o rei Agamenão chegue ao acampamento e vos mate. Pelo ar vos levarei de volta ao vosso próprio acampamento para sepultar Heitor. Então vossa paz de espírito será restaurada e a alma de Heitor poderá descansar."
Príamo testou Hermes com um suborno - um cálice dourado. Hermes recusou-o. Príamo então aceitou essa "oportunidade impossível" oferecida pelo "enviado divino" na forma de um nobre estrangeiro, belo e jovem. A magia funcionou. O longo poema épico termina nesse mesmo capítulo com os funerais de Heitor.
O que é intrigante no arquétipo de Gêmeos é o número de clientes que, ano após ano, não apenas serviram de interlocutores ou intermediários para estrangeiros (traduzindo, tutelando, etc), mas também foram solicitados a auxiliar estrangeiros ilegalmente. "Você passaria este pacote pela alfândega por mim?" "Você esconderia da Imigração uma pessoa do movimento do santuário?" - literalmente tornar alguém invisível, como Hermes fez com Príamo ao passar pelas sentinelas.
Muitas vezes, a oportunidade do encontro fatídico envolve um suborno, como o cálice dourado que Príamo ofereceu a Hermes, o que comprometeria Gêmeos. Esta questão é um verdadeiro teste de ética, discriminação e objetividade. As circunstâncias diferem levemente no caso de cada cliente, mas a objetividade do elemento Ar é sua melhor defesa.
O perigo é a identificação emocional com o estranho necessitado - (que envolveria outros arquétipos aquosos no mapa astral do cliente, não planetas de Gêmeos). Os testes éticos podem ser muito sutis. Júpiter oferece bom carma, especialmente em áreas como o movimento do santuário, onde os aspectos ético-legais são complexos.
Príamo fez boas perguntas ao mensageiro de Júpiter. Ele não sabia que estava tratando com Hermes até o final da história. A salvo em casa, com o corpo de Heitor, Príamo deve ter soltado um grande suspiro de alívio.
Nem todos os encontros com Hermes terminam tão bem como o de Príamo. Cuidado especialmente com uma solução muito fácil. Será Gêmeos mais leal ou mais volúvel? Digno de confiança? Se a fixidez também é proeminente no horóscopo o geminiano tende a não mudar eticamente. Isto em geral é verdade se ele(a) tem aspectos Mercúrio/Júpiter positivos em seu mapa astral, ou se integrou padrões éticos a que esteve exposto na mais tenra infância.
Crianças nascidas num Gêmeos astucioso, precoce, precisam ser vigiadas cuidadosamente e apanhadas quando se tornam muito inventivas com a verdade, assim como Júpiter apanhou Hermes! É ótimo as crianças de Hermes terem pais decentes.
Hércules, por exemplo, não era constante em seguir o guia. Alice Bailey, na tarefa de Gêmeos, apresenta Hércules abandonando seu guia impulsivamente para acompanhar um falso professor que acabara de encontrar. Ele termina com as mãos e pés amarrados a um altar sacrificial, durante um ano, devido à sua falta de constância.
A maioria dos Gêmeos parece agir melhor do que Hércules. (Bailey, Labours of Hercules) Eles podem usar uma máscara trágica quando você os vê pela manhã, e uma máscara cômica à tardinha, e mesmo com o passar dos anos, eles ainda mantêm a aparência jovem. Apesar de intelectualizar incessantemente, Gêmeos consegue não levar a vida ou seus próprios erros muito a sério.
Hermes, então, como símbolo da mente dualista, amoral, pode atrair tanto o bem como o mal. Ele deu o Tosão, um grande tesouro, aos ancestrais de Jasão. Em sua honra, os gregos, nos tempos imemoriais, generosamente deixavam alimentos e bebidas em hermas, ou colunas de Hermes (pedras limítrofes), para os fatigados viajantes.
Mas que os viajantes tomem cuidado, pois outros filhos protegidos por Hermes, os ladrões, também estão na estrada à noite. Atenção e alerta conscientes são exigidas daqueles que têm ligação com a energia de Hermes.
Essa atenção é especialmente importante depois de um encontro com o Hermes brincalhão, o Malandro. A mente, nos dizem os Upanishades, pode atrair tanto o que ela teme como o que deseja. Mesmo alguém do tipo Hermes muito inteligente, um Gêmeos com uma mente extremamente boa, irá ocasionalmente encontrar um malandro ou ladrão convincente em seu caminho. Mais tarde, ao recuperar sua objetividade, Gêmeos pensa, "Como pude ser tão estúpido em acreditar nessa pessoa?"
Isso o leva a mais reserva e cuidado em seu encontro seguinte com Hermes. Às vezes leva à amargura. O humor de Mercúrio torna-se perspicácia afiada, sarcástica, e Gêmeos fecha a porta a novas companhias por algum tempo. Isso é triste porque ele perde oportunidades - as quais Kerenyi chamou de novas "alegrias, deleites e revelações" ao longo do Caminho. (K. Kerenyi, Hermes, Guide of Souls).
Os astrólogos às vezes encontram Gêmeos de mais idade que se tornam cínicos como resultado de encontros negativos, especialmente os que tiveram progressão em Virgem. Isto é desastroso, porque parecem ter perdido sua abertura e flexibilidade - e a oportunidade de aprender com os relacionamentos. O aprendizado é o aspecto mais importante da jornada do signo de Hermes.
Faz muito tempo que Hermes Malandro está associado a acidentes na estrada. As pessoas que são apreensivas e cuja vida não inclui projetos mentais criativos como saída para a energia de Gêmeos são vulneráveis a acidentes do tipo batida de carro ou cortes com papel, ou às vezes até mesmo de dimensões maiores no trânsito de Mercúrio.
São comuns deslocamentos dos ombros e ferimentos nos braços, os quais afetam as áreas do corpo regidas por Gêmeos. Atenção no tráfego, apesar das preocupações, é importante para Gêmeos, especialmente nos dias de trânsito difícil. Podemos muitas vezes tratar com o Malandro (energia mental nervosa de Hermes) nesses trânsitos, 1) examinando as efemérides, e 2) oferecendo a Hermes uma alternativa - um projeto a estudar, a escrever, ou uma palestra a organizar - mas não no carro. Depois atingimos o nosso destino! Viagens regulares e curtas são uma área de vida da 3ª Casa ou de Gêmeos em oposição a viagens de longa distância (9ª Casa).
A discriminação também deve ser utilizada em relação a compras impulsivas durante um Mercúrio retrógrado por aqueles com Sol, Lua ou Ascendente em Gêmeos. As lojas de departamentos parecem oferecer muitos produtos quando Mercúrio está na fase retrógrada.
Esta deve ser uma das brincadeiras de Hermes. Se você é um Gêmeos impulsivo, procure evitá-las. Se você comprar um novo acessório ou instrumento, é muito provável que ele não funcionará ao chegar em casa - e artigos vendidos não podem ser devolvidos.
Se você compra um vestido numa liquidação, é muito provável que ele será inadequado para a ocasião que você tinha em mente - nessa ocasião somente trajes para banho ou blue jeans serão usados. Ou então você vai a uma livraria durante um Mercúrio retrógrado - Gêmeos adora livros - e compra obras que, você descobre mais tarde, apenas repetem de modo levemente novo informações que você já tem nas estantes da sua biblioteca.
Hermes é um catalisador; um mensageiro. Ele transmite informações e reúne pessoas. E por isso que na astrologia médica Gêmeos rege o sistema nervoso; ele funciona como uma rede que leva mensagens dos sentidos ao cérebro. Em situações sociais, o arquétipo geminiano também é um catalisador. Isto, naturalmente, envolve dois aspectos, um positivo e outro negativo (dual).
No sentido positivo, amigos Gêmeos são ótimos para divulgar seu cartão de apresentação em eventos sociais. Dê-lhes uma pilha de cartões para acrescentar aos dos jardineiros, cabeleireiros, fornecedores e alfaiates deles. No sentido negativo, todavia, cuidado com a tendência à bisbilhotice. Lembre-se de que Hermes, em constante trânsito entre os Três Mundos, falava com muitos deuses, heróis e homens.
Portanto, se você tem tendências à privacidade-Escorpião, não confie seus segredos mais profundos ao filho de Hermes. Ele nem sempre relata os fatos com precisão. Hermes gosta de improvisar, de criar e de entreter.
No zodíaco natural, a 3ª Casa, Gêmeos, está ligada às comunicações, aos parentes próximos (especialmente irmão/irmã) e à vizinhança. As mães geminianas freqüentemente deixam as crianças com parentes próximos ou com uma vizinha amiga e vão trabalhar. Gêmeos suspira por companhia adulta e por um bate-papo; é muito difícil para ele ficar em casa com crianças de menos de 6 anos.
A geminiana também retribui, atende e cuida dos filhos de seus parentes; ela nem sempre demonstra paciência, mas é criativa em realizar esta tarefa à sua maneira. Hermes foi preceptor de vários deuses. Entretanto, ele não foi bom por muito tempo com seu próprio filho Pã.
Apesar de Pã ser uma criança feia, seu pai o adorava, no início. Depois, Hermes entediou-se com a paternidade, e o levou a Dioniso para ser educado. Tenho observado mulheres com Mercúrio na 5ª Casa, muitas das quais têm profissão nas áreas de comunicação (vendas, ensino, publicidade, etc.) ou da literatura.
Quando discutíamos sobre os filhos como um significado na 5ª Casa em suas vidas, elas tendiam a responder, "Bem,... acho que sou muito nervosa e tensa para querer ter filhos. Gosto de ensinar as crianças. Eu gosto de crianças. Mas barulhentos em casa, à noite, depois de ter ensinado o dia inteiro? Não... acho que não, a menos que um parente na vizinhança pudesse me ajudar, de modo a que eu continuasse trabalhando."
Uma babá/parente faria isso. Lembrei-me de Hermes e Pã. Gêmeos trabalha nas comissões de bairro, está atento às necessidades de melhorias e mudanças e, sem dúvida, se você está procurando sua amiga geminiana, tente a casa da vizinha. Ela pode estar lá... batendo papo...
Karolyi Kerenyi, em seu Hermes, Guide of Souls, faz uma observação interessante sobre o Deus Mensageiro. Onde quer que Hermes por acaso estivesse, qualquer coisa que ele no momento precisasse, concretizava-se imediatamente para ele. Este é um aspecto muitas vezes observado também pelos geminianos. Eles parecem saber que, não importa onde estejam, se estiverem atentos e procurarem, a coisa ou informação necessária irá aparecer.
Kerenyi nos dá um exemplo de Hermes surpreendido numa situação que causa tensão à vida de muitos geminianos - a pressão de prazos fatais. Zeus decretara que um determinado dia Hermes deveria enfrentar a ira do Deus Sol, Apolo, e devolver o gado roubado.
Apolo havia levado essa violação a sério; uma deidade menor infantil o havia embaraçado e lhe causara constrangimento entre seus pares no Panteão; ele definitivamente havia sido enganado pelo Malandro. Fazia-se necessário um presente para devolver-lhe o bom humor, mas que espécie de presente?
Talvez alguma coisa que fizesse aflorar sua criatividade, uma vez que Apolo era um Deus da Quinta Casa. Hermes instintivamente foi à casa de sua mãe. Rastejando pela soleira da porta, estava exatamente aquilo de que ele necessitava - uma tartaruga. Apolo gostava de música e, provavelmente, tinha uma habilidade oculta em relação a ela.
Hermes rapidamente agarrou a tartaruga, separou-a da casca, e moldou um instrumento, a primeira lira da história, para o Deus Leão. Apolo estava encantado. A mente inventiva havia triunfado; o meio ambiente havia satisfeito sua necessidade. Muitas vezes me lembro desta história quando um cliente com muitos planetas em Gêmeos diz, "Preciso disto ou daquilo para um projeto até segunda-feira. Todavia, não disponho de muito dinheiro para esse fim. Mas eu sei que alguém fará uma oferta na reunião do fim de semana."
Poderíamos perguntar se isto não aconteceria a qualquer um de nós da maneira como acontece a Gêmeos, se estivéssemos mais alertas. A resposta é: poderia acontecer. O estado de alerta de Gêmeos é parte da magia de Hermes, como também o é sua inventividade.
Muitos de nós, por exemplo, teríamos olhado para aquela feia tartaruga e a afugentado em vez de fazer uma ligação entre a tartaruga e o problema do momento - como acalmar o Deus Leão. Teríamos nós percebido como a tartaruga poderia se transformar em algo de que Apolo pudesse gostar mais do que seu sagrado rebanho?
Hermes deu a Pandora a voz e a caixa que ela tinha, e as profissões na área das comunicações atraem os filhos dele - vendas, ensino, publicidade, jornalismo, recepção. Eles podem ir de encontro ao público e também estar livres para organizar o dia - uma variedade de assuntos, projetos ou tarefas sobre a escrivaninha. Eles odeiam sentar-se; seu desejo é movimentar-se pela sala, ou deslocar-se pela cidade de carro.
A agitação mental de Gêmeos parece gerar desassossego físico que lembra Áries. Gêmeos gosta de ser o mensageiro ou a pessoa de entregas do escritório. Gêmeos é o arquétipo mais versátil.
Hermes, como inventor da lira, era patrono dos instrumentos e habilidades. Muitos geminianos são artífices criativos. Alguns são até mesmo ambidestros. Outros têm tão boa coordenação que podem costurar um vestido, assistir a TV, falar ao telefone (usando um suporte para o aparelho) e cuidar do jantar no forno, tudo ao mesmo tempo.
Como regente de Gêmeos, Hermes é capaz de perfeição artística nas habilidades manuais, enquanto que como regente de Virgem ele é perito na precisão detalhada em trabalhos escritos. Virgem, entretanto, geralmente é visto sentado em sua escrivaninha durante uma manhã inteira, absorto num só projeto, ao passo que Gêmeos interrompe várias vezes e gostaria de começar três projetos diferentes antes do meio-dia.
Terminar antes do prazo fatal é um problema para ambos os signos regidos por Hermes. Gêmeos se torna muito nervoso com a aproximação do Natal, visto que seus projetos de presentes para os parentes devem ser terminados.
Virgem também se enerva com os prazos fixados pelo Serviço Interno de Receitas (IRS), ou pelo patrão, ou pelo editor. Para completar o quadro, Virgem tem que fazer vários acréscimos no último minuto. As crianças de Hermes são freqüentemente encontradas trabalhando até de madrugada na semana anterior ao término do prazo.
Para Gêmeos, Hermes passa sua perspicácia jovial e suas habilidades comunicativas, sua filosofia de horizontes abertos, sua versatilidade e destreza. O presente de Hermes, que à primeira vista parece dúbio ou mesmo de valor negativo, é a mente dual.
Num sentido, entretanto, no que se refere à consciência, Gêmeos tem uma vantagem: ele(a) está ciente da dualidade. A filosofia hindu sustenta que todos devemos antes de mais nada nos conscientizar da ilusão de Maya ou da dualidade da natureza - frio e quente, luz e escuridão, prazer e dor, atração e repulsa - a fim de transcender nossas preferências e aversões.
Gêmeos talvez esteja mais bem equipado para analisar os pensamentos e para observar as idéias luminosas e escuras que passam pelo córtex cerebral. Sem dúvida, o passo seguinte - transcender a dualidade, passar pelos Portões de Hércules e emergir do outro lado com Sabedoria (Sagitário) - ainda resta por ser dado.
Gêmeos está constantemente coletando idéias, absorvidas de seu meio ambiente (3ª Casa), e armazenando dados (se forem lógicos) em seu banco de memória. Gêmeos age muito como os Upanishades descrevem; ele observa seus pensamentos, registrando-os como lógicos ou ilógicos, e não se identifica com eles.
Ele é bem lento em rotular as idéias como "minhas". Elas ficam no arquivo até que encontre a idéia polar oposta - o outro lado da história -, momento em que Gêmeos põe ambas na balança. O geminiano fica à espreita da verdade mais ampla (Sagitário) instintivamente, mas às vezes pensa que o fato de arquivar todos os fatos/opiniões lhe dará a verdade. Hermes, a Mente Mercurial, não personaliza; ele objetiva.
É interessante observar clientes geminianos lidarem com o lado escuro ou Sombra, o qual, como diz CG. Jung, "todos nós temos, mas poucos de nós queremos conhecer abertamente". (Archetypes of the Unconscious). A menos que Gêmeos ou Gêmeos ascendente tenha muitos planetas Água (um elemento personalizador), tenho notado que quando seu lado escuro é exposto, ele(a) dirá, "Sim, eu sou assim! Percebi essas tendências há muitos anos."
Em geral não se faz uma tentativa de negar a situação ou culpa manifesta devida a ela. O lado escuro é um fato. Gêmeos tem bastante consciência do que acontece em sua vida e em seus pensamentos.
Todavia, muitas vezes, numa sessão com Gêmeos, se o astrólogo traz à baila outro aspecto que Jung aborda sobre a Sombra - de que é um instinto perfeitamente normal, adequado para expressar em determinadas circunstâncias ou mesmo de que pode ser criativo e talvez se lhe devesse atribuir maior alcance (CG. Jung, Aion). -, os olhos de Gêmeos tornam-se pensativos e a ruga nervosa de Hermes aparece em sua testa. "Não é racional. Não é um comportamento lógico."
Uma mulher geminiana, baixa em Fogo e produto da educação de uma escola particular, disse, "Uma senhora não se comporta como uma vendedora de peixe! Quando eu estouro com alguma coisa, fico embaraçada. Não é um comportamento normal para mim. Tenho uma disposição de ânimo pacífica." Fiquei pensando em sua falta de Fogo, seu Marte retrógrado, e sua tendência a não demonstrar ressentimento/raiva, mas deixá-lo crescer e explodir em incidentes menores.
O que mais a aborrecia ao manifestar raiva diretamente aos outros quando a aborreciam era que, "Não é um comportamento racional. Uma pessoa precisa pensar (Hermes), refletir se vale a pena aborrecer-se porque seu filho adolescente e os amigos dele destruíram a casa enquanto você estava fora no fim de semana.
Assim, fiquei parada na soleira da porta, chocada, e pouco depois decidi entrar e desfazer as malas, pensando em como tratá-lo. Então, dois dias mais tarde, eu berrei com ele porque derramou algo no tapete - coisa que ele faz o tempo todo." Os instintos sabem como conduzir a situação de uma maneira impetuosa, direta, imediata, espontânea.
Mas um tipo-Hermes muitas vezes irá rejeitar o que se apresenta como uma reação escura ou instintiva irracional. Até certo ponto, isto se aplica a todos os signos Ar porque Ar é um elemento pensante. A espontaneidade do signo Fogo em oposição ao signo Ar oferece uma chave para o tipo apropriado de ação. Sagitário é o comunicador mais obtuso do zodíaco, e é oposto a Gêmeos.
Mais uma palavra sobre a dualidade. Gêmeos naturais, físicos, também participam do arquétipo de Gêmeos. Eles trabalham com a compreensão da Sombra, o lado escuro, de sua própria personalidade. Mas, como Liz Greene observou no capítulo "Gêmeos" do The Astrology of Fate, é mais fácil para eles projetar o lado obscuro para fora do que encará-lo interiormente.
Ter convenientemente à disposição uma pessoa que é uma réplica física, uma espécie de imagem de espelho, é uma oportunidade para o gêmeo "bom" projetar-se sobre o "mau". Tenho observado clientes lutarem com o lado obscuro ou Sombra ao longo dos anos, e ouvi de perto o que eles dizem a esse respeito.
Gêmeos masculinos viam-se um ao outro como o dominador ou bem-sucedido e o dominado ou malsucedido. Quando trânsitos obrigavam o bem-sucedido a descer de um pico grandioso de realização para um vale rochoso de miséria, ele observava que de repente passava a compreender seu irmão gêmeo muito melhor... o sucesso não era o único valor na vida.
As mulheres gêmeas viam-se uma à outra como a traquinas e a responsável/profissional. Havia inúmeros casos desse tipo. Ao trabalhar num projeto com um psicólogo, apliquei o teste de personalidade Myers-Briggs para gêmeos, entre outras pessoas. Muitos gêmeos ficaram fascinados ao conhecer as diferenças entre suas personalidades. Uma senhora me chamou e disse, "Eu saí 'perceptiva', e ela 'reflexiva' - eu sabia! Eu sou a brincalhona - ela é a viciada em trabalho."
Gêmeos busca um bom guia na encruzilhada, como Alice Bailey observou. Na encruzilhada de sombras, meus clientes gêmeos freqüentemente encontram um parente (3ª Casa) que será o árbitro ou o guia. Eles chamam a Tia Lourdes e perguntam, "Estou certo, não? Aquele é o homem errado para minha gêmea, não é? Aquele outro emprego é melhor para ela...?!" O astrólogo às vezes precisa lutar para não ser envolvido no papel de Tia Lourdes quando a querida senhora está fora da cidade.
Os gêmeos têm uma batalha prolongada com seu lado obscuro, uma batalha que envolve o ciúme e a dor da separação da identidade na idade adulta (após o retorno de Saturno). Entretanto, eles também têm uma forte motivação para vencer a dor e manter vivo seu vínculo especial.
Esta motivação é o que Mitchell Walker, em seu artigo na Quaternary Magazine (1975), chama de "O Arquétipo Duplo". O conceito de duplo parece similar à idéia hindu da alma gêmea - experienciar a unidade com alguém não apenas pelo mesmo comprimento de onda mental, mas também através dos mesmos sentimentos, num nível de empatia.
Em alguma etapa de nossa vida quase todos nós ansiamos por um amigo que verdadeiramente nos compreendesse como somos. "Por mais irritada que tivesse ficado com minha irmã - ou por mais ciúmes que sentisse dela - eu sempre a amei mais do que a ninguém! E eu sempre soube que, se uma de nós realmente precisar da outra - não importa os compromissos que ela ou eu tenhamos no momento -, nós estaremos lá, uma para a outra," comentou certa vez uma mulher gêmea.
Um gêmeo masculino disse, "Apesar de meu irmão e eu nos vermos apenas uma vez por ano - vivemos em regiões diferentes do país - quando nos encontramos é como se tivéssemos acabado de nos deixar no dia anterior. Um de nós inicia uma frase, interrompe para respirar, e o outro a termina."
A busca pelo duplo, especialmente pela compreensão mental do outro, parece a verdadeira busca de Gêmeos. Gêmeos físicos nascem com o outro - o amigo já em cena, mas Walker apresenta exemplos de colaboradores profissionais que, no processo de criar partituras musicais, ou peças, ou novelas, alcançaram o comprimento de onda duplo. O trabalho fluía quando ambos estavam no escritório ou no estúdio. A energia circulava na sala; o estímulo acontecia para essas duplas como nunca tinha acontecido com nenhum deles com qualquer outra pessoa.
Todavia, a temática de Mitchell que é mais interessante para mim, com exceção da compreensão mental e do fluxo criativo, é a androginia. Ele diz que o duplo opera somente entre pessoas do mesmo sexo. Ao longo dos anos, considerei os andróginos Hermes e Mercúrio de fama alquímica (veja Virgem) como o adolescente perpétuo.
Crianças perpétuas sempre em fluxo- livres para viajar pelos três mundos. Mas até ler o artigo de Mitchell, eu nunca tinha realmente associado o arquétipo geminiano e Hermes com meus clientes homossexuais. Uma vez feita a ligação, porém, foi espantoso o número de homossexuais que observei na busca de Gêmeos por essa amizade mental - relacionamento colaborador perfeito.
Quantas pessoas criativas estão procurando reconciliar a dualidade e participar do arquétipo de Gêmeos - através do Sol, da Lua, do Ascendente, ou da 3ª Casa, as carreiras de Hermes na comunicação de idéias (incluindo sua profissão de comerciante ou vendedor) e ligações fortes com parentes?
Tenho visto vários clientes com Gêmeos como tema principal no mapa passarem por um período de envolvimento em relações homossexuais, muitas vezes durante os mesmos anos que eles consideravam ser o ápice de sua criatividade. Isto geralmente coincidia com trânsitos ou progressões pela 5ª Casa - amor e criatividade. O astrólogo pode encontrar no arquétipo duplo algo com que ocupar seu pensamento. Hermes, afinal, é o único planeta regente andrógino; os outros deuses e deusas são decididamente masculinos ou femininos.
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