Virgem
VIRGEM - A busca do serviço significativo
Em Leão experimentamos a exuberância do verão em seu pleno florescimento. Todos os anos, quando entramos em Virgem, o estado de espírito da Terra parece tornar-se mais recolhido, introspectivo, mais quieto. O Hermes das folhas do outono não é o mesmo deus-mensageiro bisbilhoteiro da primavera alegre, de Gêmeos.
Quando consideramos Mercúrio/Hermes regente de Virgem, várias imagens vêm à mente - a de Mercúrio Alquímico, de Hermes Psicopompo (Guia para o Hades), de Hermes Trismegisto ou o Thot egípcio, e a de Hermes curador, que, como Asclépio, o médico, levantava seu bastão-Caduceu para curar os doentes ou para induzi-los a dormir para a jornada ao mundo inferior. Finalmente, podemos visualizar Hermes como Mercúrio retrogradando lenta, silenciosa e redundantemente em sua órbita.
A natureza terrena de Virgem parece suprir Hermes com a paciência e com os poderes de concentração necessários a seu sério trabalho alquímico e de cura. Como regente do signo de Virgem Terra, Hermes parece menos caprichoso, mais firme, estável e consistente em seu comportamento do que o era como regente do aéreo Gêmeos.
Minha primeira imagem é a de Hermes envolvido por vapores amarelados de enxofre, com lágrimas correndo por suas faces ao mesmo tempo que volteia a Roda da Transformação. Enquanto gira a roda, lenta e pacientemente Hermes executa a impossível e até mesmo irracional tarefa de unir os opostos, de reconciliar os paradoxos científicos ou de "tornar o círculo quadrado".
Hermes colocou seu próprio signo no recipiente impenetrável; ele está hermeticamente fechado. Dentro dele, as impurezas da natureza (ou do corpo) serão purificadas e a natureza em si mesma será mudada. A natureza animal (instintiva) será transformada em humana, e esta será aperfeiçoada para tornar-se divina. Quando as impurezas foram retiradas da substância, depois que os remanescentes foram solidificados, o resultado final é a plenitude.
No processo de purificação alquímica, as virtudes de Hermes são as do arquétipo de Virgem: paciência, purificação ou perfeccionismo, atenção meticulosa à técnica e ao procedimento, obediência à metodologia, diligência e, acima de tudo, humildade. Quem senão um deus modesto poderia perseverar em meio a esses vapores desconfortáveis, nesse mundo tóxico e sombrio?
Em Alchemical Studies, Jung explica que o enxofre é um símbolo negativo, relacionando-se com o encarar o lado obscuro de nós mesmos, nossos instintos animais, os quais se tem intenção de transformar. Como um ser consciente, racional, Hermes, a Mente, não gosta de defrontar-se com seu lado escuro, e entretanto é somente no fazer isso que sua magia pode fluir.
São poucos os meus clientes Gêmeos ou Virgem que se sentem à vontade em observar sua natureza animal. Apesar disso, a magia de Hermes procede do inconsciente e não da mente científica, racional, consciente. A magia ultrapassa os limites da natureza; ela é sobrenatural.
Depois de se ocupar com o sulfúreo, Hermes é como Ahasvero, o alquimista que aproveitou a pedra rejeitada pelos demais alquimistas - uma pedra comum, inferior e feia, e a transformou na Pedra Filosofal. Hermes pode apanhar o solo comum da Terra Virgem, a modesta argila, e com ele modelar uma obra de perfeição.
Minha experiência com os que participam do arquétipo de Virgem, com planetas tanto em Virgem quanto na 6ª Casa, demonstra que podem realizar um trabalho diminuto, ordinário e corriqueiro com tanta precisão de detalhe e destreza que são capazes de fazer dele uma arte. Por trás de muita personalidade virginiana tímida e simples esconde-se o Hermes mágico.
Nossa segunda imagem de Hermes para Virgem provém de um vaso grego. Nesse utensílio, Hermes Psicopompo (Guia de Almas) é um jovem resplandecente em condições físicas perfeitas, alado como o anjo da guarda dos cristãos.
Ele estende ambas as mãos para fora, com a atenção posta sobre um espírito invisível que em breve o estará acompanhando numa viagem aos infernos. Como Guia, Hermes parece representar a luz reluzente da inteligência que irá iluminar o caminho para a alma e tornar a escuridão menos terrível, mais inteligível.
O equilíbrio entre a mente e o corpo, ou entre a mente e a matéria, é fundamental na jornada de Virgem. Inúmeros astrólogos, desde Dane Rudhyar até Liz Greene, referiram-se a ele ao longo dos anos. Minha própria experiência comprova que Virgem prefere focalizar uma coisa de cada vez, que gosta de compartimentar a vida.
Por exemplo, meus clientes Virgem que estão na fase da vida de estudos ou aprendizado negligenciam o corpo em favor da mente. Eles se sobrecarregam com longas horas de atividade e não dão atenção à dieta e aos exercícios. Esquecem a visita anual ao dentista e ao médico para um check-up.
Freqüentemente, esta etapa é seguida por uma virada ao extremo oposto logo que se adaptam à estrutura de rotina segura de trabalho. A mente é então negligenciada e Virgem vive à procura de rotinas rigorosas de hatha ioga, dietas de moda passageira e longos jejuns. Se a estagnação mental se instala no trabalho do escritório, Virgem tende a desenvolver estranhos sintomas físicos e consulta o astrólogo sobre sua saúde. "Eu tenho um bom dentista, um bom médico, quiroprático ou instrutor de ginástica?
O que meu mapa diz que está errado comigo?" Muitas vezes o mapa diz que ele precisa de uma saída para a mente. Hermes, mesmo quando rege um signo Terra, é um planeta irrequieto. Ele precisa de fatos novos, de novas habilidades, de novos desafios. Em meu modo de ver, os sentidos de saúde, serviço e estudo da 6ª Casa se inter-relacionam todos arquetipicamente.
Quando Virgem sente que seu trabalho não é útil ou significativo para ele(a), que de algum modo não há mais aprendizado ou crescimento, seu corpo começa a apresentar sintomas como um aviso de que uma mudança se faz necessária. O corpo é um barômetro da satisfação ou falta dela nos vários significados da 6ª Casa. Em geral, é o empregado insatisfeito ou entediado que adoece.
Jung fez uma observação importante sobre o desprezo que o cristianismo tem pelo corpo, recuando até o Jardim do Éden e a "queda". É interessante aperceber-se de que, enquanto as religiões orientais oferecem um componente físico (hatha ioga) ao desenvolvimento da mente e do espírito, o Ocidente não inclui o corpo em seus exercícios espirituais.
Talvez essa seja a razão por que, entre meus clientes, há tantos professores de hatha ioga virginianos. Eles estão em busca de um modo de equilibrar o corpo, a mente e a alma, modo esse que está faltando na tradição religiosa ocidental. O hatha ioga é-lhes útil para superar essa compartimentação. Conversar com clientes Virgem que estão na fase de negligenciar o corpo é como ter um encontro com Woden, o Hermes germânico, gênios aprisionados na garrafa.
Esses clientes estão identificados com a mente, presos num corpo entorpecido, preocupados e precipitando-se de cá para lá em sua gaiola. O "pôr-os-pés-no-chão" para Hermes regido por Virgem em geral é resultado do reconhecimento da necessidade de dar ao corpo o que lhe é devido.
Para mim, a bela estátua de Hermes alado de Praxiteles é um símbolo do funcionamento adequado do corpo e da mente como um todo integrado. Quando o instrumento corporal está em boas condições, o Hermes alado pode elevar-se para entregar suas mensagens.
As pinturas e estátuas do Psicopompo têm ainda um significado mais sutil. Como Guia das Almas, ou Guia para o Hades, Hermes é uma das poucas divindades capazes de descer aos infernos sem ser importunado. Somente ele é livre para ir e vir sem nenhum perigo de lá ficar preso. Para os gregos, o mundo inferior significava o local de repouso dos mortos, mas para Jung ele tem um significado adicional - o Inconsciente, a região por onde perambulamos em nossos sonhos.
Através de seu bordão mágico, ou Caduceu, Hermes Psicopompo tinha o poder de fazer as pessoas dormirem por um curto espaço de tempo (como fez com os guardas na Ilíada) ou permanentemente. Assim, por seu papel no mundo inferior, ele é um deus de sonhos e também um mensageiro da morte.
Em Psychology and Alchemy, os comentários de Jung sobre vários sonhos diferentes demonstram que Hermes Psicopompo como Guia representa a luz que o intelecto irradia para iluminar o Mundo Inferior habitado pela Anima (Animus), o Ancião Sábio e a Sombra. Para Virgem, a Razão claramente deveria iluminar esse mundo escuro.
O Hermes da imagem do sonho não precisa ser luminoso como o Hermes do vaso e das estátuas; ele pode ter uma capa preta e uma barba negra ou vermelha, ou mesmo não ter barba e nem asas. Mas geralmente ele é jovem e veloz, e sabe para onde vai. Às vezes fico imaginando se outros virginianos o vêem em seus sonhos.
A terceira imagem de Hermes associada a Virgem é a de Hermes Trismegisto (Thot) - o Hermes Três Vezes Grande -, o curador por feitiçaria e o mágico que tem o poder de ressuscitar os mortos. Este Hermes, em vez de empunhar o Caduceu, segura o Livro dos Mortos, do qual ele mesmo é o autor.
Esse livro contém as conjurações proféticas e as técnicas de sua arte de curar, as mesmas palavras mágicas que Hermes ensinou a Ísis, sua discípula. Ele tende a curar por procuração (por intermédio de Ísis), especialmente através do chakra da garganta, usando frases encantadas e mágicas, embora se tivesse difundido que curava com a ajuda de criaturas do mundo inferior como sapos e besouros.
Às vezes é pintado artisticamente como a ave íbis (Jung esclarece que a ave representa a Alma) ou como um deus com cabeça de macaco. De acordo com Jung, a cabeça de macaco significa que Thot entrou com sucesso no Inconsciente e assimilou os conteúdos instintuais que considerava positivos e úteis (isto é, assimilou sua sombra primitiva, semelhante ao macaco). (Portable Jung, Dreams nº 16 e nº 22.)
A reação dos artistas e escultores gregos à estátua do Thot-macaco oriunda do Egito foi muito interessante para mim porque tive a mesma reação por parte de meus clientes intelectuais virginianos mais susceptíveis.
Os racionais artistas gregos que eram tão tolerantes com a reprodução de Ísis e com a síntese das imagens de Ishtar e Afrodite quedavam-se estáticos quando chegavam a Thot. Eles achavam sua cabeça de macaco monstruosa. Não queriam sequer imaginar seu amigo Hermes, a mente mercurial, o espírito de Ar, o deus vento, com uma cabeça de macaco.
Finalmente, chegamos à última imagem de Hermes - Hermes conselheiro, curador e amigo da humanidade, Hermes do Caduceu (varinha mágica), Hermes o Encantador. Em Gêmeos, encontramos o Hermes prestativo da Ilíada usando o Caduceu para fazer os guardas gregos dormirem a fim de que o rei Príamo pudesse passar por eles para reaver o corpo do filho para os funerais.
Mas é na Odisséia que Hermes Psicopompo tem o espaço real para a sua magia. A Ilíada era um campo de batalha bastante mundano em comparação com o reino do inconsciente de Água, carregado de perigos desconhecidos e figuras femininas assustadoras para o herói sitiado encarar.
Ulisses, o herói, vagueara pelos mares durante nove anos depois do término da Guerra de Tróia. Netuno estava zangado com ele porque havia esquecido de oferecer um sacrifício ao deus do mar (honra ao inconsciente). Zeus, como favor a Netuno, atingira com um raio a embarcação de Ulisses na costa de uma ilha pertencente a uma ninfa formidavelmente poderosa, Calipso.
Ulisses foi por ela salvo, seduzido, e depois feito prisioneiro. Sua intenção era torná-lo imortal e mantê-lo como seu amante para sempre. Ulisses apenas desejava encontrar o Feminino na forma de sua esposa Perséfone, e retornar a seu reino, Ítaca. Mas ele não tinha condições de dirigir-se a ítaca.
Ele não tinha navio e nem guia. Zeus enviou Hermes com seu bastão mágico para manobrar Calipso. Nesta feiticeira de cabelos longos, sentada ao tear em sua caverna selando o destino de Ulisses em seu entrançado, Hermes tinha uma oponente notável. Na luta de Hermes com a Calipso que tece a ilusão temos uma versão ocidental da mente consciente em luta corporal com Maya.
Calipso estava sozinha, podendo então conversar, porque Ulisses se afastara chorando por sua esposa perdida. Numa refeição com ela, Hermes a encantou com suas palavras, e persuadiu-a não apenas a libertar Ulisses de seus encantamentos mas ainda a ajudá-lo a construir uma jangada mágica, e provê-lo com alimento e bebida, e a dar-lhe orientações náuticas e um vento protetor. Em seguida desapareceu sem nem ao menos ver o herói.
Hermes é conhecido como curador na vila de Tanagra porque ele supostamente salvou a região de uma praga carregando um carneiro sobre os ombros ao longo dos limites da vila e recitando as palavras corretas. As conjurações ainda não tinham sido esquecidas na época do Império Romano, pois o viajante Pausânias observou que os aldeões ainda faziam estátuas de Hermes e o Carneiro em terracota durante a era cristã.
Outro feiticeiro que segue a tradição de Hermes é Merlin, o tutor e mago do rei Artur. Os que leram The Crystal Cave, de Mary Stewart, conhecem a lenda de seu humilde nascimento numa caverna (e, portanto, sua associação com a magia e o inconsciente).
Mas uma crônica arturiana mais antiga, Le Morte d'Arthur, de Sir Thomas Malory, realmente faz Merlin afirmar "Nasci em setembro e Mercúrio é meu patrono." O papel de Merlin como tutor de Artur era ajudar o jovem príncipe a encontrar a espada da discriminação (o instrumento que lhe daria poder), ou encontrar o Masculino, exatamente como Hermes tinha ajudado Ulisses a obter as direções náuticas e, assim, encontrar sua casa, seu Feminino interior.
Merlin era, portanto, um guia medieval da tradição de Hermes/Mercúrio. Merlin tinha a personalidade do Encantador, uma personalidade um tanto introvertida ou "retrógrada", um estilo de vida celibatário, e uma reputação de sabedoria e poderes sobrenaturais. Merlin era seletivo na escolha de seus alunos. Isso também parece mais típico do enfoque virginiano do que geminiano.
Gêmeos é mais democrático do que seletivo em seus conceitos e suas informações. Gêmeos partilha com todos. Muitos de meus clientes Virgem, talvez por causa de sua timidez, são mais seletivos com sua clientela como tutores, terapeutas e astrólogos. Como Hermes, Gêmeos e Virgem são hábeis em suas profissões, não importa o que decidam fazer.
Mercúrio retrógrado nos beneficia com a energia de Virgem três vezes por ano. Na próxima vez que Mercúrio for retrógrado, procure sentir a energia arquetípica à nossa volta - a sensação de paciente esperar enquanto realizamos tarefas humildes, rotineiras - a introspecção, o planejamento laborioso ou, de ainda maior importância, a retomada da velha tarefa que foi imperfeitamente concluída na primeira vez.
Num Mercúrio retrógrado, nós esperamos; e vivemos no "entretempo", o intervalo alquímico durante o qual parece que nada acontece. Talvez estejamos antecipando um evento e gostaríamos de apressar os dias do calendário, ou talvez estejamos apenas esperando por alguma novidade, como o resultado de um projeto (ele foi bem recebido ou não?).
Podemos correr ansiosos à caixa do correio todos os dias... e ficar desapontados. Ou revisamos, reescrevemos, refletimos. Um ciclo retrógrado é constituído de muitos "re". Como esta energia é diferente daquela do último signo, Leão! Leão era ativo, dinâmico e, acima de tudo, estava no controle. Virgem é mutável, ou responsivo-passivo aos eventos e circunstâncias, especialmente aos envolvidos com a Sexta Casa do trabalho, da saúde, do serviço e do estudo.
Em "Dream Symbolism and Alchemy" Jung nos diz que Mercúrio era servus, o deus servo. (Portable Jung, pág. 341.) No Tártaro, Prometeu descreveu de modo mais rude e sarcástico a posição hierárquica de Hermes quando lhe disse, "Eu não deveria ter falado com um escravo." (Prometheus Bound.).
No Sonho nº 14 (Portable Jung), o sonhador está na América, o que, segundo Jung, representaria a terra do homem comum para um europeu como o sonhador, e procurando um empregado. O interessante é que Hermes, o homem com a barba pontuda, aparece nesse sonho, porque o sonhador está em busca de um empregado; a 6ª Casa representa o trabalho, empregados, colegas de trabalho, profissionais e, certamente, o corpo -o qual para muitos virginianos é simplesmente o serviçal mais inferior da mente.
O leitor Virgem pode gostar da avaliação que Alice Bailey faz do teste Virgem de Hércules. Ela enfatiza a qualidade retrógrada, lenta, e às vezes frustrante, que caracteriza o ritmo do tempo de Virgem. Na primeira vez, Hércules desincumbiu-se de sua tarefa de maneira errada, e teve que realizar um segundo trabalho para redimir-se e aprender a lição. (Veja Labours of Hercules, "Virgo, the Sixth Labour.")
No decorrer dos anos, muitas pessoas com planetas de autoridade na 6ª Casa têm vindo a mim queixando-se de seus empregados. "Por que gasto todo meu tempo ouvindo seus problemas, tentando ajudá-los? Eles têm à disposição consultas astrológicas, terapia, ou dentista, tudo livre de despesas, quando eu deveria exigir que cumprissem suas responsabilidades profissionais. Eu adapto minhas férias à agenda deles.
Você não acredita como é difícil para mim - com o Sol, Saturno, ou Plutão na 6ª Casa - ser um supervisor!" Isso parece especialmente verdadeiro para clientes com planetas Mutáveis na 6ª Casa, visto que a mutabilidade reforça o significado do empregado.
Apesar disso, encontrei também gerentes com Sol Cardeal e Fixo na 6ª Casa com a mesma queixa - "o serviço, o tempo e a energia estão fluindo de maneira inadequada, de mim para o empregado!"
Sem planetas na 10ª Casa, eles tendem a ser serviçais. É difícil ser como um executivo com relação ao serviço, ou alterar as coisas e responsabilizar uma pessoa que estão acostumados a pagar. Conseguir um gerente de escritório é uma boa maneira de contornar o problema se a pessoa tem condições de encontrar o tipo certo de indivíduo - um administrador que saiba conservar o tempo e a energia do patrão.
O problema de concluir um aprendizado - terminar a residência médica de baixa remuneração, com seus benefícios seguros e confortáveis - é mais difícil para Virgem do que para Gêmeos. Virgem, como um signo de Terra, sente-se seguro quando tem uma estrutura de emprego e tende a permanecer por muito tempo no mesmo escritório, ou com o mesmo empregador, em vez de buscar algo mais lucrativo ou desafiador.
Embora tanto Virgem como Gêmeos se comuniquem bem nas entrevistas para emprego, é Virgem que pergunta, "Quanto tempo preciso trabalhar aqui antes de conseguir uma escrivaninha perto da janela? ou uma sala só para mim? ou o sabático? ou uma promoção?" Os filhos Gêmeos de Hermes geralmente se aborrecem se ficam na mesma área de atuação, muito menos com a mesma companhia, muito tempo antes de estarem habilitados a qualquer um desses benefícios.
Ambos os signos são hábeis e mentalmente alertas, mas Gêmeos é um planejador de curto prazo, enquanto Virgem busca algo permanente. Gêmeos prefere trabalhar com pessoas e conceitos, ao passo que uma pessoa de Virgem/Virgem ascendente se sente perfeitamente à vontade em sua caverna, como Merlin, cercado por seu discos de software ou por seus livros de contabilidade, escondendo-se de interrupções caóticas. Para Virgem/Virgem ascendente os dados são interessantes, mas as pessoas são difíceis.
As situações arquetípicas da 6ª Casa (situações de colegas de trabalho) também podem ser estressantes para Virgem. Outras posições reclusas ou retrógradas para a 6ª Casa incluiriam, certamente, o laboratório do hospital e a sala de livros raros de uma biblioteca universitária. É claro que nem todos os virginianos são eremitas misantropos, mas o arquétipo tende a valorizar o tempo de silêncio e a privacidade dentro da rotina de trabalho diário.
Dispor de tempo para juntar seus pensamentos ajuda seu sentido de eficiência. Virgem prefere enfocar uma única habilidade, tarefa ou técnica de cada vez e terminá-la, desenvolver um só projeto do começo ao fim. Gêmeos se aborreceria sem variação e preferiria aprender uma habilidade inteiramente nova em vez de terminar a antiga ou "dourar o lírio".
O professor de Virgem geralmente aperfeiçoará o programa do ano anterior; o de Gêmeos o jogará no lixo e começará algo totalmente novo, permeado por um conceito diferente e renovado.
Virgem aprecia o sentido de continuidade em seu ofício, pois cada dia lhe traz a satisfação de aprender algo novo, não importa quanto trivial esse algo possa parecer aos outros. Isso também se aplica a muitas pessoas com planetas na 6ª Casa. Eles seguidamente observam, "Fiz hoje uma descoberta muito importante em meu trabalho.
Se tentasse explicá-la, ela provavelmente lhe pareceria insignificante; mas, devido a esse evento, minha atividade de agora em diante me parecerá inteiramente diferente." O "algo novo" poderia ser um conceito, abordagem relativa a um assunto ou às pessoas, um atalho nos procedimentos, ou um refinamento da habilidade em si.
Mas o sentido de satisfação nas pequenas descobertas brota da aplicação de uma técnica prática, útil, tangível e concreta que ajudará Virgem no futuro. As crianças Gêmeos de Hermes também fazem essas descobertas, mas não têm necessidade de aplicar os conceitos - apenas descobri-las e com elas deleitar-se teoricamente é, em geral, suficiente para o aéreo Gêmeos.
Hermes como regente de Virgem tende a aprofundar-se no mesmo campo de ação ao longo dos anos. Como regente de Gêmeos, ele coleta informações em muitas áreas diferentes.
Enquanto Gêmeos (3ª Casa) é sensível a qualquer ambiente, Virgem (6ª Casa) é particularmente sensível ao ambiente de trabalho. Os dois signos regidos por Hermes reagem a situações estressantes como prazos fatais preestabelecidos ou aumento repentino do volume de trabalho. Hermes é regente do sistema nervoso central e suas crianças mutáveis muitas vezes abandonarão uma situação devido à tensão nervosa resultante da pressão.
Professores de Virgem deixarão uma universidade mais famosa por uma escola de menor prestígio antes de lidar com prazos fatais de divulgação. Por causa de sua natureza altamente constringida, os textos de astrologia consideram os tipos Mercúrio como tendo condições de ser "melhores índios" do que "caciques", melhores empregados do que empregadores.
Se conseguirem lidar com o estresse por meio de algum outro tipo de energia do seu mapa - por exemplo, a cardealidade, que pode delegar trabalho, ou o Fogo, que pode dizer "Não ponha isso na minha escrivaninha! Coloque-o na dele" -, eles poderão controlar melhor o estresse.
Para as crianças Virgem de Hermes, o trabalho que traz recompensas é mais importante do que o trabalho lucrativo, e muitos empregadores as valorizam como assistentes sociais, pesquisadores, professores, revisores e profissionais da saúde, porque preferem ser úteis e prestativos a executar serviços que remuneram melhor mas que não implicam uma dedicação altruísta.
Virgem gosta de organizar o cosmos, de consertar o mundo mental, física e espiritualmente. É verdade que Virgem às vezes é esmagado pelos detalhes e acha que as primeiras árvores são a floresta toda. Mas quando se trata de destreza em seu ofício, é difícil encontrar alguém melhor do que uma pessoa de Virgem, seja um dentista, um encadernador, seja qualquer outro técnico experiente, alguém capaz de trabalhar em ambiente de espaço reduzido com precisão absoluta.
Quando deixamos o ambiente de trabalho e nos voltamos para a área da vida social, há uma grande diferença entre os dois arquétipos regidos por Hermes, Virgem e Gêmeos. Gêmeos não é um eremita. Ele é extrovertido, um Peter Pan que deseja elevar-se, um puer que tem medo de ter suas asas aparadas.
Virgem é regido pelo mesmo planeta liberal, mas, como um signo de Terra, tem tendências mais conservadoras. Um Virgem solteiro em geral não expressa medo em ter suas asas cortadas quando procura sua leitura astrológica ao final de seus vinte anos e início dos trinta. Pelo contrário, é capaz de dizer, "Mamãe tem uma opinião.
Para ela, é melhor acomodar-se cedo na vida, casar, pagar a hipoteca, ter filhos, usufruir os benefícios de uma segurança emocional e financeira." Virgem não faz nenhuma objeção aos valores tradicionais da mãe. "Todavia", conclui, "gosto de fazer uma coisa por vez. Sinto que vou perder algo se tentar fazer tudo ao mesmo tempo, como trabalhar, estudar, constituir família.
Por que desistir de meu potencial casando tão cedo? Por que não esperar até obter minha identidade profissional, e... alguns anos de experiência...?" A jovem Virgem dirá, "Provavelmente mamãe está certa; seria melhor ter meus filhos antes dos 30 anos. Mas trabalhar é bem mais interessante do que ficar em casa com crianças ativas e barulhentas." E pode também acrescentar, "Eu prefiro viver a vida etapa por etapa, e não fazer tudo de uma só vez."
Virgem, ou Virgem ascendente ainda tem uma aparência bastante jovem cm seus 20 anos e no início da faixa dos 30, e quase posso ver Hermes saltitando pelos cantos da sala durante as sessões que abordam esse grave tópico do casamento.
Hermes parece encorajar Virgem a deixar a questão temporariamente em suspenso, em vez de desistir de suas futuras opções - aprender sua profissão, adquirir experiência. A maioria das pessoas de Virgem primam por esperar, em parte porque acreditam em seu potencial. Resta-lhes muito tempo para encontrar seu nicho na vida, sua habilidade ou serviço, o que os ajudará a tornar o mundo um lugar melhor, ou pelo menos mais eficiente.
Muitos pais mencionam que se preocupam com a criança de Virgem. A fase eremita anti-social parece continuar indefinidamente, e eles temem que a filha de desabrochar tardio algum dia se metamorfoseie na figura da Velha Criada jogando cartas. Certa mãe me disse, "Tenho medo de que numa manhã dessas ela acorde como uma solteirona cuidando de gatos."
Todavia, para satisfação dos pais, em geral se pode demonstrar que o ciclo eremita coincide com alguma espécie de aprendizado e que não se trata de um desajuste social. Quando Virgem se sente satisfeito e competente em sua profissão, então ele(a) desenvolve seu interesse pela vida social.
Há pouco ou nada a fazer com castidade versus sexo, mas é uma espécie de simplificação de Virgem. Muitos de meus clientes Virgem/Virgem ascendente, com o passar dos anos, observam "Eu jamais poderia casar-me em meu primeiro ano de magistério (ou enfermagem ou serviço social).
Eu chegava em casa exausta, tirava um cochilo, abria os livros ou a pasta e trabalhava até o amanhecer. Não poderia me relacionar com ninguém em casa. Eu simplesmente não tinha energia." O corpo (6ª Casa) tinha absorvido tensão em excesso.
Um ano ou dois mais tarde, quando Virgem se sentisse competente no trabalho, pudesse antecipar qualquer problema que fosse surgir, e conhecesse a solução lógica para esse problema, então seria mais fácil ter energia para marcar um encontro ou preparar um jantar para alguém mais. Até aí mamãe estava certa. Ela tinha o gato por companhia. Afinal, a 6ª Casa é a casa de pequenos animais e hobbies.
O gato não exige muita energia e nem utiliza mecanismos de defesa, como o sarcasmo e a crítica, que Virgem freqüentemente usa para manter o sexo oposto encurralado até que o período de aprendizagem chegue ao fim.
A virgindade é uma questão de atitude, não só de integridade do corpo. A pessoa de Virgem é pura no sentido de que está aberta e receptiva à vida. Embora minha clientela inclua muitas pessoas com Virgem ascendente que permanecem solteiras até seus 40 anos adentro, a maioria dos clientes com Sol em Virgem tendem a casar por volta dos 35 anos.
Virgem, em seus 30 e 40 anos, formula algumas das mesmas questões que Gêmeos traz à sessão: "Estou aborrecido e impaciente" (especialmente durante Urano em oposição a Urano, próximo dos 41 anos, quando a oitava superior de Mercúrio/Hermes - Urano - faz aflorar o lado impaciente, rebelde). "Devo voltar à escola e aprender um novo ofício?
Quero fazer isso rápido, porém. Não tenho tanta paciência para freqüentar a escola como quando estava nos meus 20 anos. Algo tem que mudar em minha vida - o emprego, o casamento, o local de residência..." "Estou cansado de esperar."
Meu cliente Virgem mediano exerce profissão de serviço em que testemunha uma grande quantidade de tristeza humana há muitos anos. Aconselhamento, educação de excepcionais, serviço social, enfermagem, trabalho com presos em regime de liberdade condicional, programas governamentais com idosos ou enfermos em agências de beneficência social, todos esses são empregos de comunicação de Virgem. Muitos pensam em voltar a escrever em vez de retornar à escola.
A maioria, entretanto, observa que gostaria de aprender um novo ofício que compensasse melhor seu tempo e energia do que o emprego atual. Essas pessoas prefeririam uma rotina diária que envolvesse contato com pessoas alegres, para mudar. O mundo dos negócios oferece muitas das coisas que Virgem busca, mas ao preço de causar mais tensão à vida de Virgem do que a sala de aula, o hospital ou o escritório do governo.
É uma troca - pressão, datas-limite e ambientes positivos com remuneração elevada versus satisfação em ajudar os menos favorecidos, em transformar a vida dos indivíduos, como Hermes/Thot, em vez de desfrutar saldos bancários e viagens ao Caribe.
Virgem freqüentemente pensa em desenvolver um trabalho autônomo, especialmente de consultoria, aconselhamento ou atividade de secretariado, mas Hermes parece sentir-se mais seguro como Virgem escrevente ou "arauto dos deuses", o empregado arquetípico. Alguém de Virgem que tenta trabalho autônomo pode achar mais fácil lidar, como secretária executiva, com o caos que o patrão lhe traz todos os dias do que com a Renda Interna como pessoa autônoma, ou viver com outras incertezas como os aborrecimentos do dia-a-dia sobre se os negócios irão bem ou mal, ou se a sua apólice de seguro é ou não adequada.
É difícil escolher um mito grego para Virgem. Perséfone parece ajustar-se porque é de desenvolvimento tardio, mas lhe falta a energia mental que a maioria de meus clientes Virgem demonstrou ao longo dos anos. Ártemis é independente, como Virgem, e é muito hábil no manejo do arco e da flecha, mas é excessivamente atlética ou "de vida ao ar livre". Hera é definitivamente a deusa do casamento.
Deméter é a Grande Mãe todo-poderosa. Atena é muito cardeal. Afrodite é muito romântica, muito física. Higiéia, a filha de Asclépio, seria bastante adequada a Virgem, mas não há nenhum mito específico a ela associado.
Virgem, definitivamente, está mais ligado ao Egito do que à Grécia. No Egito, as chuvas que inundavam o delta do Nilo ocorriam de um modo tanto imprevisível durante Leão/Virgem, e para os egípcios os dois signos zodiacais convergiam ou coincidiam no tempo e combinavam-se no mesmo símbolo, a Esfinge.
A mim parece que a Esfinge absorve o espírito enigmático de Virgem (a atitude de aprendiz de feiticeiro e de mágico poderoso) mais plenamente do que qualquer coisa com que me tenha deparado na arte ou na mitologia grega. Hermes/Thot representa a magia de Virgem e também opera como tutor de feiticeiro para Virgem, e a história de Ísis é um drama arquetípico.
O glifo de Virgem (h) também se origina no Oriente Próximo, o locus das línguas semíticas. Ele é formado pela letra hebraica mem, representando a Virgem com a Cauda de Peixe (a polaridade mística de Peixes) torcida para cima.
Este glifo mágico é apropriado para o Hermes do Caduceu curador. Ísis também é um arauto apropriado para Hermes, uma mensageira, uma intermediária entre o homem e Deus. Como sua equivalente cristã, a Virgem Maria, Medianeira de todas as Graças, Ísis retira seu poder de uma divindade masculina (Thot) e desempenha o papel de mensageira - a função suprema de Virgem.
A história de Ísis é de humildade, eficiência, laboriosidade e perfeição técnica. Ela trouxe os segredos dos deuses à humanidade para assegurar a esta a cura e a imortalidade.
Ísis era muito instruída. Estudou com o egípcio Hermes, o deus mentor chamado Thot, escriba do deus Sol, Rá. Thot ensinou-lhe a ciência e a arte da cura com remédios provenientes de ervas - entoações, uso de besouros, sapos e pedras - e até a habilidade de ressuscitar mortos pelo poder de Rá. Ela era uma curadora muito capaz, tanto no nível mental como no físico.
Em seus santuários e templos, inscrições declaravam que aqueles que ali dormiam recebiam o consolo de Ísis em seus sonhos e eram curados de problemas emocionais. Mulheres virgens consagravam-se a Ísis através de votos de castidade ao mesmo tempo que trabalhavam e estudavam em seus templos. Ela acumulava títulos interessantes: a Maga (ou a Sábia), a Encantadora, Senhora (Kyria) Ísis, A-de-Palavras-Poderosas.
Numa cerimônia que podia muito bem ser de caráter astrológico, o iniciado era conduzido através de doze câmaras do Templo (Casa de Ísis), e em cada uma delas um novo manto com a imagem de um animal era colocado sobre seus ombros. Ele orava e jejuava, e emergia da última câmara que dava diretamente sobre o Nilo; dali ele via passar o Barco de Ísis e sentia a paz de Osíris. O iniciado então passava a ser conhecido como Conquistador dos Sete Planetas, o que provavelmente significava a conquista de seu mapa natal, mestre de sua própria personalidade.
Antes de estudar a história de Ísis, vamos brevemente refletir sobre o significado do potencial de Virgem. As estátuas de culto consideradas mais poderosas não eram as de Ísis sozinha, mas aquelas em que segurava seu filho, Hórus. Na arte, a imagem da mãe com o filho é um dos símbolos mais convincentes do mundo.
Antes de estudar a história de Ísis, vamos brevemente refletir sobre o significado do potencial de Virgem. As estátuas de culto consideradas mais poderosas não eram as de Ísis sozinha, mas aquelas em que segurava seu filho, Hórus. Na arte, a imagem da mãe com o filho é um dos símbolos mais convincentes do mundo.
A estátua representa realização (a criança) do potencial (o ventre). Virgem auto-suficiente sozinho, não importa seu grau de Sabedoria, não está completo. A nova forma é a completação. Seja uma criança, seja um livro, seja a fundação de um Centro Holístico - qualquer que seja a aventura criativa - alguma nova forma tangível precisa emergir. A forma geralmente requer uma longa e dolorosa gestação e trabalho, tal como a triste entrega de Hórus feita por Ísis.
Para o cliente de Virgem, o aprendizado pode envolver um mentor que mantém o nativo de Virgem por muito tempo, e com salário baixo, em seu escritório, laboratório ou escola. Pode implicar batalhas com finanças e autoconfiança, dúvidas sobre o mentor, e mesmo dúvidas sobre o valor do serviço em si mesmo. Mas no final, em geral depois de um longo período de gestação, o regente esotérico de Virgem, a Mãe da Forma, a Lua fará nascer sua nova criação.
Outro padrão a observar na história de Ísis e na vida de alguns clientes de Virgem é aquele das decepções crepusculares de Hermes, o embuste que espreita esses clientes, quer participem dele ativa e conscientemente, quer não. As coisas freqüentemente não são o que parecem ser. Os sofrimentos de Ísis começaram quando seu cunhado, Seth, enganou e matou seu marido.
Ísis não tinha certeza da morte de Osíris, mas já nos primeiros meses de sua gravidez ela começou uma longa e dolorosa jornada solitária, disfarçada de governanta humilde. Lembre-se de Ísis quando vir seus clientes Virgem disfarçados de professores e administradores. Quem poderia ser esse cliente? Um alquimista simulado, numa jornada solitária num país estrangeiro.
O poder de transformação da palavra que pertencia à Senhora Ísis também pertence inpotentia a essas pessoas de Virgem, que vivem sua vida no anonimato. Talvez o respeito pelo poder da palavra os impossibilite de escrever e falar até que tenham a mensagem adequada. Muitas vezes se tem a impressão de que o perfeccionista Virgem impõe essa longa gestação ou aprendizado sobre si mesmo.
Ísis
Ísis e seu marido, Osíris, reinaram sobre o delta do Nilo, no Egito, como rainha e rei. Eles eram felizes e seus vassalos os amavam, mas sua felicidade foi quebrada pelo fato de ainda não terem um filho que herdasse o reino. Osíris ficou conhecido por ter introduzido as artes e ofícios no Egito, e freqüentemente viajava ao exterior para ensinar povos menos afortunados.
Enquanto permanecia fora, Ísis reinava "com sabedoria e bem". (Norma Lorre Goodrich, Ancient Myths, página 29.) Ela também ficava atenta aos movimentos de seu cunhado Seth, da barba ruiva, que era invejoso e aguardava uma oportunidade para apoderar-se do trono.
Certa vez, enquanto Osíris estava viajando, Seth e seus amigos fizeram um esquife perfeitamente ajustado a Osíris, feito de cedro belíssimo e ornamentado com ouro. Quando Osíris retornou, eles ofereceram um banquete em sua honra, (Ísis estava fora, na cidade de Coptos.) Depois de beber muito, os amigos de Seth sugeriram que todos eles experimentassem o belo caixão, digno de um rei.
Os convidados eram todos muito altos ou muito baixos, exceto Osíris, é claro. Assim que Osíris se deitou, Seth fechou o ataúde firmemente e seus amigos o lacraram com chumbo derretido. Eles o levaram ao Nilo e o empurraram rio abaixo. Seth regozijou-se como novo regente do Egito. Osíris morreu aos 28 anos, num dia de lua minguante.
Ísis soube da morte do marido ainda em Coptos, mas não queria acreditar. Vestiu-se de preto e cortou o cabelo. Caminhou pelas margens do Nilo procurando o csquife entre os juncos, lugar para onde ele poderia ter sido arrastado. Ísis chorou, porque se dava conta agora de quão profundamente o amara. Algumas crianças lhe disseram que o caixão dera à margem na Síria, detido pelo tronco de uma tamargueira.
O rei Melkarth da Síria, caminhando um dia ao longo do rio, maravilhara-se com a beleza da árvore e sugerira que fosse cortada e transformada em coluna para seu palácio. Ísis foi ao palácio, sentou-se na varanda e encostou seu rosto na coluna. As mulheres do palácio aproximaram-se dela e ela as ensinou a prender o cabelo ao estilo egípcio. Obviamente, a rainha Ishtar perguntou-lhe quem as havia perfumado e arranjado os cabelos.
Elas responderam que tinham sido ensinadas por uma serva egípcia humilde que trajava um vestido de linho branco. Ishtar mandou buscar Ísis e a nomeou governanta de seu filho.
O afeto pela criança aumentava à medida que Ísis permanecia no palácio.
O afeto pela criança aumentava à medida que Ísis permanecia no palácio.
À noite, ela segurava a criança sobre o fogo para queimar suas impurezas mortais e torná-la imortal. Em seguida, ela se transformava numa andorinha negra e voava em torno do ataúde de seu esposo, desejando abraçar Osíris e ter um filho dele.
Certa noite, a rainha Ishtar entrou no quarto de Ísis quando ela segurava o bebê sobre o fogo. Ishtar entrou em pânico, gritou e quebrou o encantamento de Ísis, privando assim o princípio da imortalidade. Ísis foi forçada a contar a Ishtar quem ela realmente era - Senhora da Abundância, rainha do Sul (mundo inferior).
Ishtar ajoelhou-se diante de Ísis e ajudou-a a retirar o corpo de Osíris da tamargueira. As duas mulheres envolveram a árvore em linho branco e a colocaram reverentemente no templo para adoração. Ísis então levou o corpo de Osíris numa barca Nilo abaixo, e em sigilo realizou ritos secretos. Sob a proteção de Thot/Hermes, ela pôde ressuscitar Osíris por tempo suficiente para conceber a longamente esperada Criança Divina, Hórus. Após sua extraordinária e mágica concepção, Ísis foi venerada como Casa de Hórus ou Templo de Hórus.
Ísis, todavia, não teve uma liberação à altura de uma rainha-deusa. Ela se escondia de Seth, que por sua vez se enfurecia cada vez mais à medida que a procurava acima e abaixo pelas margens do Nilo. Seth ouvira rumores de que Ísis afirmava estar grávida de um filho póstumo de Osíris, mas ele recusava-se a acreditar numa concepção miraculosa.
Ele achava que o filho de Ísis seria ilegítimo, mas tomou providências para não correr nenhum risco. Ísis sabia que ele a mataria, e também à criança, se os encontrasse. Ela sentou-se de cócoras e deu à luz como uma camponesa. Ficou em agonia durante horas, até que finalmente dois deuses vieram com amuletos de sapo e de pedra para ajudá-la.
A criança foi expelida em meio a uma grande luz - O Longamente Esperado, Hórus, o Vingador de Seu Pai, o Falcão do Deus Sol. Seu nascimento ocorreu no Equinócio Vernal, o período de maior fecundidade da Terra.
Seu pai, escondido no ataúde, às vezes aparecia a Hórus e o ensinava. Eles discutiam sobre armas e sobre a arte da guerra, porque sabiam que um dia Hórus deveria lutar contra o poderoso Seth pelo trono.
Um dia Osíris perguntou à criança, "Qual a ação mais gloriosa que um homem pode realizar?"
"Vingar seu pai."
"Qual é o animal mais útil?", continuou Osíris.
"O cavalo", disse o menino sem vacilar.
"Vingar seu pai."
"Qual é o animal mais útil?", continuou Osíris.
"O cavalo", disse o menino sem vacilar.
Osíris ficou perplexo, porque o leão, que aparece no firmamento quando o Nilo começa a transbordar, em geral é o animal favorito.
"Por que você prefere o cavalo?", perguntou o pai ao filho.
"Porque o cavalo é mais proveitoso em alcançar e interceptar a força do inimigo. O leão é mais forte, mas o cavalo é mais ágil."
Certo dia, quando Ísis estava na cidade obtendo suprimentos, tendo deixado o filho sozinho dormindo numa esteira, um escorpião aproximou-se e picou Hórus. Ao voltar, Ísis encontrou seu corpo rígido e frio, seus membros inchados e seus lábios brancos de espuma.
O terror tomou conta dela enquanto pegava a criança. Ela e sua irmã bradaram ao rei Sol Rá com tal força que o Disco parou em sua órbita. A jornada de um-milhão-de-anos de Rá tinha sido interrompida pela primeira vez. Thot, Senhor da Sabedoria e Escriba de Rá, Mentor de Ísis, desceu da barca do Disco Sol para ajudar.
Thot tinha uma memória enciclopédica, e havia escrito a maioria dos grandes tratados sobre magia, assim como sobre matemática, astronomia e astrologia. Entretanto, mais importante do que saber onde encontrar o encantamento correto para curar Hórus, era conhecer a pronúncia correta.
Assim, enquanto Ísis soluçava sobre o corpo de Hórus, Thot/Hermes ensinou-a a pronunciar as palavras apropriadamente. (EA. Wallis Budge, Gods of the Egyptians, vol. 1, página 408; vol. 2 páginas 214-215.)
O ferimento se abriu e o veneno escorreu. Hórus começou a respirar novamente!
"Hórus vive! Hórus vive!", gritava a multidão.
"Hórus vive! Hórus vive!", gritava a multidão.
Thot voltou à barca-disco e a Senhora Ísis recebeu um novo título - Senhora da Magia.
Ísis passou os encantamentos mágicos que Thot lhe ensinara às sacerdotisas do templo, para que nenhuma outra criança egípcia viesse a morrer por uma picada de escorpião.
Enquanto isso, a notícia de que o jovem filho de Ísis se desenvolvia bem alcançou Seth. Ele ficou sabendo que Hórus era hábil no manejo das armas e que o seu magnetismo atraía os próprios guerreiros de Seth para fora do palácio.
Todas as noites Seth saía aparentemente para caçar, mas na realidade era para encontrar Hórus e matá-lo. Ele procurava em todas as cavernas, à luz da Lua. Numa noite de lua cheia, ele encontrou o caixão de Osíris, abriu-o, cortou o corpo em quatorze pedaços e jogou-os no Nilo.
Ísis encontrou o ataúde destruído na manhã seguinte. Ela construiu um leve barco com papiro, e desceu o rio para procurar os pedaços do corpo de Osíris. No entretempo, Hórus se dedicava ao estudo da magia branca e negra.
Ele disse à sua mãe que a encontraria no templo de Abidos, onde o esquife de tamargueira tinha sido deixado, Ísis levaria os pedaços do corpo e, numa cerimônia ritual, eles o ressuscitariam novamente.
Ísis passou por muitos crocodilos ferozes em sua jornada, mas tinham tal respeito por ela que não haviam comido nenhum pedaço de Osíris, e desde aquela época os crocodilos foram considerados animais sagrados no Egito. (Mais será dito sobre eles no Capítulo 10: Capricórnio.) Ísis encontrou treze dos pedaços, mas um peixe havia comido o pênis, e ela portanto levou a Hórus um corpo que não estava completo - um corpo que tinha algo importante faltando.
No templo de Abidos, eles reuniram os pedaços e acrescentaram um modelo de pênis que Ísis havia feito. Realizaram muitos rituais sobre o corpo durante o ciclo de 14 dias da lua minguante. Somente depois que os ritos foram concluídos é que Hórus pôde partir para encontrar seu tio e recuperar o trono.
O Deus Thot desceu do Disco em sua função de mensageiro/árbitro para julgar a batalha entre Seth e Hórus, entre tio e sobrinho. Algumas fontes dizem que talvez ele tenha vindo devido à sua premonição de que Ísis precisaria dele.
Tivesse ou não Thot conhecimento antecipado, Ísis sem dúvida precisava dele. Primeiramente, Seth e Hórus lutaram por três dias, como "grandes ursos". Então Hórus conseguiu vencer e prender seu tio com correntes. Levou Seth para Ísis em triunfo e jogando-o ao chão colocou seu pé sobre a grande cabeça ruiva. A seguir, deixando a Rainha como guarda de seu prisioneiro, Hórus saiu para dispor do exército de Seth.
Assim que Hórus saiu, Seth começou a suplicar a Ísis que o libertasse. "É frio e escuro na prisão; esse é um lugar indigno de um rei." E, "Com toda certeza, a terra recuperará sua fertilidade com mais rapidez se você libertar o rei." E ainda, "Além disso, eu sou seu irmão." Quando esses argumentos falharam, Seth mostrou os ferimentos que Hórus lhe havia infligido. Ísis foi tomada de piedade pelas condições de Seth e o libertou.
Hórus, que era um Áries impetuoso (nascido no Equinócio da Primavera), retornou e soube que sua mãe havia perdoado e libertado o homem que por duas vezes assassinara seu pai e que usurpara seu trono. Exausto pela batalha e furioso com as notícias, Hórus empunhou a espada e, num acesso de fúria, decepou a cabeça da mãe.
Thot, entretanto, estava por perto, e pôde imediatamente pronunciar as palavras corretas para salvar Ísis. Ele substituiu sua cabeça cortada pela de Hathor, a antiga deusa-vaca egípcia. Ísis então recebeu um título de Hathor, uma deusa da terra mais antiga - Protetora do Parto.
Juntos, mãe e filho então perseguiram Seth. Por fim, eles o afugentaram para o Mar Vermelho. Ele nunca mais voltou ao Egito, e a prosperidade no Vale do Nilo foi restaurada sob Hórus e seus quatro filhos, que reinaram consecutivamente em verdade e harmonia.
Ísis e Osíris reinam como juizes dos mortos no mundo inferior. Lá eles saúdam as almas que chegam e as julgam de acordo com os 42 mandamentos.
A primeira vista, a história poderia parecer mais um mito solar do que lunar. Hórus do Sol luta para reaver seu reino usurpado por um tio perverso, assim como Jasão havia lutado com seu cruel tio Pélias. (Veja Áries, Capítulo 1.)
Mas, se observarmos com mais atenção, veremos que este conto realmente trata de Ísis e do poder mágico e sutil do Feminino; é um mito lunar. Todavia, Ísis não é a Grande Mãe que por seu próprio poder e autoridade preside a vida, a morte e a ressurreição, mas Virgem, a Intermediária - Virgem humilde, filha e aluna de Hermes/Thot.
Virgem é uma deusa outonal mais sutil; ela não possui a Shakti da Grande Mãe. Ísis diz a Ishtar que é Rainha do Sul, o pôr-do-sol - a 6ª - Casa ou região crepuscular do zodíaco natural. Temos uma compreensão do papel de Ísis como intermediária quando Plutarco nos diz que ela é filha de Hermes (E.A. Wallis Budge, Vol. II, página 187).
Ela é Virgem e Mãe, a intercessora e mediadora da dádiva da graça e sabedoria divinas. Mas ela permanece totalmente dependente de Thot, seu Mentor Divino, para trazer consciência à humanidade. Neste mito, Ísis não faz nada por sua própria autoridade. Ela é um humilde veículo, o Templo de Hórus através do qual nos chegam as técnicas de cura.
A Deusa Virgem estuda, espera, reza, tem fé (polaridade de Peixes), e responde eficiente e apropriadamente numa crise. Ísis mostra misericórdia para com Seth, misericórdia essa que nasce de uma "piedade por toda a sua (de Seth) fraqueza humana" (Goodrich, Ancient Myths, página 39). Entretanto, apesar de toda a sua silenciosa humildade, no final Ísis vence; as figuras solares não são tão fortes quanto ela.
Mesmo Seth é derrotado pelo esforço paciente e persistente de Ísis.
Hórus, filho de Ísis, a Criança Divina de Rá, o Deus Sol, deve tudo à sua mãe - seu nascimento miraculoso do sêmen de seu pai morto, sua sobrevivência no parto, sua proteção contra os exércitos de Seth nas cavernas ao longo do Nilo, sua cura mágica da picada do escorpião, as oportunidades de aprender, de Ísis, a magia, e de Osíris, a arte da guerra, e assim, indiretamente, mesmo sua vitória sobre Seth e a reconquista do trono.
Hórus, filho de Ísis, a Criança Divina de Rá, o Deus Sol, deve tudo à sua mãe - seu nascimento miraculoso do sêmen de seu pai morto, sua sobrevivência no parto, sua proteção contra os exércitos de Seth nas cavernas ao longo do Nilo, sua cura mágica da picada do escorpião, as oportunidades de aprender, de Ísis, a magia, e de Osíris, a arte da guerra, e assim, indiretamente, mesmo sua vitória sobre Seth e a reconquista do trono.
Tudo isso ele devia ao Feminino, à sua humilde mãe. De fato, ele devia tanto que seu próprio ego não podia suportar, e acaba cortando a cabeça de Ísis para assim conquistar sua própria liberdade e espaço para crescimento pessoal. Assim Hórus pôde reaver o trono e reinar por seu próprio poder.
Há muitos traços de Virgem no mito de Ísis: humildade, perfeccionismo (as palavras devem ser pronunciadas com perfeição), eficiência nos tempos de crise, aplicação das habilidades e técnicas aprendidas na solução de problemas, intercessão junto aos deuses pelos outros (muitas pessoas de Virgem mantêm empregos intermediários com pessoal, aconselhamento infantil, gerência média no governo, etc), cura (manutenção do corpo intacto).
A cura é outro tópico comum à Virgem e também à busca de Ísis. Primeiro ela manteve intacto o corpo de Osíris; depois ela socorreu e ressuscitou o corpo frio de Hórus, e, finalmente, no caso do inimigo Seth, ela se apiedou dele e o libertou. Ela não fez isso para salvar o reino ou porque ele era seu parente, mas porque ele havia sido ferido na batalha e não poderia ser colocado na prisão fria, escura e úmida. Ele deveria ser mantido à luz do Sol para curar-se. Ísis não poderia suportar a responsabilidade por até mesmo um inimigo padecer de sofrimentos físicos.
Em Esoteric Astrology, Alice Bailey observa que a dualidade de Hermes se expressa em Virgem como a dicotomia alma/corpo. A polaridade de Peixes acentua o dilema porque enfatiza a renúncia às posses, às vezes mesmo incluindo as vitaminas ingeridas pela pessoa, sempre que trânsitos se opõem à energia de Virgem no horóscopo.
Em Esoteric Astrology, Alice Bailey observa que a dualidade de Hermes se expressa em Virgem como a dicotomia alma/corpo. A polaridade de Peixes acentua o dilema porque enfatiza a renúncia às posses, às vezes mesmo incluindo as vitaminas ingeridas pela pessoa, sempre que trânsitos se opõem à energia de Virgem no horóscopo.
Assim, um Virgem esotérico pode vacilar entre a ênfase no corpo e a ênfase na alma de acordo com as estações do ano - os trânsitos através do eixo Sexta/Décima Segunda Casas ou a oposição Sol em Virgem/Virgem ascendente. A cura do corpo, da mente ou da alma (cura psíquica) é uma espécie de busca natural para as pessoas participarem desse arquétipo, mas Virgem tende a passar por períodos de dúvida.
Deveria ele esquecer ou negar o corpo e passar a trabalhar no desenvolvimento da intuição, da imaginação e da renúncia piscianas? Deveria meditar mais? Deveria ele buscar a reclusão monástica?
A espera, a vida oculta, a atitude de serviço são também características de Virgem. Isis e Osíris esperaram muito tempo por um filho. Na realidade, a impressão que se tem é que pensavam que tinham tempo de sobra, e assim Hórus tornou-se a Criança Divina póstuma de Osíris.
A espera, a vida oculta, a atitude de serviço são também características de Virgem. Isis e Osíris esperaram muito tempo por um filho. Na realidade, a impressão que se tem é que pensavam que tinham tempo de sobra, e assim Hórus tornou-se a Criança Divina póstuma de Osíris.
Muitas pessoas de Virgem esperam, como Ísis ou Perséfone, até a meia-idade para tomar decisões de maior comprometimento. Foi somente após a morte de Osíris que Ísis se deu conta de quanto o amava. Muitas pessoas de Virgem não se relacionam com suas funções do sentimento senão na meia-idade ou mesmo mais tarde, quando o regente esotérico tende a emergir na personalidade.
A vida oculta e quieta de Virgem pode ser vivida numa academia, num hospital ou num emprego público, ou ainda como um empregado de remuneração baixa, embora saiba que é inteligente e talentoso o bastante para subir profissionalmente. Virgem cumpre um longo aprendizado, assim como o fez Isis com Thot, antes de tornar-se uma Deusa por direito adquirido.
Freqüentemente Virgem/Virgem ascendente perguntará, "Por que parece que sou de amadurecimento tardio?" Muitas vezes penso na duplicidade mental de Hermes com relação a assumir o risco de abandonar seu aprendizado seguro e garantido, e na observação de Ísis de que até a morte de Osíris ela não havia percebido quanto o amava ou quanto havia desejado um filho dele.
Até então, a vida era simplesmente uma oportunidade para ela aprender. Ísis finalmente deu à luz sua própria Criança Divina depois de ter ajudado Ishtar com seu bebê. Desse modo, Virgem freqüentemente dá nascimento a projetos criativos depois de apoiar (função lunar) e incentivar as aventuras criativas dos outros.
Quem é, então, Thot, o Pai de Ísis e o deus do qual os gregos derivam o seu Três Vezes Grande Hermes, o alquimista/mágico? Thot é o autor de muitos textos egípcios sobre astronomia, astrologia e magia. Ele era autocriado. Ele realizou os cálculos matemáticos que determinaram a localização das estrelas no céu.
Ele foi o inventor de todas as artes e ciências, o mestre da lei, o mestre da palavra divina e o escriba dos deuses. Ele foi o autor de todos os livros funerários importantes que continham os segredos da imortalidade. Sem a sua presença e orientação no mundo do além, os mortos não podiam pronunciar as palavras apropriadamente. Assim, não apenas o conhecimento de seus livros era requerido no mundo inferior; fazia-se necessária também a orientação pessoal de Thot.
O Livro dos Mortos nos diz que os poderes de Thot são maiores do que os de Osíris e mesmo maiores que os de Rá. (E.A. Wallis Budge, I, página 401.) Isso é assim porque o próprio Thot era "o coração e a língua de Rá", a razão, a vontade, e o poder da palavra do deus Sol. Thot pronunciou a Palavra que resultou na realização da vontade de Rá na Terra, em Hermópolis, a cidade dos nove deuses, e no mundo inferior dos mortos.
O Livro dos Mortos nos diz que os poderes de Thot são maiores do que os de Osíris e mesmo maiores que os de Rá. (E.A. Wallis Budge, I, página 401.) Isso é assim porque o próprio Thot era "o coração e a língua de Rá", a razão, a vontade, e o poder da palavra do deus Sol. Thot pronunciou a Palavra que resultou na realização da vontade de Rá na Terra, em Hermópolis, a cidade dos nove deuses, e no mundo inferior dos mortos.
Depois da palavra de Thot, a vontade de Rá não podia deixar de ser cumprida; não havia maneira de mudá-la. Os outros oito deuses dependiam de Thot porque estavam ligados às estações e eram dele os cálculos que determinavam os solstícios e equinócios.
Nos infernos, ele era escriba e anjo registrador e o que mais ajudava os recém-chegados que precisavam enfrentar seus demônios e monstros. Thot lhes dava o nome de cada ser, de modo que quando eles pronunciavam esse nome apropriadamente, o ser se tornava seu amigo. Isso ajudava os recém-chegados a entrar na Barca dos Milhões de Anos (Barca do Disco Solar) ou os Campos de Paz de Osíris.
Na Terra, Thot aparecia nos momentos de necessidade, quase como Hermes na Grécia, mas o seu poder é maior do que o de Hermes. Parece que Thot foi menos traquinas, e manifestou mais as qualidades de um xamã. Em cada história ele tem a técnica ou habilidade necessária, assim como as palavras de cura apropriadas.
Isis aprendeu, por exemplo, o tom de voz para cada entoação. Thot parece ter uma autêntica ligação com a cura esotérica e com a Sexta Casa. Os atributos mentais, matemáticos e verbais ou comunicativos de Hermes são também de Thot. Mas Thot tem também uma conotação fúnebre - uma espécie de relação sextil com Osíris e a Oitava Casa.
Thot, como Hermes, é jovem. Ele tem uma lua crescente no topo de sua cabeça, um símbolo do Feminino e também do mundo inferior. Os artistas o representavam também como a Lua Cheia, significando que ele regia todo o mês lunar. Ele permanecia ao lado de uma coluna que sustentava o céu. Um lance de quatorze degraus conduzia à coluna.
Os degraus eram de comprimento desigual e representavam os primeiros quatorze dias do mês, a primeira metade do ciclo lunar. Em alguns desenhos Thot olhava em duas direções, possivelmente para os equinócios da primavera e do outono.
Thot tinha relação com o outono e com o inverno. Ele era também chamado de Olho Negro de Rá que fornece menos calor, luz e tepidez do que o olho claro. O olho negro de Rá era conhecido como a Lua Nova, o Escuro da Lua. A representação mais popular que os artistas faziam desse deus, todavia, parecia ser a do pássaro que se assemelha à cegonha, a íbis, do qual seu nome, Thot, derivou.
Conta-se que a íbis era a criatura mais útil do delta, porque matava cobras e escorpiões. Seu hábito de curvar-se e dobrar o corpo sobre si mesma, aconchegando sua cabeça ao peito, dava-lhe a forma de um coração. Assim, o hieróglifo do coração foi usado para representar Thot, e transmitia "o conhecimento e a compreensão do coração". A tarefa de íbis de purificar a área de cobras e escorpiões é também reminiscente da exigente Virgem.
A Lua, o símbolo no topo do glifo de Thot, é também o regente esotérico de Virgem. Thot presidia as formas em transição, da doença à saúde (como no caso de Hórus quando foi picado pelo escorpião) no sentido da 6ª Casa, e da morte ao renascimento (como no caso de Osíris) no sentido da Oitava. A Lua, como vimos em Touro e Câncer, representa a forma.
A Criança Divina é a criança de Virgem, o resultado de um longo período de gestação/aprendizado. Virgem, no nível mundano, seleciona dados no processo de análise. Em seu sentido esotérico, a Lua representa fusão, síntese e realização do potencial - parte deste crescimento para Virgem consiste em incorporar o cuidado ou a nutrição lunar que vimos em Câncer.
No mito, Ísis era uma mãe amorosa para Hórus, um exemplo da Virgem esotérica, cuidadosa. Uma amiga de Virgem certa vez mencionou que sentia estar se desenvolvendo pessoalmente através do trabalho de aconselhamento. "Agora tenho a impressão de que os clientes são mais indivíduos, mais pessoas. Eu costumava vê-los como problemas a serem resolvidos ou como artigos interessantes a serem escritos. Agora sou mais atenciosa com eles, estou mais harmonizada com o nível humano." Este é também o nível lunar - o nível da personalidade.
A busca começa com a verdade de Thot, "Conhecimento é poder", e conclui com sua "compreensão do coração" - a sabedoria. Alguns clientes Virgem/Virgem ascendente perceberam que o abandono de uma profissão ligada à análise de dados frios e secos e o movimento na direção de uma carreira relacionada à intuição e à imaginação (integrando a polaridade de Peixes) traz como resultado o crescimento pessoal.
Alguns tornaram-se orientadores que trabalham com sonhos, astrólogos, ou escritores e jornalistas criativos. Eles se envolveram mais intimamente com o quadro geral. Anteriormente, como técnicos em computação e cientistas em seu laboratório, eles dissecavam a realidade.
A meditação, simbolizada pelo peixe de Peixes em oposição a Virgem, é também uma chave para desenvolver a fé na natureza humana, que vai além da atitude do viver e deixar viver presunçosos de muitas pessoas de Virgem mundanas. A tolerância dessas pessoas é do tipo que implica num conceito como este, "Bem, tal e tal coisa está absolutamente errada, mas vou deixar passar."
"Como Virgem pode integrar a polaridade de Peixes?", poderíamos perguntar à Esfinge do árido deserto. (Veja Leão, Capítulo 5.) Talvez buscando o equilíbrio entre corpo e alma de modo a não causar mal nem a um nem a outra - evitando por um lado a retirada para uma austeridade rigorosa, como faz o anacoreta, e por outro a hipocondria obsessiva.
O Bhagavad Gita 1 (VI: 16-17) diz: "Ó, Arjuna, o glutão e o frugal, o que dorme demais ou o que dorme de menos, nenhum desses encontra realização no ioga. Aquele que com regularidade adequada come, relaxa, trabalha, dorme, e permanece desperto, encontrará no ioga o destruidor do sofrimento." Essa passagem equilibra o ascetismo e a rotina de trabalho de Virgem com o descanso e o relaxamento de Peixes.
Significa trabalhar conscientemente quando é hora de trabalhar e abandonar-se ao ritmo do dia à tardinha - passeando na praia de Netuno para desfrutar da brisa do mar. Significa equilibrar o tempo e a energia gastos com as pessoas durante o dia com o tempo reservado somente para si ao entardecer, meditando ou trabalhando em projetos criativos próprios, alimentando a Criança Divina Interna. Um grande iogue disse que, quando estamos com as pessoas, devemos estar realmente com elas, e quando estamos com Deus, devemos estar realmente com Ele.
Integrar essa polaridade significa discernir, numa dada situação, quando a lógica de Hermes é necessária para avaliar os fatos, e quando é tempo de abandonar a lógica e seguir a intuição de Netuno. Significa também temperar a lógica de Hermes com a bondade, a misericórdia e a compaixão de Netuno. As pessoas são imperfeitas, e quando Virgem é excessivamente crítico, elas podem tornar-se tão desmotivadas que não conseguirão aperfeiçoar-se.
Quando Virgem avança na integração da fé e da paz interior de Peixes, muitas dúvidas interiores desaparecem. O ego começa a depender mais de Deus e a confiar menos em seus próprios recursos. Em Anima2, James Hillman define o ego de um modo que pode agradar Virgem, porque Virgem gosta de purificar o cosmos. Hillman diz que o ego é "o porteiro fiel que varre as casas planetárias".
Através da rendição e da dependência pisciana ao Self, o ego cessará de tomar-se a si ou à rotina diária tão a sério e fará uma limpeza mais eficiente como um bom e fiel servo do Self. A integração da polaridade também implica equilíbrio entre o realismo de Virgem e a disponibilidade de Peixes para dar aos outros o benefício da dúvida.
Uma chave para a integração dessa polaridade poderia ser a de que ambos são signos Mutáveis/receptivos. Ísis foi receptiva a Thot e tinha fé total nas palavras dele. Séculos mais tarde, a Virgem Maria foi ofuscada pelo poder do Espírito Santo e, com fé total e receptividade lunar, disse, "Faça-se em mim segundo a Tua Palavra" (Lucas, 1:38).
Ela também concebeu uma Criança Divina em circunstâncias milagrosas e deu à luz sob condições que qualquer virginiano consideraria das mais imperfeitas. Tanto ela como Ísis eram veículos humildes e conscientes para a Graça Divina. A Lua, como regente esotérico de Virgem, abre o signo emocionalmente e o torna receptivo ao Espírito.
Quando ponderamos sobre a polaridade Virgem/Peixes, vem-nos à lembrança a história bíblica de Maria e Marta (Lucas, 10:38-42). Maria foi a irmã que, com relação a Cristo, seu Mestre, adotou a abordagem pisciana. Assim que Ele entrou na casa delas, ela correu e sentou-se a seus pés com grande devoção.
Marta, a irmã que assumiu a abordagem de Virgem, cuidou de fazer com que Cristo se sentisse à vontade. Ela provavelmente providenciou uma bacia e panos para seus pés, de acordo com o costume local. Enquanto servia, ela notou sua irmã sentada, descansando e ouvindo. Marta ficou zangada. "Senhor", ela disse, "a ti não importa que minha irmã me deixe assim sozinha a fazer o serviço? Dize-lhe, pois, que me ajude."
Jesus respondeu, "Marta, Marta, tu te inquietas e te agitas por muitas coisas; no entanto, pouca coisa é necessária, até mesmo uma só. Maria, com efeito, escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada."
A abordagem virginiana (prestativa) de Marta não levou em conta uma verdade pisciana importante.
Precisamos viver as oportunidades do momento presente e desfrutá-las por inteiro. Se Virgem se torna muito rígido(a) com relação a seu planejamento rotineiro, e se leva seu serviço muito a sério, de modo muito rígido, então a profissão de serviço prestativo pode tornar-se um ditador. Pode até mesmo barrar as oportunidades de crescimento da mente e da alma, se Virgem se tornar seu escravo (Hermes como servus).
A oportunidade de Maria abrir receptivamente seu coração ao Mestre era única em toda a sua experiência de vida. Quando decidiu não perdê-la em irrequieta agitação, ela "escolheu a melhor parte".
Muitas pessoas Virgem prestativas e seriamente determinadas podem chegar a dizer-me que gostariam de tirar férias desvinculadas dos negócios, como por exemplo participar de um retiro espiritual (polaridade de Peixes).
Muitas pessoas Virgem prestativas e seriamente determinadas podem chegar a dizer-me que gostariam de tirar férias desvinculadas dos negócios, como por exemplo participar de um retiro espiritual (polaridade de Peixes).
Mas elas se sentem pouco à vontade viajando sem sua agenda ou sem os práticos workshops que permitem dedução do imposto de renda - o padrão costumeiro. Nessas viagens de workshops elas aprendem a fazer coisas de valor e utilidade que sempre compartilham com os outros.
Mas o que muitos deixam de compreender é que a intuição é muito prática. O regente esotérico de Virgem é a Lua, um planeta intuitivo, de proteção. Um retiro não só põe Virgem em contato com a polaridade de Peixes, liberando Virgem para meditar e desenvolver a intuição, mas também ajuda a desenvolver a forma interior, os recursos da alma lunar em que a pessoa de Virgem Esotérica constantemente busca refrigério enquanto ajuda os outros.
Sem tempo para meditação na rotina de Virgem... sem recolhimento nos fins de semana, Virgem pode sentir-se abatido(a) pela profissão de serviço. Como madre Teresa de Calcutá, que é de Virgem, muitas pessoas vêem uma grande quantidade de sofrimento humano todos os dias. Como Madre Teresa, elas também precisam mergulhar em Águas Cósmicas e reviver o Espírito - entrar em contato com a energia da Alma para continuar alimentando os outros.
As pessoas de Virgem no nível mundano pensam que fatos e informações constituem tudo aquilo de que o mundo precisa - a mensagem de Hermes. A maioria das pessoas, entretanto, busca mais do que informações; elas buscam a inspiração do orientador. Os virginianos(as) que são intuitivos lunares verdadeiros e nutrientes autênticos combinam o poder mágico com a discriminação de Hermes para transformar e curar com a natureza solícita da Lua.
Eles encorajam os demais a acreditar em si mesmos e a desenvolver seus recursos. Sem os dons de Hermes, a Lua pode favorecer a dependência (Veja Capítulo 4: Câncer). Sem a Lua, a discriminação de Hermes, aplicada ao paciente, ao cliente ou ao estudante, é uma espada afiada. Virgem pode revelar-se clínico, sem consideração, frio.
Em The Problem of the Puer Aeternus, Marie-Louise von Franz discute o Egito antigo como uma civilização em que as idéias eram consideradas reais ou concretas e tudo o mais era visto como transitório. A influência de Hermes/Thot, o deus-idéia, é fortemente sentida aqui. O significado concreto, literal das palavras, e mesmo de sua pronúncia correta, era importante, por causa de seu uso na magia - as palavras eram causativas.
E, assim, como von Franz esclarece, esse literalismo concreto pode interferir em nosso crescimento. O animus, o pessimismo interior de uma mulher, por exemplo, é concreto e literal em suas opiniões e nos problemas que apresenta, como a Esfinge, para serem solucionados. Um cliente de Virgem com uma Lua afligida, pouca Água em seu mapa e um Mercúrio forte, freqüentemente cairá na negatividade de animus. "Há duas alternativas aqui, duas somente, e ambas são igualmente más."
À semelhança da Esfinge, tais tipos de Hermes sentem que ávida é um enigma a ser resolvido. Pode-se observá-lo e imaginar a resposta, ou apresentar a pergunta a um teólogo e então o problema será resolvido. Este caminho não é muito satisfatório, porque é destituído de diversão, de imaginação, de intuição e de risco.
Se o animus tem medo de cometer um erro ou de fazer uma escolha errada, então talvez nenhuma escolha seja feita na encruzilhada de Hermes. O tempo passa, e Virgem lastima seu potencial não realizado. Os elementos positivos do horóscopo - Ar (senso de humor) e Fogo (coragem, risco, pensamento positivo) - podem ajudar Virgem a superar a precaução e o enfoque mental literal que tendem a sabotar sua temporalidade. Integrar a polaridade de Peixes e harmonizar-se com a Lua são práticas que também facilitam o crescimento.
Em Labours of Hercules, "Sexto Trabalho", Alice Bailey fala da habilidade de Virgem esotérico(a) de sintonizar com o Inconsciente Coletivo. Virgens que cultivaram a natureza psíquica interior e também suas mentes Hermes são capazes de conectar-se com as Massas (Câncer, a Lua).
Muitos são também capazes de prever as tendências para o Coletivo, especialmente no mundo da idéia de Hermes. "Quais seminários serão úteis para as pessoas nos próximos cinco anos? Que livros as pessoas desejarão ler em dez anos?" Isto, mesmo falando praticamente, ajuda a lidar com o medo perene de Virgem com relação à segurança financeira, visto que a Virgem lunar sabe que as idéias nunca se esgotarão, que o poder de ajudar e atrair uma audiência para sua mensagem não provém dos seminários a que as pessoas assistem no mundo exterior, mas de dentro delas mesmas.
Os leitores de Virgem/Virgem ascendente que gostariam de afinar-se mais com seu lado lunar fariam bem em estudar a Lua natal por Signo, Casa e Aspecto. Ela tem relação com o Sol em Virgem? com Virgem ascendente? com Hermes?
Com o passar dos anos, descobri que muitos horóscopos com Virgem ascendente, à semelhança de Ísis, têm um dom inato para a cura, mas falta-lhes confiança em sua magia para seguir adiante. E mais seguro ser um contador ou uma enfermeira. Desenvolver e acreditar (polaridade de Peixes - fé) nos dons lunares e intuitivos que se tem é o primeiro passo para desenvolvê-los através da meditação, da imaginação ativa, da interpretação dos sonhos, da leitura de imagens mentais. Para conectar-se com a polaridade de Peixes, pode-se ler um pouco de poesia à noite, antes de dormir.
Um pouco de poesia inspiracional ou devocional, não The Waste Land. Isto ajuda a equilibrar a Terra de Virgem com a Água, a mitigar a secura do deserto. Peixes busca a paz de espírito, e o mesmo faz Virgem. Peixes está mais próximo do Inconsciente, o feminino interior. (Pode ser útil para Virgem ler o Capítulo 12, Peixes: o Castelo da Paz.) Finalmente, Peixes diz respeito a sonhos e fantasias. Para ser feliz, é bom sonhar, mesmo que nem todos os sonhos se tornem realidade.
Ao trabalhar no desenvolvimento da Lua e na integração da polaridade de Peixes, Virgem vai além do intelectualismo mundano de Hermes na direção da compreensão do coração. Quando Virgem trabalha a partir do coração, e também da cabeça, a Lua dará à luz o potencial interior, a Criança Divina interior, e Virgem se tornará parteira espiritual para outras pessoas.
Virgem/Virgem ascendente passa 30 anos em progressão em Libra. Como o signo de Libra é regido por Vênus, deusa do amor, muitas pessoas casam durante este ciclo, particularmente no último decanato, ou nos dez anos finais. (Aparentemente, por essa época, elas tiveram tempo de acostumar-se à energia de Vênus.) Muitas vezes pedi a clientes Virgem que participavam das aulas de progressão que descrevessem sua reação ao casamento durante esse ciclo.
Apresento a seguir alguns comentários feitos por pessoas a quem o Sol em progressão formava aspectos positivos com seus planetas natais:
"Estou muito mais calmo e feliz do que costumava estar."
"Sinto-me bastante relaxado com relação às finanças desde meu casamento. Não preciso mais depender apenas de mim mesmo."
"Acho que estou levando uma vida mais equilibrada."
"Se tivesse sabido que o casamento seria uma experiência tão positiva, eu teria casado muitos anos antes. Eu me preocupava com a perda de minha identidade antes de encontrar meu nicho na vida."
Estas palavras - calmo, relaxado, feliz e equilíbrio - pertencem ao vocabulário de Libra. Muitos virginianos parecem ir de uma vaga insatisfação com a vida ao contentamento durante este ciclo de desenvolvimento. Eles desenvolvem a serenidade de espírito de Libra.
Outros, entretanto, passam pelo Sol em progressão ou por Mercúrio em progressão tendo problemas com planetas cardeais natais, formando quadraturas e oposições. Eles tendem a lamentar-se com a terminologia de Libra, "Não é justo que meu cônjuge espere que eu faça todo o trabalho da casa; estou cansado(a) à noite." ou "Eu gostaria de manter as coisas em harmonia, mas estou numa profissão de serviço em que ouço problemas das pessoas o dia inteiro.
Não quero ter que analisá-lo à noite." Ou, "Estou cansada à noite; ele, entretanto, está cheio de energia, e quer divertir-se ou sair socialmente. Precisamos entrar num acordo, e somente sair ou nos divertirmos em casa duas vezes por semana." "O casamento trata do aprendizado da cooperação. Gostaria que meu marido cooperasse e fizesse as tarefas domésticas que lhe deixo listadas na porta da geladeira."
Temos nesses depoimentos muitas palavras-chave de Libra - harmonia, justiça, cooperação, compromisso (principalmente a necessidade de comprometimento de outras pessoas) e o ouvir. Essas palavras combinam com os problemas de Virgem no sentido de ter os serviços caseiros feitos para sua satisfação, tempo para descansar ou fazer os trabalhos do escritório em casa versus vida social, a estrutura do tempo livre à noite que o cônjuge pode aceitar espontaneamente. (Como em "Oi, querida, você não se incomoda por eu trazer estes meus amigos esta noite? Há alguma coisa na cozinha que possamos preparar para eles?") A espontaneidade não é um traço que em geral agrade às pessoas de Virgem natal.
Discussões sobre dinheiro são comuns durante a progressão em Libra. A orçamentação é um ponto forte de Virgem. Mas Virgem pode não perceber que está gastando bem mais do que costumava gastar quando estava em progressão em Libra. (Freqüentemente, outras pessoas percebem nossas mudanças em andamento antes que nós mesmos as notemos - elas são desenvolvimentos inconscientes e graduais).
Virgem, que se considera perito em finanças e muito frugal, acusará o cônjuge de gastar impulsiva e imprudentemente, mas ficará muito surpreso quando o cônjuge apontar seus próprios gastos. "Eu realmente gastei tanto dinheiro o mês passado? Eu pensava que tinha comprado apenas alguns livros e discos", diz Virgem, agora um libriano em progressão.
Em geral, Virgem é um planejador de longo prazo. O companheiro pode não se relacionar com anuidades e retiradas de fundos; ele(a) pode simplesmente querer viver o dia-a-dia. Se o Sol em progressão em Libra forma uma oposição ao Sol natal ou em progressão em Áries do(a) cônjuge, pode haver uma luta pela predominância do orçamento versus o gasto espontâneo, a despeito do interesse de Libra em progressão pela paz e harmonia.
Às vezes é útil levantar esses tópicos em leituras sobre relacionamentos. Pessoas casadas há muito tempo podem ficar confusas pelas mudanças em progressão no companheiro, mas este pode não perceber que está mudando.
Vênus, regente da progressão em Libra, é um planeta social, um planeta amistoso. Muitos clientes com stellium em Virgem me dizem que gostam de participar de funções artísticas, de festas no escritório, e de outros encontros, mais do que costumavam quando vários planetas de movimento mais rápido no stellium avançam através de Libra.
Uma dessas mulheres de Virgem ascendente disse, "Eu costumava evadir-me logo que a festa de Natal do escritório começava, e imediatamente voltava aos arquivos. Hoje relaxo e aprecio mais essas festas, não dando atenção às pilhas de pastas sobre a minha escrivaninha. Lembro-me de quando era gerente da unidade principal de meu departamento.
Uma diretora de pessoal libriana estava se aposentando e oferecemos uma festa para ela. As pessoas comentavam como ela era benquista, e eu, no caminho de volta para minha escrivaninha, pensei, 'Hum, realmente benquista. Ela por acaso pensa que a vida é uma competição por popularidade?' Na minha festa de aposentadoria as pessoas vão dizer, 'ela dirigiu a unidade mais eficiente. Ela realmente conseguia que o trabalho fosse realizado.
Ela era tão conscienciosa que será difícil substituí-la.' Por outro lado, ficarei igualmente feliz se as pessoas disserem, 'Ela era benquista.'" Muitas pessoas do círculo de Virgem/Virgem ascendente dizem que suas conhecidas desse signo parecem ajustar-se socialmente melhor neste ciclo. Isto é especialmente verdadeiro se Vênus em progressão se move de Virgem para Libra.
Como um signo de Ar, Libra tem relação com idéias e conceitos. Virgem geralmente relega o conceito e enfatiza o conteúdo, o dado, o material ou o serviço habilmente executado. Muitas pessoas Virgem/Virgem ascendente se tornam mais conceituais, menos concretas e literais, e mais objetivas na progressão do Sol ou de Mercúrio por Libra.
Elas, por exemplo, dizem, "Quando comecei a lecionar história americana, estava decidida a passar cada fato e cada data no plano de aula. Se um aluno me fizesse uma pergunta com um 'por que', uma questão conceptual que poderia me reter, eu dava uma resposta rápida de modo a não me ver impedida de cobrir a matéria do dia. Se ele perguntasse, 'É verdade que George Washington e outros pais fundadores tinham escravos e que a escravidão era legal naquela época?
Como isso se justificava na constituição? Como os escravos chegaram aqui?', eu diria simplesmente, 'Assim é que eram as coisas no século XVIII', e seguiria em frente. Hoje eu me deteria e gastaria um bom tempo com a resposta. Não me parece mais tão importante cobrir a matéria - seguir o plano de aula servilmente.
São os conceitos que tornam a aula interessante para os alunos, e também para mim."
Ou, "Meu pessoal da repartição pública onde trabalho costumava queixar-se de que eu exigia muita papelada e muitas estatísticas sobre os clientes, e que dispunham de pouco tempo para dedicar-se aos clientes como seres humanos após terminarem de preencher todas as questões do formulário.
Ou, "Meu pessoal da repartição pública onde trabalho costumava queixar-se de que eu exigia muita papelada e muitas estatísticas sobre os clientes, e que dispunham de pouco tempo para dedicar-se aos clientes como seres humanos após terminarem de preencher todas as questões do formulário.
O conteúdo - os dados usados no planejamento e os que entram nos computadores para futuras análises e tomadas de decisão - é importante, mas eu posso ter perdido o controle. O serviço que prestamos é para as pessoas. Poderíamos elaborar novos planos e apresentar novas idéias e conceitos, sem ter tantos dados que duplicam outros dados, ou que se sobrepõem. Estou mudando de idéia sobre uma porção de coisas assim..."
Urano é o regente esotérico de Libra. E também o planeta da oitava superior de Mercúrio, o regente mundano de Virgem. Ele tem relação com a objetividade relativa ao material, aos dados, ao enfoque dado ao serviço. Pessoas de Virgem com um Urano natal forte deixam de lado as minúcias e miuçalhas em favor de novas abordagens neste ciclo; pelo menos é o que penso. Urano é um planeta de discernimento rápido.
As pessoas de Virgem de natureza esotérica que se harmonizam com Urano na progressão em Libra podem aprender a acelerar a temporalidade da vida desfazendo-se de suas preocupações nervosas. "O que está faltando? Devo rever isto novamente apenas para me certificar de que está completo?" Urano ajuda Virgem a perceber rapidamente a floresta inteira, em vez de ficar esboçando a mesma árvore à exaustão para chegar à perfeição.
Muitos virginianos vivenciam Urano em oposição a Urano na progressão em Libra. Este trânsito pode orientá-los para uma profissão New Age, ou pelo menos levá-los a estudar astrologia, ecologia, química alimentar e nutrição, ou cura holística. Alguns investigaram o modo de vida em comunidades New Age na progressão em Libra em torno da época em que Urano natal estava em trânsito.
Às vezes, para ver se o cliente está trabalhando com o regente esotérico ou mundano durante o ciclo em progressão, eu pergunto ao cliente, por telefone, "O que você tem lido recentemente?" Uma possibilidade é Vênus relacionada, "Principalmente romances românticos." Ou, outra, "Livros de arte. Estou freqüentando aulas de arranjos florais." Uma resposta de Urano, "Bem, muitas coisas de astrologia e astronomia." Ou, "Estou voltando ao colégio para estudar programação de computador" - um enfoque de Urano que não é exatamente Nova Era esotérica, mas que se aproxima.
Urano rege também a tecnologia avançada. Ao nível mundano temos, "Estou refazendo meu exame para obtenção do Diploma de Contabilidade pela terceira vez. Eu sei a matéria, mas isto é tão importante para mim que fico nervoso e congelo. Não consigo terminar o teste no tempo prescrito."
Por Urano apresentar discernimentos objetivos, particularmente perto dos 40 anos, no ciclo de Urano em oposição a Urano, se Virgem natal se harmoniza com esses insights, muitos velhos hábitos da 6ª Casa podem ser reconhecidos e eliminados. Neste ciclo, é melhor romper com um velho hábito do que ter uma ruptura abrupta de um relacionamento pessoal.
Muitos virginianos deixam um ambiente de trabalho que lhes esfrangalha os nervos, mas o que descobrem é que o novo ambiente é tão agitado quanto o primeiro. Os virginianos podem passar por esta progressão em Libra mais positivos, mais Cardeais e menos autocríticos.
Virgem pode também formar um senso de humor aéreo, se o Sol em progressão entra em contato com planetas natais Ar, e pode substituir o antigo perfeccionismo pela objetividade e imparcialidade de Libra. Urano também se refere ao grupo. Virginianos com Urano natal forte podem emergir da caverna de Merlin para participar de comunidades mais amplas antes da progressão em Escorpião, uma energia mais quieta, mais reclusiva.
Espiritualidade, uma sensação de calma, equanimidade e serenidade podem ser desenvolvidas nesta fase. Estas talvez sejam as dádivas mais importantes da progressão.
Se o Sol em progressão de Virgem natal entrou em conjunção com Vênus natal enquanto passava por Libra, então muito provavelmente Virgem absorveu parte da cordialidade de Vênus e se expandiu para além do pensamento crítico em direção ao sentimento e ao relacionamento diplomático com os outros.
Se o Sol em progressão em Libra formou um aspecto com Urano natal, é muito provável que Virgem se expandiu para além do pensamento literal e concreto para um idealismo mais amplo e mais humanitário. Muito provavelmente a autocrítica diminuiu durante o ciclo de 30 anos de Libra, especialmente se os regentes de Libra, Vênus e Urano, estavam ambos envolvidos no desenvolvimento da personalidade de Virgem natal.
Se Virgem abandonou a estreiteza, a autocrítica, a análise constante das emoções e sentimentos, e o perfeccionismo durante a progressão em Libra, então Virgem está pronto a beneficiar-se dos traços positivos da personalidade do ciclo de Escorpião. Caso contrário, então Escorpião, o signo sextil do Sol em progressão, reforçará muitas características negativas de Virgem.
As qualidades positivas de Escorpião para Virgem envolvem a resistência física e a capacidade de suportar, o magnetismo e a vitalidade. Escorpião é regido por Marte e Plutão, os quais proporcionam estabilidade (fixidez) ao sistema nervoso e poder dinâmico à aura. Entretanto, Escorpião é semelhante a Virgem no sentido de que não se deixa dirigir, orienta-se pelo objetivo, é compulsivo, perfeccionista, exigente, e para as pessoas de Mercúrio em Virgem, leva a obsessões. É também rígido em suas atitudes e em seu pensamento, diferentemente de Virgem natal mutável.
Escorpião pode reforçar o introvertido Mercúrio na tendência de Virgem a retirar-se para uma caverna, como um eremita, ou a ser ciumento ou desconfiado dos outros. Por outro lado, se Virgem natal tem um Grande Trígono em Água, o Sol em progressão passando por Escorpião pode trazer profundidade ao trabalho de Virgem. Quais são os aspectos de Mercúrio natal ao Marte natal? Ao Plutão natal? Está um ou outro regente de Escorpião em contato com o Sol natal em Virgem?
Que espécie de potencial no mapa natal poderá ser concretizado por Virgem na progressão de trinta anos em Escorpião? Se há uma quadratura em Mercúrio/Marte natal e a pessoa não lidou com uma tendência ao cinismo e/ou ao sarcasmo no diplomático ciclo de Libra, por exemplo, então o Sol em progressão em Escorpião em contato com Mercúrio/Marte natal tenderá a torná-la ainda pior.
Se Mercúrio natal está retrógrado em Virgem, por exemplo, a progressão em Escorpião pode acarretar dúvida sobre si mesmo e autocrítica, visto que a energia retrógrada geralmente se dirige para dentro. Assim, em contraste com a progressão em Libra, que era mais venusiana, a progressão em Escorpião volta-se em direção à energia de Marte e Plutão.
Muitos virginianos orientam seu foco inteiramente para uma meta estreita com uma intensidade de Escorpião semelhante à intensidade de um raio laser. Este é freqüentemente o caso quando Plutão em trânsito entra em quadratura com Plutão natal durante a progressão em Escorpião. Alguns virginianos que têm aflições de Marte natal tornam-se malévolos, impacientes e insatisfeitos.
O artífice de Virgem, que fez de seu trabalho uma forma de arte em Libra, possivelmente irá mais fundo em Escorpião. Isto tende a ser verdadeiro quaisquer que sejam os serviços ou produtos envolvidos. A medida que o Sol em progressão passa por Escorpião, entrando ou não em contato com os planetas de Virgem natal num determinado ano, ele está em sextil simbólico com Virgem natal.
Durante certos anos, ele pode aspectar-se com planetas de Virgem ou de Capricórnio, e pode formar trígono com quaisquer planetas ou ângulos (Ascendente, Meio-do-Céu, Nadir, Descendente) em Câncer e Peixes. Se houver planetas de Escorpião natal no mapa, ele entrará em conjunção com eles.
Esses aspectos em progressão exercem um forte estirão no inconsciente, visto que a Terra e a Água, elementos Femininos, por serem elementos receptivos são importantes nas mudanças ou transformações alquímicas. A energia intuitiva, psíquica, criativa, espiritual sobeja para os virginianos introspectivos que conscientemente trabalham com ela neste ciclo.
A busca de Virgem pelo serviço significativo, com sua satisfação interior e suas recompensas, está ao alcance quando Virgem olha para dentro, para seu conhecimento, para sua perícia, e faz experimentos com técnicas, velhas e novas, neste ciclo.
Em geral, Virgem tem mais fé em si mesmo em Escorpião. O Sol em progressão é regido por Marte, planeta da confiança e da vitalidade. Marte também é um planeta pioneiro, de descoberta, pesquisa e desenvolvimento. Em Libra, o Sol em progressão estava em queda (em oposição a Áries).
Agora, o Sol está mais bem posicionado para crescimento, tanto no trabalho profissional como espiritual. Os que estão ligados às comunicações, o campo de Hermes, verão que Escorpião empresta seu magnetismo à aura, e sua autoridade persuasiva às palavras. (Lembramo-nos do mito egípcio, do poder que as palavras de Ísis tinham quando em contato com Thot. Escorpião é a 83 Casa - da magia, da transformação, da morte e do renascimento.)
Se Virgem está aberto ao inconsciente, o sistema nervoso também se estabiliza e Virgem não se preocupa tanto. O inconsciente prove a informação e os recursos interiores necessários.
Às vezes, se Virgem tem muita cautela para cooperar com o inconsciente, se o Sol em progressão realiza aspectos de confrontação com planetas natais, ou se ocorrem oposições em trânsito (Urano em oposição a Urano, Saturno em oposição a Saturno), o mundo exterior pode retirar Virgem de um emprego seguro e jogá-lo num desconhecido.
Ou, se o Sol entra em conjunção ou quadratura com Marte, amplificado por trânsitos de Marte e Urano, Virgem pode envolver-se num acidente. O corpo pode relaxar um pouco para que a mente possa recolher-se e preparar-se para uma nova direção. A transformação nem sempre vem por meio de trígonos e sextis suaves; algumas vezes ela é resultado de trânsitos em oposição e quadraturas em progressão na meia-idade.
As quadraduras e as oposições nos desafiam a fazer mudanças. Aspectos mais simples podem passar enquanto pensamos, "Eu gostaria de tirar o verão para escrever, mas provavelmente terei de lecionar... tenho de pagar o carro." Se o administrador da escola disser, "Não, você tem que tirar férias; o dinheiro não está no orçamento"; ou se o corpo sofrer um acidente, é muito provável que pecamos a alguém mais para fazer o trabalho por nós.
É muito importante observar os contatos do Sol em progressão com Marte, Plutão, a 8ª Casa e o regente da 8ª Casa natal durante a progressão em Escorpião. Se Virgem continuar em seu modo estruturado de ser, Marte e Plutão podem levá-lo(a) na Jornada do Mar Noturno (Veja Capítulos 8 e 12).
Se Virgem está num processo de cura da mente, do corpo ou da alma, sonhos xamanísticos ou experiências no mundo exterior podem ocorrer nesta época.
Virgem pode alcançar metas interiores e também exteriores nesta fase. A determinação e a perseverança de Escorpião são recursos definidos para os virginianos que têm dificuldade em terminar seus projetos criativos ou educacionais.
Não conheço muitos virginianos que tenham entrado em progressão em Sagitário. Os que conheço estão interessados no serviço espiritual, no estudo espiritual e nas viagens. As jornadas exterior e interior são a matéria-prima de Sagitário. Esta é a progressão de Virgem, o signo mais concreto, mais literal, em Sagitário, o signo mais universal, mais absolutista. Temos a sensação de que o potencial do microcosmo se expandirá no macrocosmo - no infinito.
Sagitário é um signo de Fogo vital, energético. Duas mulheres Virgem que atualmente estão em progressão em Sagitário me disseram que nunca se sentiram tão ativas, tão cheias de energia. Uma me disse que sempre pensara que seria o tipo da velhinha que sentaria perto da lareira tricotando para os netos. "Bem, nada poderia estar mais longe da verdade.
Minha família mal sabe onde estou. Já estive na Europa duas vezes depois que entrei em Sagitário." Uma segunda contou-me, "Minha família pensa que estou maluca, mas na verdade estou me mudando de Miami para Tel Aviv. É um sonho que se torna realidade." Uma terceira acabou de escrever seu projeto e espera que "o mundo será minha audiência".
Outra, uma ex-professora, agora comunica mensagens espirituais em seu centro espiritualista. Virgem parece expandir suas habilidades comunicativas ou seu público nesta fase, quando Hermes saltita impacientemente, comunicando uma mensagem inspiracional.
Questionário
Como o arquétipo de Virgem se expressa? Embora este questionário diga respeito especialmente aos que têm o Sol em Virgem/Virgem ascendente, qualquer pessoa pode aplicar esta série de perguntas à Casa em que seu Mercúrio está localizado, à Casa que tem Virgem (ou Virgem interceptado) na cúspide, ou à sua 6ª Casa. As respostas a estas questões indicarão o grau de harmonia do leitor com seu Mercúrio analítico.
Questionário
Como o arquétipo de Virgem se expressa? Embora este questionário diga respeito especialmente aos que têm o Sol em Virgem/Virgem ascendente, qualquer pessoa pode aplicar esta série de perguntas à Casa em que seu Mercúrio está localizado, à Casa que tem Virgem (ou Virgem interceptado) na cúspide, ou à sua 6ª Casa. As respostas a estas questões indicarão o grau de harmonia do leitor com seu Mercúrio analítico.
1. Numa conversa, levo em consideração mais o que a pessoa diz literalmente do
que sua intenção
a. sempre.
b. regularmente.
c. poucas vezes.
2. Entre meus pontos fortes, eu listaria
a. a lógica, a discriminação e uma mente analítica.
b. a disponibilidade e a consideração.
c. a bondade e a simpatia.
3. Prefiro relacionar-me com pessoas que são
a. inteligentes e bem informadas.
b. prestativas e sinceras.
c. protetoras e acolhedoras.
4. Algumas pessoas me vêem como alguém negativo, detalhista. Percebo-me
como
a. um detector de problemas prático e eficiente.
b. exigente e solícito.
c. não orientado por detalhes.
5. Algumas pessoas diriam que dou muita atenção aos detalhes. Considero-me
escrupuloso e meticuloso
a. 80 - 100% das vezes.
b. 50 - 80% das vezes.
c. 25 - 50% das vezes.
6. Meu maior medo é
a. enlouquecer.
b. não alcançar meus objetivos.
c. que meus piores medos se concretizem.
7. O maior obstáculo ao meu sucesso provém
a. de confundir as árvores com a floresta.
b. do controle de tempo sofrível.
c. da negligência com relação aos detalhes.
8. Depois de sacrificar meus projetos para acomodar outras pessoas sinto-me
ressentido
a. quase sempre.
b. às vezes.
c. nunca.
9. Quando estou mentalmente deprimido, minha energia e vitalidade também
ficam baixas
a. 80% das vezes.
b. 50% das vezes.
c. 25% das vezes.
10. Quando me sinto doente, a parte de meu corpo mais freqüentemente afetada é
a. o duodeno - úlceras.
b. fadiga crônica.
c. dores de cabeça e sinusites.
Os que marcaram cinco ou mais respostas (a) estão altamente conectados com Mercúrio, o planeta da análise lógica, concreta. Se a mente faz o corpo adoecer, a pessoa pode estar em contato excessivo com Mercúrio - analisando em demasia. É necessário criar hábitos sadios de dieta e exercícios na rotina diária.
Com freqüência, Virgem lê sobre alimentação e exercícios, mas não põe em prática o que sabe. Os que marcaram cinco ou mais respostas (c) podem estar em movimento para a extremidade polar. Isto é especialmente provável se há vários planetas na 12ª Casa ou um Netuno proeminente. Um meio de desenvolver Mercúrio é aprender uma habilidade prática.
Onde está o ponto de equilíbrio entre Virgem e Peixes? Como Virgem integra a lógica e a intuição? A realidade e a imaginação? Embora estas perguntas se refiram de modo particular aos que têm o Sol em Virgem/Virgem ascendente, ou um Mercúrio proeminente, todos temos Mercúrio e Netuno em algum lugar de nosso horóscopo. Para todos nós, a polaridade de Virgem a Peixes implica a habilidade de mover-nos do concreto ao abstrato.
1. Se perguntarem a meu cônjuge, ele(a) dirá que sou
a. organizado(a) mas não intuitivo(a).
b. organizado(a) e intuitivo(a).
c. intuitivo(a) mas desorganizado(a).
2. Quando entro numa loja, eu
a. compro apenas o que está na lista de compras.
b. compro o que está na lista e mais alguma coisa de que possamos precisar.
c. compro o que parece bom.
3. Na abordagem dos projetos em andamento, eu sou um
a. técnico.
b. técnico e artista.
c. artista.
4. Em meus relacionamentos sou
a. realista.
b. realista e compassivo.
c. compassivo.
5. Meus colegas de trabalho provavelmente me consideram
a. analítico.
b. bom tanto em análise quanto em síntese.
c. vago sobre detalhes.
Os que assinalaram três ou mais respostas (b) estão fazendo um bom trabalho de integração da personalidade na polaridade Virgem/Peixes. Aqueles que têm três ou mais respostas (c) precisam trabalhar mais conscientemente no desenvolvimento de Mercúrio em seus horóscopos.
Os que têm três ou mais respostas (a) podem estar fora de equilíbrio na outra direção (Netuno fraco ou não desenvolvido). Estude os dois planetas no mapa natal. Há algum aspecto entre eles? Qual é o mais forte por posição da Casa, localização em seu signo de regência ou exaltação? Algum deles é retrógrado, interceptado, em queda, ou em detrimento?
Aspectos com relação ao planeta mais fraco podem apontar o caminho para a integração. Uma profissão que envolva serviço, ou cura do corpo, da mente ou do espírito também pode ajudar a integração ao longo do eixo.
O que significa ser um Virgem esotérico? De que modo Virgem integra a Lua, seu regente esotérico, na personalidade? Todas as pessoas de Virgem terão Mercúrio e a Lua em algum lugar de seu horóscopo. Mercúrio e a Lua trabalhando em harmonia ajudarão Virgem não apenas a levar as mensagens de Hermes aos outros, como também facilitarão o desenvolvimento dos próprios talentos criativos de Virgem.
Virginianos esotéricos desenvolveram a Lua como um planeta nutriente tanto em seu serviço aos outros como em seus próprios esforços criativos. Depois de criar o projeto, Virgem esotérico aprende a desapegar-se dele. Fé tanto no Divino quanto em si mesmo é uma característica do Virgem esotérico.
1. Quando detalho meus planos para o futuro, lembro-me de deixar espaço para
que Deus e minha imaginação criativa possam intervir
a. freqüentemente. Quando meus planos fracassam, a longo prazo em geral é
para melhor.
b. uma boa parte das vezes.
c. raramente. Mudanças repentinas nos planos são desanimadoras.
2. Considero-me uma pessoa feliz
a. a maioria das vezes.
b. regularmente.
c. raramente. Aborreço-me bastante.
3. Embora eu seja do tipo pensador, estou em contato com meus sentimentos,
minha natureza lunar,
a. e procuro também entender os sentimentos das outras pessoas.
b. e levo meus sentimentos tão a sério quanto minhas idéias.
c. mas não os deixo interferir na execução do trabalho.
4. Tenho muita fé
a. em Deus e em mim mesmo.
b. em Deus mas não em mim mesmo.
c. nem em Deus nem em mim mesmo.
5. Eu me descreveria como
a. prestativo, acolhedor, escrupuloso.
b. prestativo, analítico, preciso.
c. analítico, preciso, nervoso.
Os que marcaram três ou mais respostas (a) estão em contato com o regente esotérico. Virgem está em contato com a função lunar do sentimento. Os que marcaram três ou mais respostas (b) estão trabalhando sobre si mesmos mas precisam continuar.
Os que marcaram três ou mais respostas (c) precisam desenvolver a Lua e a função do sentimento. Fé em si mesmo e no Divino ajuda Virgem a transcender, a deixar seus sentimentos fluírem mais livremente. A rendição lunar ajuda a superar a insegurança, a dúvida sobre si mesmo, o aborrecimento e o nervosismo, as tendências de Hermes.
...
<< Página inicial